🔴 SAIBA PROGRAMAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O SEU TRABALHO COM A ‘FÁBRICA DE AGENTES DE IA’ – DESCUBRA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

CORRENDO RISCO?

O que Putin vai fazer na primeira viagem internacional desde que entrou na lista de “procurados” com guerra na Ucrânia

Essa é a primeira vez que o presidente russo vai para um país que não faz parte da antiga União Soviética desde que o mandado de prisão foi expedido pelo tribunal de Haia; saiba para onde ele vai e o que ele vai fazer lá

O presidente da Russia, Vladimir Putin, durante Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS
O presidente da Russia, Vladimir Putin - Imagem: Agência Brasil

Vladimir Putin não pode deixar a Rússia desde março deste ano ou corre o risco de ser preso. Mas, nesta semana, ele vai desafiar o Tribunal Penal Internacional (TPI) mais uma vez para visitar um parceiro que tem sido fundamental para manter a economia russa de pé: a China. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin se reunirá com o presidente chinês, Xi Jinping, em uma tentativa de aprofundar a parceria forjada entre os dois maiores rivais estratégicos dos EUA.

O chefe do Kremlin participará do Fórum do Cinturão e Rota em Pequim na terça-feira (17) e quarta-feira (18) — essa é a primeira viagem fora da antiga União Soviética desde que o TPI, com sede em Haia, emitiu um mandado contra Putin pela deportação de crianças ucranianas.

Essa, no entanto, não é a primeira vez que Putin sai da Rússia desde que sua prisão foi ordenada pelo tribunal de Haia. Na semana passada, o presidente russo participou de uma cúpula de ex-soviéticos no Quirguistão. 

No entanto, nem na viagem ao Quirguistão nem na visita à China o líder russo correu o risco efetivo de ir para a cadeia. Isso porque os dois países não fazem parte do TPI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que Putin vai fazer na China afinal?

O chefe do Kremlin vai em busca de encher os cofres russo e manter a máquina de guerra funcionando. No entanto, especialistas acreditam que nenhum grande acordo deve ser anunciado desta vez. 

Leia Também

UM FENÔMENO, EFEITOS DIFERENTES

O Brasil no olho do furacão: o efeito do super El Niño em cada país da América Latina — e como afeta seus investimentos

ADIARAM A BRIGA?

Amigos, amigos, negócios à parte: o que Trump e Xi acertaram (e o que ficou na gaveta) no 2º dia dos encontros

"Putin é definitivamente o convidado de honra. Ao mesmo tempo, penso que a China não está interessada em assinar quaisquer acordos adicionais, pelo menos em público, porque qualquer coisa que possa ser retratada como fornecendo fluxo de caixa adicional ao cofre de guerra de Putin e à máquina de guerra de Putin não é boa neste momento", disse Alexander Gabuev, diretor do Carnegie Russia Eurasia Center, em entrevista para a Reuters. 

De qualquer forma, os chefes das gigantes de energia russas Gazprom e Rosneft, Alexei Miller e Igor Sechin, se juntarão à comitiva de Putin à China. 

A presença dos executivos tem como objetivo garantir a venda de mais gás natural a Pequim e  a construção do gasoduto Power of Siberia-2, que atravessaria a Mongólia e teria uma capacidade anual de 50 bilhões de metros cúbicos (bcm).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

BBSE3 tem histórico de dividendos “gordos”, mas ainda vale a pena investir? Descubra aqui

Uma amizade sem limites?

Putin e Xi partilham uma visão mundial ampla, que vê o Ocidente como decadente e em declínio. No ano passado, os dois líderes chegaram a falar de uma amizade sem limites para descrever a relação entre os dois países. 

Na guerra entre Rússia e Ucrânia, embora os chineses não tenham se posicionado oficialmente sobre o lado em que estão, continuaram a fazer negócios com Moscou, sendo, muitas vezes, a principal fonte de dinheiro de Putin em meio às sanções ocidentais. 

A aliança entre Rússia e China, no entanto, ganhou um complicador adicional com a guerra entre Israel e o Hamas. 

Pequim tem procurado equilibrar os laços com Israel com as relações econômicas com o Irã e a Síria, que são fortemente apoiadas pela Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialistas acreditam ainda que Xi deve equilibrar os laços pessoais estreitos com Putin com a realidade de lidar com os EUA — ainda a potência militar mais forte do mundo e a mais rica.

*Com informações da Reuters e da AP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso na Assembleia Geral da ONU 22 de setembro de 2026 - 13:37
Ata Fed 20 de setembro de 2026 - 16:45
Guerra comercial, China, Estados Unidos EUA 20 de setembro de 2026 - 10:03
Bandeira do Japão e do Brasil 18 de setembro de 2026 - 18:00

LONGE NO MAPA, PERTO DO BOLSO

Juros no maior nível em 31 anos: por que o aperto no Japão importa para você

18 de setembro de 2026 - 18:00
O presidente do Federal Reserve, Kevin Warsh, fala de pé, em frente a um púlpito, durante coletiva de imprensa na sede do banco central norte-americano, em Washington, D.C. 16 de setembro de 2026 - 15:01
Imagem traz a bandeira dos EUA ao fundo. Em primeiro plano, uma mão segurando o índice S&P 500. 15 de setembro de 2026 - 18:01
Montagem com duas imagens do refúgio Syros Cats, na Grécia. À esquerda, vários gatos se alimentam sobre um muro em uma área externa com vista para o mar e construções típicas da ilha de Syros. À direita, diversos gatos circulam por um jardim enquanto uma pessoa interage com um dos animais diante de um mural com a inscrição “Welcome to Syros Cats”. Árvores, flores e vegetação compõem o cenário. 14 de setembro de 2026 - 17:17
Montagem com robôs de inteligência artificial em fundo branco, atrás das grades ia chatgpt gemini 14 de setembro de 2026 - 14:10
Dario Amodei publicou artigo alertando sobre IA 12 de setembro de 2026 - 15:18
Novo Mapa-múndi 8 de setembro de 2026 - 14:57
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar