🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
BRIGA TECNOLÓGICA

Dona do TikTok ignora ‘guerra’ com governo Biden e quer ‘invadir’ os EUA com novo aplicativo

O Lemon8 foi lançado inicialmente em 2020, no Japão, mas só chegou aos mercados norte-americano e britânico em fevereiro deste ano

Camille Lima
Camille Lima
25 de abril de 2023
14:31 - atualizado às 13:42
guerra entre china e EUA coloca TikTok na mira
Imagem: Montagem Seu Dinheiro com fotos do Canva Pro e divulgação TikTok

Ainda sob o escrutínio dos reguladores norte-americanos e com o TikTok sob ameaça de banimento nos Estados Unidos, a gigante chinesa ByteDance está lançando outro aplicativo de mídia social na terra do Tio Sam.

Batizado de Lemon8, o app de estilo de vida é voltado para saúde, bem-estar e beleza — e não demorou a cair no gosto da “geração Z”, escalando rapidamente nas paradas norte-americanas.

Antes do lançamento oficial da plataforma nos EUA, a ByteDance convidou em março criadores para a sua “nova plataforma Lemon8”.

“Obviamente faremos o nosso melhor com o aplicativo Lemon8 para cumprir a lei dos EUA e garantir que faremos a coisa certa aqui”, afirmou o conselheiro global da ByteDance, Erich Andersen, à agência AP.

O aumento da popularidade do novo aplicativo acontece em meio ao ultimato do governo Biden ao TikTok: os donos chineses da plataforma, incluindo a ByteDance, precisam vender suas participações na rede social. Caso contrário, o TikTok seria banido do país.

O “primo” do TikTok

O Lemon8 foi lançado inicialmente em 2020, no Japão, mas só chegou aos mercados dos EUA e do Reino Unido em fevereiro deste ano.

Desde o lançamento, a plataforma soma 17 milhões de downloads ao redor do mundo, segundo o site Apptopia.

De acordo com a empresa de análise data.ai, o Lemon8 se tornou o segundo aplicativo de estilo de vida mais baixado nos EUA em março. Na Apple Store, a loja de apps da Apple, a plataforma chegou em primeiro lugar na lista de downloads do segmento.

Apesar da popularidade nos EUA, a maior presença do aplicativo é registrada na Ásia. Atualmente, o Japão é o maior mercado do Lemon8, com 36,5% do total de downloads. 

 VEJA TAMBÉM - Fugi do país para escapar de uma montanha de dívidas, meus credores podem me perseguir?

Copia, mas não faz igual

A China tem uma estratégia muito particular para duelar com os EUA no que diz respeito às empresas e mídia social.

Alguns analistas do setor de tecnologia avaliam um certo “mimetismo” — isto é, a habilidade de copiar as características físicas e estéticas — do Lemon8 a empresas dos EUA.

Isso porque a nova plataforma se apresenta como um híbrido de diversas redes sociais norte-americanas, como o Instagram, o Pinterest e até mesmo o TikTok.

Isto é, assim como o TikTok, o aplicativo possui uma página personalizada "Para você", que apresenta recomendações baseadas nos gostos dos usuários, além de um feed que mostra postagens de contas que os usuários escolheram seguir.

Mas, ao contrário da rede social das dancinhas, o Lemon8 permite que os usuários publiquem fotos estáticas — como no Instagram.

Agora, quando analisamos a estética e o layout do novo aplicativo chinês, é inevitável a comparação com o ideal “aspiracional” do Pinterest.

Foto: Reprodução

Nova estratégia da dona do TikTok

Porém, conforme apontado pelo TechCrunch, a tendência de “cópia chinesa do americano” deu espaço a uma nova estratégia: aprender com os aplicativos locais para levar ao Ocidente novos produtos asiáticos.

Isso porque a ByteDance parece ter baseado algumas características da nova plataforma a partir de um de seus aplicativos mais populares na China: uma plataforma de comércio eletrônico chamada Xiaohongshu.

Foto: Reprodução

O layout do Lemon8 — com fotos, legendas, comentários e análises — se assemelham muito à plataforma de e-commerce chinesa, que atualmente conta com 260 milhões de usuários ativos mensais.

*Com informações de CNBC, Axios e TechCrunch

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar