🔴 SAVE THE DATE: 22/07 – FERRAMENTA PARA GERAR RENDA COM 1 CLIQUE SERÁ LIBERADA – CONHEÇA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
IR 2023

Problemas para declarar o Imposto de Renda? Conheça 3 aplicativos que podem te ajudar

Conheça três ferramentas que agilizam o processo de declaração ou ajudam os investidores a calcular e recolher o IR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
18 de maio de 2023
16:18 - atualizado às 13:54
Imposto de Renda 2023 Leão Dinheiro
Imposto de Renda 2023 - Imagem: Montagem Andrei Morais, Shutterstock

Preencher a declaração de imposto de renda pode ser um processo trabalhoso e até complicado para algumas pessoas, sobretudo investidores. Mas já existem no mercado ferramentas até mesmo gratuitas que tornam o processo um pouco mais simples e intuitivo. Nesta matéria, vamos apresentar três aplicativos para o imposto de renda, que podem te auxiliar a recolher o IR, preencher e entregar a sua declaração do imposto de renda 2023.

Primeiro, os aplicativos da Receita

Antes de falar sobre os aplicativos para o imposto de renda desenvolvidos por empresas privadas, vamos apenas relembrar os programas que a Receita Federal disponibiliza para que o contribuinte possa 1) Calcular o imposto de renda devido em diferentes situações, quando o recolhimento deste for de responsabilidade do contribuinte; 2) Emitir o DARF para pagamento do IR; 3) Emitir o DARF com multa e juros por atraso no pagamento; e 4) Preencher e transmitir a declaração de imposto de renda. São eles:

  • Carnê-Leão Web: calcula o IR devido sobre rendimentos recebidos do exterior e de pessoas físicas, como aluguel e rendimentos de trabalho não assalariado (trabalho autônomo), permitindo o abatimento de deduções como despesas de livro-caixa, IR compensado no exterior, contribuição autônoma para a previdência social e dependentes. Também emite o DARF para pagamento dentro do prazo. Disponível online, no e-CAC.
  • Ganhos de Capital (GCAP): calcula o IR devido sobre ganhos de capital obtidos com a alienação (venda ou doação, por exemplo) de imóveis e bens móveis, como veículos e criptomoedas. Também emite o DARF para pagamento dentro do prazo. Disponível para download, no site da Receita.
  • Sicalc: permite a emissão de DARF para recolhimento do IR sobre qualquer tipo de rendimento, mesmo aquele fruto de transações que não contem como programa auxiliar específico, como os ganhos líquidos com a venda de ativos em bolsa de valores, além de DARFs com multa e juros por atraso no pagamento. Disponível online, no site da Receita.
  • Programa Gerador da Declaração: permite o preenchimento e a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física, da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, bem como das respectivas declarações retificadoras. Disponível para download no site da Receita Federal. Conta com a versão mais enxuta Meu Imposto de Renda, disponível online, no e-CAC, e na forma de apps para dispositivos móveis (celulares e tablets).

A seguir, vamos falar de três aplicativos para o imposto de renda que podem te ajudar a preencher um ou mais dos programas da Receita citados acima.

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.

Declare Fácil: declaração guiada

A primeira delas é a plataforma online alternativa para declarar o IR oferecida pela Declare Fácil. Segundo a startup, a ferramenta é “mais prática e intuitiva do que os sistemas da Receita Federal”. 

A empresa promete que, utilizando seu preenchimento inteligente, o contribuinte pode terminar a declaração em até 15 minutos. A plataforma conta com análise de caixa para alertar possíveis inconsistências, checagem automática das informações para evitar erros de digitação e lançamentos errados e tutoriais de ajuda em todas as etapas.

Também é possível acompanhar o processamento dos dados e a liberação da restituição no próprio site.

Além disso, a empresa também oferece uma solução para ajudar investidores a declarar os impostos relacionados a aplicações financeiras. Por meio de um aplicativo móvel, o contribuinte informa o preço de compra e venda de um ativo financeiro e descobre, sem precisar de cálculos manuais, em quanto será tributado.

O app também permite que o contribuinte emita o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) correspondente e regularize sua situação fiscal.

Grana: solução para quem investe em bolsa

Para quem investe na B3, a bolsa de valores brasileira, o aplicativo Grana, da fintech Grana Capital, pode agilizar muito a declaração. Isso porque a ferramenta oferece a automatização de todas as etapas do processo, e, com as credenciais do cliente na B3, importa diretamente todas as operações feitas pelo contribuinte.

“A extração de dados diretamente da fonte permite que o sistema faça o cálculo do IR e da rentabilidade, sem necessidade de qualquer intervenção do usuário, para o pagamento dos DARFs mensais”, explica a startup. É possível quitar o imposto dentro do próprio aplicativo com boleto, PIX, ou cartões.

Além das operações com ações, o aplicativo também calcula dados referentes a outros investimentos cadastrados pelos usuários e que deverão ser lançados no Imposto de Renda. Saiba mais sobre como declarar ações no imposto de renda 2023.

Por fim, o contribuinte pode utilizar a ferramenta para verificar gratuitamente se possui alguma pendência tributária relacionada a seus investimentos na Bolsa.

Atualmente, a Grana Capital tem uma parceria com a corretora Genial Investimentos, que passou a disponibilizar as funcionalidades do app Grana dentro da sua própria plataforma, inclusive dando aos clientes a possibilidade de incluir os custos de transação para serem abatidos no cálculo dos lucros com as operações de bolsa.

BTG: Socorrendo os day traders e investidores de FII

Já o BTG Pactual disponibiliza gratuitamente para seus clientes uma Calculadora de IR para operações de day trade e com fundos imobiliários. A ferramenta auxilia os investidores a calcularem o imposto de renda sobre operações day trade no mercado de ações, futuros, opções e termo, além de compra e venda de FIIs.

Para facilitar a vida do contribuinte na hora de prestar contas ao Leão, a solução disponibiliza um relatório mensal para preenchimento da aba Renda Variável da declaração de IR.

Por meio da calculadora, também é possível verificar o ganho líquido nas operações diárias e incluir o estoque de prejuízo em transações anteriores e de outras corretoras.

Compartilhe

informações compartilhadas

Open Finance, esse grande desconhecido dos brasileiros

17 de julho de 2024 - 19:03

Pesquisa mostra que mais da metade da população nunca ouviu falar do sistema criado pelo Banco Central que permite compartilhamento de dados financeiros

PROTEÇÃO AOS PROPRIETÁRIOS

Nova lei diminui riscos de comprador da casa própria perder imóvel por dívida que não é dele, mas ainda há uma ameaça; entenda

17 de julho de 2024 - 6:07

Especialista em direito imobiliário afirma que nova legislação aumenta segurança jurídica, mas ainda não elimina de vez os riscos

AUTOMÓVEIS

Pequena, média ou grande? Um guia completo das picapes à venda no Brasil

14 de julho de 2024 - 7:26

Seja para trabalhar, levar a família ou apenas desfilar, as picapes partem de R$ 100 mil — e tem chinesa a preço avassalador chegando por aí

NOME SUJO?

20 milhões de brasileiros estão no Serasa e não sabem; veja se você é um deles e limpe seu nome

13 de julho de 2024 - 13:57

Pesquisa do Serasa aponta ainda que 51 milhões de pessoas nunca consultaram a situação do próprio CPF

PONTO A PONTO

IVA, cashback, imposto do pecado, carne na cesta básica: entenda a reforma tributária em 11 pontos

12 de julho de 2024 - 10:12

Regulamentação da reforma tributária passou na Câmara e agora precisa ser aprovada pelo Senado antes de seguir para sanção presidencial

Faz um Pix

Mais um vazamento de dados do Pix; BC diz que, desta vez, informações são de clientes da 99Pay

10 de julho de 2024 - 11:33

Exposição de informações de clientes ocorre num momento em que o meio de pagamento registra recordes sucessivos de uso diário

A DINHEIRISTA

A pensão alimentícia que pago está indo inteira para a mãe do meu filho. Ele nem sequer mora mais no Brasil. Posso pedir reembolso?

8 de julho de 2024 - 11:38

Se fôssemos fazer um ranking de temas que mais recebemos dos leitores de A Dinheirista, pensão alimentícia certamente estaria no top 5. São dezenas de dúvidas na nossa caixa de e-mail, em especial depois de um vídeo sobre o assunto ter viralizado nas redes sociais.  A maioria tem um tópico em comum: é possível pedir […]

ONDE INVESTIR NO SEGUNDO SEMESTRE

Dólar: se você ainda não tem uma parte do patrimônio na moeda norte-americana, a hora de investir é agora

8 de julho de 2024 - 6:07

Seja para bancar uma viagem, quitar alguma dívida em moeda forte ou proteger uma parte do portfólio, especialistas avaliam que é hora de comprar

TRANSFERÊNCIA

Passo a passo: saiba como fazer a portabilidade da dívida do cartão de crédito

6 de julho de 2024 - 10:42

Especialistas e órgãos de defesa do consumidor orientam aos clientes para terem cuidado ao escolher a nova instituição para migrar a dívida do cartão de crédito

Grana no fundo da gaveta

Dinheiro esquecido: Banco Central alerta que ainda há bilhões esperando pelos seus donos; veja se você tem algo a receber

5 de julho de 2024 - 19:15

Após mais de dois anos da criação do sistema de identificação de valores a receber, apenas 32% dos correntistas buscaram seus recursos parados

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar