🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

IR 2023

Informes de rendimentos devem estar disponíveis até 28/02; veja quem precisa enviá-los e o que fazer caso não receba algum deles

Saiba que informes de rendimentos você deve esperar receber até o fim deste mês; documento é essencial para preencher declaração de imposto de renda e comprovar informações junto à Receita Federal

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
15 de fevereiro de 2023
6:37 - atualizado às 16:03
Imposto de Renda 2023 Leão Dinheiro
Os informes de rendimentos servem para nortear o preenchimento da declaração de IR e comprovar as informações prestadas junto ao Leão. Imagem: Montagem Andrei Morais, Shutterstock, Envato

As empresas têm até o dia 28 de fevereiro para disponibilizar os informes de rendimentos de 2022 para seus empregados e clientes. O documento serve para nortear o preenchimento da declaração de imposto de renda 2023 e comprovar as informações prestadas junto ao Leão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A disponibilização dos informes de rendimentos é obrigatória. Os documentos, no entanto, não precisam ser enviados por correio. Podem também ser fornecidos na sua forma digital, por e-mail, internet ou intranet.

  • Ainda tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro preparou um guia completo e exclusivo com o passo a passo para que você “se livre” logo dessa obrigação – e sem passar estresse. [BAIXE GRATUITAMENTE AQUI]

Caso você deixe de receber algum, entre em contato com a instituição responsável por emiti-lo. Se, após os contatos, o problema não tiver sido resolvido, é possível fazer uma denúncia à Receita Federal pelo canal de ouvidoria do governo federal, pois a instituição está sujeita a multa.

As mesmas orientações valem para os informes que vierem com algum tipo de erro ou omissão.

Lembre-se, no entanto, de que o não envio do informe de rendimentos não tira a responsabilidade do contribuinte de prestar as informações obrigatórias na declaração de IR. A Receita Federal inclusive já divulgou o prazo de preenchimento e entrega da declaração de imposto de renda 2023, que vai de 15 de março a 31 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os informes de rendimentos devem ser guardados pelo contribuinte por, no mínimo, cinco anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração. A mesma regra vale para todos os demais documentos que servem para comprovar as informações prestadas na declaração.

Leia Também

Por exemplo, documentos emitidos em 2022 para comprovar as informações contidas na declaração de 2023 devem ser guardados por cinco anos a partir de 1º de janeiro de 2024, ou seja, até o final de 2028.

Caso a declaração caia na malha fina e só seja processada no ano que vem, a contagem começa em 1º de janeiro de 2025.

Quem precisa entregar informes de rendimentos

Empregador

A empresa onde você trabalha como empregado, da qual é sócio/proprietário ou para a qual prestou serviço como autônomo em 2022 deve fornecer um informe de rendimentos, ainda que não tenha havido rendimentos tributáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nele devem constar as seguintes informações:

  • Total dos rendimentos tributáveis (por exemplo, os salários);
  • O desconto do INSS;
  • Rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte (13º salário);
  • Imposto de renda retido na fonte (se houver);
  • Eventuais rendimentos isentos (como venda das férias);
  • Despesas com plano de saúde ou odontológico coletivo (se houver) e contribuições para um eventual plano de previdência fechado oferecido como benefício pela empresa.

Caso você não receba o seu informe de rendimentos até o fim deste mês, entre em contato com o departamento de Recursos Humanos da empresa.

Quem tiver se desligado de um empregador em 2022 pode acabar recebendo o informe pelo correio. Mas, se isso não ocorrer, entre em contato com o RH da empresa.

Instituições financeiras

Instituições financeiras também são obrigadas a fornecer informes de rendimentos aos clientes, e eles geralmente são bastante detalhados. Se você o seguir direitinho na hora de preencher a sua declaração, não vai ter erro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os documentos podem ser enviados pelo correio ou disponibilizados pela internet. No caso dos bancos, também é possível obtê-los no caixa eletrônico ou na boca do caixa.

Corretoras de valores, gestoras de recursos e distribuidoras de valores mobiliários (DTVMs) devem informar o saldo e os rendimentos de todas as aplicações financeiras do cliente, como fundos de investimento e títulos de renda fixa, bem como o saldo em conta.

Seguradoras devem informar as indenizações de eventuais sinistros pagas em 2022, bem como as contribuições ou rendimentos de previdência privada.

Já os grandes bancos, que geralmente são conglomerados financeiros, devem informar todos os produtos que o cliente tiver na instituição, desde o saldo em conta-corrente aos empréstimos e financiamentos, passando por investimentos e seguros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas atente para o fato de que, para cada empresa do grupo financeiro, haverá uma razão social e um CNPJ diferente. Lembre-se de anotá-los corretamente na hora de preencher a declaração.

Por exemplo, os investimentos no Tesouro Direto estão sob o chapéu da corretora, enquanto os fundos de previdência costumam ser parte da seguradora do banco.

Outra observação importante é que as corretoras de valores não são obrigadas a relacionar, no informe de rendimentos, as operações de renda variável feitas diretamente pelo investidor, como a compra e venda de ações, fundos imobiliários (FII) e ETF.

As empresas que têm ações negociadas na B3 e as gestoras/administradoras de fundos com cotas negociadas na bolsa também são obrigadas a disponibilizar informes de rendimentos aos seus acionistas e cotistas. No entanto, neles só irão constar as distribuições de proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio (JCP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acompanhamento das compras e vendas e dos preços de mercado de papéis e cotas, bem como o cálculo e o recolhimento de imposto de renda, quando for o caso, são de responsabilidade do investidor.

Algumas corretoras enviam a relação das operações em bolsa feitas pelo cliente no ano anterior, bem como o IR recolhido na fonte, que pode ser abatido na declaração. O investidor também pode solicitar as notas de corretagem para facilitar seu acompanhamento e seus cálculos. No entanto, nenhum desses documentos é obrigatório.

No caso das empresas abertas, o informe de investimentos geralmente é disponibilizado no site de relações com investidores (RI) da companhia e pelo banco custodiante das ações.

INSS

O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) também disponibiliza um informe de rendimentos para os aposentados, pensionistas e segurados que estiveram afastados do trabalho, recebendo rendimentos da Previdência Social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele pode ser baixado por meio do serviço Meu INSS, pelo chat da Helô, no site do Meu INSS ou pelo Extrato do INSS. Também é possível obtê-lo no banco onde o aposentado ou pensionista recebe seu benefício previdenciário.

Entidades de previdência privada

Quem já recebe os benefícios de um plano de previdência privada deve receber um informe de rendimentos da entidade de previdência responsável por ele.

Já aqueles que ainda contribuem para um plano deverão receber um extrato com todas as contribuições feitas ao longo de 2022.

Pessoa jurídica locatária de imóvel

Caso você seja proprietário de um imóvel alugado para uma pessoa jurídica - por exemplo, uma loja ou sala comercial -, o inquilino é o responsável por recolher o IR e enviar um informe de rendimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No aluguel entre pessoas físicas, não há informe de rendimentos. Os comprovantes de depósitos ou transferências bancárias são os documentos válidos para prestação de contas à Receita.

Se houver a intermediação de uma imobiliária, é possível solicitar uma relação dos aluguéis pagos ao longo do ano, apenas como auxílio na hora de declarar.

Planos de saúde

Clientes de planos de saúde individuais devem receber informe de rendimentos da operadora com a relação dos pagamentos efetuados ao longo do ano, uma vez que estes podem ser deduzidos na declaração.

Caso o seu plano seja coletivo, oferecido como benefício na empresa onde você trabalha, o informe também pode ser fornecido pelo empregador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VALORES BILIONÁRIOS

Golpe do dinheiro esquecido: com mais de R$ 10 bilhões a serem recuperados nos bancos, veja como se proteger dos golpistas

11 de setembro de 2025 - 10:06

Com R$ 10,7 bilhões disponíveis no Sistema de Valores a Receber, cresce também a ação de golpistas que tentam enganar quem busca resgatar o dinheiro esquecido

COMO SE PREVENIR

Golpes contra idosos: confira as principais fraudes aplicadas na internet e como se prevenir delas

10 de setembro de 2025 - 13:42

Os golpes contra idosos variam desde ligações falsas a promessas de prêmios em redes sociais

FERIADOS 2026

Cansou de ver feriado caindo em fim de semana? Em 2026 vai ser bem diferente

8 de setembro de 2025 - 11:36

Prepare a agenda: 2025 decepcionou com feriados ‘desperdiçados’, mas 2026 se aproxima com mais quebras providenciais no calendário

DE VOLTA

Lotofácil volta ao normal e Dupla Sena promete maior prêmio entre as Loterias da Caixa hoje 

8 de setembro de 2025 - 9:28

Após a Lotofácil da Independência 2025, os sorteios voltam à rotina; Dupla Sena lidera com prêmio de R$ 7,5 milhões nesta segunda-feira (8)

VELHO E CARO CONTINENTE

Tudo tem seu preço, e morar na Europa também — 5 dos 10 países com maior custo de vida estão no velho continente; confira a lista

7 de setembro de 2025 - 13:28

Metade do top 10 dos países mais caros para estrangeiros está na Europa — e o Reino Unido lidera a lista dos menos acessíveis do continente

VIDA BARATA

Os 10 países com menor custo de vida para estrangeiros estão na Ásia e na América Latina — e o Brasil está entre eles

7 de setembro de 2025 - 12:16

Pesquisa mostra os melhores países com menor custo de vida para estrangeiros

JÁ VOLTOU?

PIX fora do ar: Nubank registra instabilidade em dia de alto volume de transferências

5 de setembro de 2025 - 16:10

Instabilidade no PIX atinge clientes do Nubank e gera relatos de falhas nas transferências desta sexta-feira (5).

TÁ CHEGANDO A HORA!

Prêmio da Lotofácil da Independência 2025 pode gerar renda mensal milionária, mas só há um jeito (ou dois) de isso acontecer

5 de setembro de 2025 - 11:01

Deixados em uma caderneta de poupança, os R$ 220 milhões da Lotofácil da Independência de 2025 renderiam quase R$ 1,5 milhão por mês; sorteio ocorre amanhã (6)

LOTERIA

Lotomania 2818 faz um novo milionário — e mostra que não basta ter sorte, é preciso saber brincar

4 de setembro de 2025 - 7:19

Aposta fatura sozinha o prêmio principal e o dinheiro reservado à faixa de zero acerto na Lotomania 2818, embolsando mais de R$ 4 milhões

NOME SUJO NA PRAÇA?

Está negativado? Veja como funciona o Serasa Limpa Nome

4 de setembro de 2025 - 5:55

Um em cada três brasileiros estão com o nome sujo na praça, para isso, existe o Serasa Limpa Nome

NA PONTA DO LÁPIS

Tesouro Direto: IR maior torna o Tesouro RendA+ um mau negócio para a aposentadoria? Fizemos as contas

3 de setembro de 2025 - 16:00

Medida provisória proposta pelo governo muda as regras de tributação e afeta o planejamento de longo prazo dos investidores, com perda significativa no retorno final

NA TRAVE

Bola dividida na Dia de Sorte 1110 deixa dois apostadores mais perto do primeiro milhão na loteria

3 de setembro de 2025 - 7:43

Enquanto a Dia de Sorte deixou dois “quase milionários”, outra loteria alternativa da Caixa acumulou e viu o prêmio em jogo saltar para R$ 21 milhões

DE GRÃO EM GRÃO

Um meme por um pequeno investidor: Tesouro Direto escala ‘Nazaré confusa’ para explicar que Tesouro Selic rende mais que a poupança

1 de setembro de 2025 - 12:50

Campanha vai ao ar nesta segunda-feira (1º) e quer alcançar gerações. Tesouro também planeja mais lançamentos para os próximos meses

DO GOLPE AO RESSARCIMENTO

Pix contra fraudes: Banco Central cria ferramenta para rastrear dinheiro e agilizar devolução em até 11 dias

28 de agosto de 2025 - 18:36

Nova versão do Mecanismo Especial de Devolução (MED) permitirá seguir o caminho do dinheiro e aumenta as chances de recuperar valores perdidos em golpes

O QUE FAZER

Sua gestora está na mira da PF? As recomendações para clientes da Reag e outras instituições alvos da Operação Carbono Oculto

28 de agosto de 2025 - 16:53

Ação histórica contra o crime organizado não representa risco para os investidores, segundo especialistas. Mercado tem suas salvaguardas e patrimônio segue protegido

IT'S SHOW TIME!

Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up completo com Sabrina Carpenter, Tyler the Creator, Lorde e mais

28 de agosto de 2025 - 12:08

Lollapalooza Brasil 2026 será realizado em março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo; ingressos já estão disponíveis a partir de R$ 950

HORA DO SHOW

Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up hoje; veja os preços e como comprar ingressos

28 de agosto de 2025 - 11:46

Lollapalooza Brasil 2026 acontece nos dias 20, 21 e 22 de março no Autódromo de Interlagos; ingressos variam de R$ 950 a R$ 4.956 e já estão à venda

PESOU NO BOLSO

Tesouro Direto: Tesouro RendA+ ainda vai valer a pena com alta da alíquota de IR para 17,5%? Veja o impacto da mudança na sua aposentadoria

28 de agosto de 2025 - 6:04

Medida provisória proposta pelo governo muda as regras e afeta o planejamento de longo prazo dos investidores, com perda significativa no retorno final

NOVA FUNÇÃO?

Governo quer que FGC cubra desconto indevido de crédito consignado em aposentadorias e pensões do INSS, diz jornal

27 de agosto de 2025 - 19:11

Nova função para o fundo que garante a poupança e as aplicações de renda fixa visaria a não onerar as contas públicas, já que o governo poderá se tornar corresponsável pelo ressarcimento dos descontos indevidos

NÃO ESTÁ FÁCIL PARA NINGUÉM

Até o rico dá calote: brasileiros estão com dificuldade de pagar o aluguel; maior inadimplência é a de locações de mais de R$ 13 mil

27 de agosto de 2025 - 18:51

Segundo Índice Superlógica, a taxa de endividamento no aluguel da alta renda chegou a 6,83% em julho, a maior entre os imóveis residenciais

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar