🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
IR 2023

Como declarar dividendos e juros sobre capital próprio no imposto de renda 2023

Proventos não aumentam IR devido, mas precisam ser informados na declaração por quem investe em ações

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
23 de maio de 2023
6:33 - atualizado às 9:46
Imposto de Renda 2023 Leão Dinheiro
Empresa emissora da ação é obrigada a disponibilizar informe de rendimentos com proventos pagos no ano passado. - Imagem: Montagem Andrei Morais, Shutterstock

Quem investe em ações e recebeu dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) em 2022 precisa informar esses rendimentos na declaração de imposto de renda 2023, caso se enquadre em alguma das regras de obrigatoriedade válidas para este ano.

Dividendos são isentos de imposto de renda, enquanto os JCP são tributados na fonte em 15%. Em ambos os casos, esses rendimentos não se somam às suas rendas tributáveis sujeitas ao ajuste anual, como acontece com salários, aluguéis e aposentadorias; assim, declarar esses proventos não aumentará o seu imposto devido na declaração.

  • GRUPO VIP PARA INVESTIDORES PREMIUM TEM VAGAS LIBERADAS: agora você pode participar do nosso grupo seleto no Telegram e receber informações exclusivas cruciais para o seu bolso. Corra enquanto ainda há espaço! Clique aqui e libere seu acesso de graça.

Mas apesar de não estarem sujeitos ao ajuste anual, esses rendimentos, por si só, podem obrigar ou contribuir para que você seja obrigado a declarar o imposto de renda 2023.

Isso porque o recebimento de rendimentos isentos (caso dos dividendos) ou sujeitos à tributação exclusiva ou definitiva (caso dos juros sobre capital próprio) em 2022 em valor superior a R$ 40 mil é uma das regras de obrigatoriedade do IR deste ano.

  • Você investe em ações, renda fixa, criptomoedas ou FIIs? Então precisa saber como declarar essas aplicações no seu Imposto de Renda 2023. Clique aqui e acesse um tutorial gratuito, elaborado pelo Seu Dinheiro, com todas as orientações sobre o tema.

No vídeo a seguir, eu explico, em detalhes, como declarar dividendos e JCP no imposto de renda 2023. Em seguida, você encontra este conteúdo também em texto.

Como declarar dividendos e juros sobre capital próprio no imposto de renda 2023

O valor recebido na forma de dividendos e JCP de cada empresa da qual você é acionista deve vir em informe de rendimentos. É possível ter acesso aos informes no site de Relações com Investidores (RI) da empresa ou no banco onde as ações dela ficam custodiadas.

Seguindo o informe de rendimentos, informe os dividendos na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, código 09, “Lucros e dividendos recebidos” e os JCP na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, código 10.

A forma mais prática de declarar, porém, é informar os proventos diretamente na ficha de Bens e Direitos, no item referente à ação que os gerou. Para dividendos, basta clicar no botão "Informar rendimento isento" e, para JCP, basta clicar em "Informar Rendimento Exclusivo".

JCP anunciados, mas que ainda não tenham sido pagos, devem ser declarados em duas fichas. Em Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, código 10, informe a totalidade do valor anunciado; na ficha de Bens e Direitos, grupo 99 - Outros Bens e Direitos, escolha o código 07, "Juros Sobre Capital Próprio creditado, mas não pago", e informe apenas os valores de JCP que foram anunciados, mas não recebidos.

Compartilhe

IR 2024

Como declarar indenização de seguro no imposto de renda

26 de abril de 2024 - 7:15

Valores recebidos a título de indenização de seguros automotivos, residenciais e de vida devem ser declarados, mesmo sendo isentos de tributação. Você precisa explicar para a Receita de onde esses recursos vieram…

IR 2024

Como declarar a NuConta e outras contas de pagamento remuneradas no imposto de renda

25 de abril de 2024 - 7:13

Apesar de funcionarem como contas-correntes, as contas remuneradas, como a do Nubank, devem ser declaradas como aplicações de renda fixa

IR 2024

Deixei de pagar imposto de renda que eu deveria ter pago em 2023. Como recolher em atraso?

23 de abril de 2024 - 7:17

A Receita Federal dispõe de um programa específico para a emissão de DARFs com multa e juros por conta de atraso. Veja como utilizá-lo

IR 2024

Entregou a declaração e ainda ficou devendo à Receita? Saiba como fazer o pagamento do imposto de renda 2024

23 de abril de 2024 - 7:15

Na hora do ajuste anual, alguns contribuintes ainda têm contas a acertar com o Leão; entenda por que e veja como pagar o IR

ENVIE SUA PERGUNTA PARA A DINHEIRISTA

Herança em vida: o pai comprou o apartamento dela, mas o irmão não gostou nada disso e agora quer parte do valor — ele tem direito?

22 de abril de 2024 - 11:53

Irmão quer parte do valor do apartamento. ele realmente tem direito? A Dinheirista responde! Envie sua pergunta via Instagram

IR 2024

Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar

22 de abril de 2024 - 7:02

Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em declarações que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original

IR 2024

É investimento no Brasil ou no exterior? Veja como declarar BDR no imposto de renda 2024

19 de abril de 2024 - 7:08

A forma de declarar BDR é similar à de declarar ações, mas há algumas diferenças, às quais é preciso ficar atento

Não residente

BTG Pactual lança conta com taxa zero para quem mora no exterior e precisa fazer transações e investimentos no Brasil

18 de abril de 2024 - 19:25

Conta para Domiciliado no Exterior estará disponível para qualquer não residente, mas mira sobretudo nos cerca de 4,5 milhões de brasileiros que vivem fora do país

IR 2024

Como declarar opções de ações no imposto de renda

18 de abril de 2024 - 6:59

O jeito de declarar opções é bem parecido com o de declarar ações em diversos pontos; as diferenças maiores recaem na forma de calcular o custo de aquisição e os ganhos e prejuízos

DEZENAS DA SORTE

Lotofácil faz combo de milionários com prêmio, enquanto Mega-Sena e Quina acumulam para quinta-feira; veja números sorteados das loterias federais 

17 de abril de 2024 - 8:20

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e o prêmio subiu para R$ 72 milhões; o próximo sorteio acontece nesta quinta-feira (18)

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar