Você pode ter uma renda semanal de até 500 dólares na sua conta; descubra como aqui

Cotações por TradingView
2023-01-17T12:13:52-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Em busca de mudança estrutural, Haddad quer proposta de âncora fiscal pronta no máximo até abril

Em Davos, Haddad critica a herança deixada por Bolsonaro e diz que o novo governo pretende promover uma mudança estrutural, o que inclui uma reforma tributária

17 de janeiro de 2023
12:13
Fernando Haddad dá entrevista à GloboNews
Haddad quer fatiar reforma tributária em duas partes. - Imagem: Reprodução

Não é só o mercado financeiro que tem pressa de ver um novo arcabouço fiscal para o Brasil. O governo recém-empossado corre contra o relógio para elaborar uma nova âncora capaz de substituir o teto de gastos. Nesta terça-feira, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu apresentar uma proposta sobre o tema no máximo até abril.

“Recebemos uma herança delicada do governo anterior. Foi uma irresponsabilidade o que foi feito durante a eleição. “Medidas tomadas sem nenhum amparo técnico, mas não podemos pensar apenas em reverter. Se apenas revertemos, vamos nos debruçar no que estava se passando, baixo crescimento, concentração de renda”, disse Haddad a jornalistas.

O objetivo, segundo ele, é promover uma mudança “estrutural”, o que incluiria a aprovação de uma reforma tributária acompanhada de uma nova âncora fiscal. “É isso que vai dar sustentabilidade”, afirmou.

Haddad vê mercado 'menos tenso'

De acordo com o ministro, o fiscal é “pressuposto do desenvolvimento, mas não um “fim em si mesmo”.

“O fiscal é uma parte da lição de casa, mas não é a agenda econômica completa se você for pensar em desenvolvimento“, disse Haddad a jornalistas na estância alpina de Davos.

A intenção é promover uma agenda de reindustrialização voltada para a sustentabilidade ambiental e uma política de integração com a América Latina.

Segundo ele, esses são os recados que pretende levar a investidores internacionais durante almoço promovido pelo Itaú Unibanco nesta terça-feira.

Ainda na visão de Haddad, o mercado está “menos tenso” em relação à questão fiscal.

Governo pretende avançar com reforma tributária em duas etapas

No que diz respeito à reforma tributária, a intenção do governo é levá-la a debate em duas etapas.

De acordo com Haddad, no primeiro semestre será encaminhada uma reforma tributária com enfoque no consumo.

No segundo semestre, a ideia é colocar em pauta uma proposta de reforma tributária focada na renda.

Reuniões prospectivas

Ao comentar sobre sua agenda em Davos, Haddad disse que está tendo “reuniões prospectivas” em busca de parcerias com agentes internacionais e informações para o Brasil se posicionar na comunidade global.

Pela manhã, o ministro já teve três compromissos em Davos. Um deles foi uma reunião com o ministro saudita de investimento, Al-Fahli, na qual tratou de concessões federais e estaduais.

“O governo saudita tem interesse em investir no Brasil por meio de parceria público privadas e concessões e está atento a editais de parceria do governo brasileiro e de estados vai lançar”, disse Haddad. “É um volume de recursos disponível muito importante”.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Repercussão do resultado

Itaú (ITUB4) acertou em provisionar 100% da exposição à Americanas, dizem analistas; ações disparam na bolsa

8 de fevereiro de 2023 - 12:56

Ao se prevenir totalmente de calote da Americanas no balanço do 4T22, Itaú evita que efeito contamine resultados de 2023

CORRIDA PLATINUM

Uber supera expectativas no 4º trimestre e encerra 2022 com balanço 5 estrelas; ações disparam nas bolsas

8 de fevereiro de 2023 - 12:09

A empresa encerrou os últimos três meses do ano passado com um lucro líquido de US$ 595 milhões, contrariando as expectativas de prejuízo dos analistas

VESPEIRO POLÍTICO

CEO do Itaú (ITUB4) fala sobre disputa entre Lula e presidente do BC: “é do jogo”

8 de fevereiro de 2023 - 11:44

Milton Maluhy, CEO do Itaú, vê a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “na direção correta”, mas defende definição rápida da meta de inflação

TEMPOS DIFÍCEIS

Entenda o que está acontecendo com a Marisa (AMAR3) após a renúncia do presidente e alerta financeiro — ações caem mais de 5% na B3

8 de fevereiro de 2023 - 11:12

A Marisa (AMAR3) não detalhou quais as suas dificuldades financeiras que demandam melhorias na estrutura de capital

NOVIDADE BEM RECEBIDA

Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra movimenta mais de R$ 60 milhões na primeira semana de negociação

8 de fevereiro de 2023 - 11:07

O título mais negociado foi o Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra 2030, representando 40,12% do total (24 milhões). Quase 8 mil pessoas negociaram os títulos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies