Preencher a declaração de imposto de renda pode ser um processo trabalhoso e até complicado para algumas pessoas, sobretudo investidores. Mas já existem no mercado ferramentas até mesmo gratuitas que tornam o processo um pouco mais simples e intuitivo. Nesta matéria, vamos apresentar três aplicativos para o imposto de renda, que podem te auxiliar a recolher o IR, preencher e entregar a sua declaração do imposto de renda 2023.
Primeiro, os aplicativos da Receita
Antes de falar sobre os aplicativos para o imposto de renda desenvolvidos por empresas privadas, vamos apenas relembrar os programas que a Receita Federal disponibiliza para que o contribuinte possa 1) Calcular o imposto de renda devido em diferentes situações, quando o recolhimento deste for de responsabilidade do contribuinte; 2) Emitir o DARF para pagamento do IR; 3) Emitir o DARF com multa e juros por atraso no pagamento; e 4) Preencher e transmitir a declaração de imposto de renda. São eles:
- Carnê-Leão Web: calcula o IR devido sobre rendimentos recebidos do exterior e de pessoas físicas, como aluguel e rendimentos de trabalho não assalariado (trabalho autônomo), permitindo o abatimento de deduções como despesas de livro-caixa, IR compensado no exterior, contribuição autônoma para a previdência social e dependentes. Também emite o DARF para pagamento dentro do prazo. Disponível online, no e-CAC.
- Ganhos de Capital (GCAP): calcula o IR devido sobre ganhos de capital obtidos com a alienação (venda ou doação, por exemplo) de imóveis e bens móveis, como veículos e criptomoedas. Também emite o DARF para pagamento dentro do prazo. Disponível para download, no site da Receita.
- Sicalc: permite a emissão de DARF para recolhimento do IR sobre qualquer tipo de rendimento, mesmo aquele fruto de transações que não contem como programa auxiliar específico, como os ganhos líquidos com a venda de ativos em bolsa de valores, além de DARFs com multa e juros por atraso no pagamento. Disponível online, no site da Receita.
- Programa Gerador da Declaração: permite o preenchimento e a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física, da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, bem como das respectivas declarações retificadoras. Disponível para download no site da Receita Federal. Conta com a versão mais enxuta Meu Imposto de Renda, disponível online, no e-CAC, e na forma de apps para dispositivos móveis (celulares e tablets).
A seguir, vamos falar de três aplicativos para o imposto de renda que podem te ajudar a preencher um ou mais dos programas da Receita citados acima.
- Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a Receita. Clique aqui para baixar o material gratuito.
Declare Fácil: declaração guiada
A primeira delas é a plataforma online alternativa para declarar o IR oferecida pela Declare Fácil. Segundo a startup, a ferramenta é “mais prática e intuitiva do que os sistemas da Receita Federal”.
A empresa promete que, utilizando seu preenchimento inteligente, o contribuinte pode terminar a declaração em até 15 minutos. A plataforma conta com análise de caixa para alertar possíveis inconsistências, checagem automática das informações para evitar erros de digitação e lançamentos errados e tutoriais de ajuda em todas as etapas.
Também é possível acompanhar o processamento dos dados e a liberação da restituição no próprio site.
Além disso, a empresa também oferece uma solução para ajudar investidores a declarar os impostos relacionados a aplicações financeiras. Por meio de um aplicativo móvel, o contribuinte informa o preço de compra e venda de um ativo financeiro e descobre, sem precisar de cálculos manuais, em quanto será tributado.
O app também permite que o contribuinte emita o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) correspondente e regularize sua situação fiscal.
Grana: solução para quem investe em bolsa
Para quem investe na B3, a bolsa de valores brasileira, o aplicativo Grana, da fintech Grana Capital, pode agilizar muito a declaração. Isso porque a ferramenta oferece a automatização de todas as etapas do processo, e, com as credenciais do cliente na B3, importa diretamente todas as operações feitas pelo contribuinte.
“A extração de dados diretamente da fonte permite que o sistema faça o cálculo do IR e da rentabilidade, sem necessidade de qualquer intervenção do usuário, para o pagamento dos DARFs mensais”, explica a startup. É possível quitar o imposto dentro do próprio aplicativo com boleto, PIX, ou cartões.
Além das operações com ações, o aplicativo também calcula dados referentes a outros investimentos cadastrados pelos usuários e que deverão ser lançados no Imposto de Renda. Saiba mais sobre como declarar ações no imposto de renda 2023.
Por fim, o contribuinte pode utilizar a ferramenta para verificar gratuitamente se possui alguma pendência tributária relacionada a seus investimentos na Bolsa.
Atualmente, a Grana Capital tem uma parceria com a corretora Genial Investimentos, que passou a disponibilizar as funcionalidades do app Grana dentro da sua própria plataforma, inclusive dando aos clientes a possibilidade de incluir os custos de transação para serem abatidos no cálculo dos lucros com as operações de bolsa.
BTG: Socorrendo os day traders e investidores de FII
Já o BTG Pactual disponibiliza gratuitamente para seus clientes uma Calculadora de IR para operações de day trade e com fundos imobiliários. A ferramenta auxilia os investidores a calcularem o imposto de renda sobre operações day trade no mercado de ações, futuros, opções e termo, além de compra e venda de FIIs.
Para facilitar a vida do contribuinte na hora de prestar contas ao Leão, a solução disponibiliza um relatório mensal para preenchimento da aba Renda Variável da declaração de IR.
Por meio da calculadora, também é possível verificar o ganho líquido nas operações diárias e incluir o estoque de prejuízo em transações anteriores e de outras corretoras.