🔴VEM AÍ ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE – DE 1 A 4 DE JULHO – INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

REAÇÃO CONTRÁRIA AO GOVERNO

Não ao veto: Congresso articula derrubada da decisão de Lula de fim da prorrogação da desoneração da folha de pagamento

Os parlamentares foram “pegos de surpresa” com veto integral ao projeto que beneficiava os 17 setores que mais empregam no país

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
25 de novembro de 2023
12:35 - atualizado às 16:46
Foto do Congresso Nacional, em Brasília, num dia de céu carregado; a imagem representa o clima tenso em Brasília e os desdobramentos negativos para a bolsa. Orçamento Secreto
Congresso Nacional - Imagem: Shutterstock

Irritados com o veto integral do presidente Lula ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para os 17 setores que mais empregam no País, parlamentares já se articulam pela derrubada do dispositivo no Congresso.

O foco da inquietação está direcionado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que defendeu ontem (24) a inconstitucionalidade do benefício e minimizou a possibilidade de demissões.

Haddad prometeu, porém, apresentar medidas alternativas.

"O que estou notando é que Haddad não está nem aí para a questão política. Ele quer deixar o déficit zerado. Então, tudo que tiver de incentivo, se depender de Fernando Haddad, ele vai tentar cortar. Dane-se o resto", afirmou o senador Angelo Coronel (PSD-BA), que relatou a proposta na Casa.

Segundo o senador, não adianta o Executivo achar que é o "dono do Brasil". "Nós votamos a desoneração com uma margem folgadíssima nas duas Casas e ele (Haddad) pega e faz com que o presidente vete. Nós vamos bater de frente para derrubar, porque é um desrespeito ao Congresso."

Na Câmara, o texto foi aprovado em agosto, com 430 votos favoráveis e 17 contrários.

Leia Também

Já no Senado, a aprovação se deu em votação simbólica, ou seja, sem a necessidade de identificação individual dos votos. Ocorre, geralmente, quando há acordo para a votação.

Na justificativa para o veto, o Palácio do Planalto afirmou que o projeto cria renúncia de receita sem apresentar impacto orçamentário e indicar medidas de compensação, o que iria na contramão da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O argumento, porém, é criticado pelos setores beneficiados, que alegam que se trata de uma prorrogação, e não de criação de um benefício fiscal.

Reação no Congresso

Para tentar discutir uma estratégia de derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que desonera a folha de pagamento, a Frente Parlamentar de Empreendedorismo (FPE) convocou as frentes do Comércio, do Livre Mercado e da Agricultura para uma reunião na próxima terça-feira (28).

O objetivo é garantir a derrubada do dispositivo o quanto antes, já que o benefício se encerra em 31 de dezembro.

O deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da FPE, vê no veto uma estratégia política do governo. "É o jogo. Estão deixando problemas na mesa para ter poder de negociação. Esse é só mais um bode que estão colocando na sala."

Entre os pontos críticos na relação do governo com o Congresso, estão outros vetos do presidente Lula, que envolvem o arcabouço e as novas regras do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), além da aprovação da Medida Provisória da Subvenção.

O texto afeta as grandes empresas e é a principal aposta de Haddad para conseguir zerar o rombo nas contas públicas em 2024.

Em nota, a FPE expressou "profunda preocupação" e passou um recado ao governo: "Neste momento, de discussão de uma agenda econômica que carece de consenso, é preciso construir e não tensionar", diz o comunicado.

O texto diz que a agenda arrecadatória do governo deve ampliar a carga tributária do setor produtivo em 5,1 pontos porcentuais.

Segundo Passarinho, o Congresso foi pego de surpresa com o veto total.

A expectativa, de acordo com ele, era de que ocorressem vetos parciais, aos trechos que ampliavam a desoneração, para além dos 17 setores já beneficiados, e concediam descontos na contribuição previdenciária de municípios.

"O Congresso tem o dever de derrubar este veto. O projeto foi aprovado quase por unanimidade. A Frente do Comércio e Serviço está trabalhando e vamos lutar para derrubar ainda neste ano", afirmou o presidente da frente na Câmara, deputado Domingos Sávio (PL-MG).

Fim da desoneração: reação dos setores afetados

Os setores que eram beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos desde 2011 reagiram à decisão do presidente Lula.

Entre as instituições, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou comunicado no qual lamentou o veto integral da medida.

Segundo a ABPA, "o veto causa preocupação sobre a manutenção de milhares de empregos na cadeia agroindustrial da avicultura e da suinocultura do Brasil, com efeitos sobre os custos de produção e, consequentemente, sobre o preço dos produtos nas gôndolas".

A ABPA destacou que, diante disso, "confia que o Congresso Nacional se mobilizará pela derrubada do veto, evitando os efeitos nocivos da não continuidade do formato de contribuição dos 17 setores que mais geram empregos no País".

Também, em nota conjunta, cinco entidades representativas dos setores de tecnologia da informação e de telecomunicações manifestaram "profunda preocupação". Segundo o texto, o veto é um retrocesso a avanços trazidos pela política, em vigor há 12 anos.

O texto foi assinado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), pela Associação Brasileira de Internet (Abranet), pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e pela Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo).

*Com informações de Estadão Conteúdo

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AINDA DÁ TEMPO

Quem quer ser um milionário? Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 130 milhões

21 de junho de 2025 - 10:21

Apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

CIDADANIA CRIPTO

De passaporte novo: a estratégia para as criptomoedas que levou a Coinbase a trocar a Irlanda por Luxemburgo

20 de junho de 2025 - 19:38

Empresa deixou a Irlanda para trás e se tornou a primeira corretora cripto dos EUA a operar sob as regras do MiCA; rivais também estão se movimentando

TODO CUIDADO É POUCO

Vazamento histórico de dados expôs 16 bilhões de senhas de Facebook, Google e Apple, diz site — veja o que fazer para se proteger

20 de junho de 2025 - 18:35

Segundo o Cybernews, trata-se de um vazamento sem precedentes que envolve dados críticos de logins que servem de acesso para múltiplos portais e aplicativos

FALA AGORA?

Campos Neto alfineta governo Lula após Selic subir a 15% ao ano, mas defende a alta dos juros como “preço pela credibilidade”

20 de junho de 2025 - 12:18

Ex-diretor do Banco Central acredita que nova diretoria está fazendo um bom trabalho e defende os juros altos por mais tempo

A CULPA É DO SISTEMA

CVM adia entrada em vigor de nova regulamentação sobre OPA; veja para quando ela está prevista agora

20 de junho de 2025 - 11:00

A prorrogação foi necessária para que o sistema de registro do mercado pudesse se adequar às novas regras.

VAI DEMORAR?

Copom sobe os juros a 15% ao ano; agora 3 bancões dizem quando a Selic deve começar a cair

19 de junho de 2025 - 15:28

Itaú, Goldman Sachs e BofA traçam cenários um pouco diferentes para o início do ciclo de cortes de juros no Brasil — mas paciência ainda é o nome do jogo

A ALTA VEIO

Copom aumenta os juros em 0,25 p.p. e Selic chega a 15% ao ano — e deve parar por aí mesmo

18 de junho de 2025 - 18:38

Embora o Copom tenha sinalizado que o período de hiato será indefinido, o debate sobre o corte de juros já está na mesa, e precificado nos juros futuros

E AGORA?

Brasil se declara livre de gripe aviária em granja comercial. Entenda o que isso significa e quais os próximos passos

18 de junho de 2025 - 15:36

O governo comunicou hoje à OMSA sobre o encerramento do foco da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS)

MAIS UMA DERROTA

Congresso cria CPMI para investigar fraude do INSS, e STF convoca governo para decidir sobre devolução dos valores desviados

18 de junho de 2025 - 14:13

Ainda não há data definida para o início da CPMI, mas a reunião do STF com o governo Lula está marcada para a próxima terça-feira (24)

SUPER QUARTA

Dê tempo aos juros: Bradesco Asset espera manutenção da Selic pelo Copom e “aceita” que inflação de 3% só será alcançada no futuro 

18 de junho de 2025 - 12:00

Gestora avalia que o juro está suficientemente restritivo e que o BC deve acompanhar os dados, mantendo um novo aumento no radar como possibilidade futura

E AGORA?

A inteligência artificial vai tirar o emprego de muita gente: CEO da Amazon admite que empresa precisará de menos funcionários

18 de junho de 2025 - 11:07

Em nota enviada aos funcionários, Andy Jassy deixou claro o que muitos temiam: a IA vai pegar empregos

QUEDA DE BRAÇO

Congresso derruba veto de Lula e livra FIIs e fiagros de novos impostos — mas conta de luz pode ficar mais cara; entenda

18 de junho de 2025 - 10:43

O governo Lula vive uma queda de braço com os parlamentares, que votaram pela derrubada de uma série de vetos do presidente

DIA DE FOLGA

Corpus Christi pode render feriadão; veja o que abre e fecha na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20)

18 de junho de 2025 - 8:05

Bancos, bolsa, Correios e transporte público terão mudanças no funcionamento; ponto facultativo traz folga aos mercados

LOTERIAS

Lotofácil faz mais um milionário, mas não brilha sozinha; Mega-Sena acumula e prêmio sobe a R$ 130 milhões

18 de junho de 2025 - 6:19

Ganhador ou ganhadora do concurso 3420 da Lotofácil efetuou aposta por meio dos canais eletrônicos da Caixa; além da Mega-Sena, a Quina também acumulou

SUPER QUARTA

Ex-BC Fábio Kanczuk vê Selic a 15% e risco de corte precoce por pressão política — mas postura do Copom com a inflação deveria ser mais dura

18 de junho de 2025 - 6:05

Diretor de macroeconomia do ASA acredita que o Brasil precisa de um choque recessivo para conseguir segurar a expectativa de inflação futura

O QUE ESPERAR?

A coisa está feia para o dólar: faz duas décadas que os gestores globais não ficam tão descrentes assim com a moeda

17 de junho de 2025 - 14:53

Investidores correm da moeda norte-americana enquanto montam posições em euro e se mostram mais otimistas com emergentes — incluindo o Brasil

BOLA DIVIDIDA

Selic sobe ou fica? Gestores estão divididos nas suas projeções para o Copom, mas são unânimes em uma aposta; veja qual 

17 de junho de 2025 - 13:03

Pesquisa da XP mostra dualidade de opiniões em relação aos juros básicos do país, mas otimismo em relação a outras possibilidades de investimento

UM IMPOSTO AQUI, UM IMPOSTO LÁ

Câmara aprova urgência de duas medidas em meio ao impasse do IOF — e uma deve trazer dor de cabeça para o governo

17 de junho de 2025 - 11:32

Com a aprovação do caráter de urgência, ambos os projetos podem ser votados diretamente no plenário, sem passar pelas comissões

TOUROS E URSOS #227

O país dos juros altos: por que a Selic está tão alta e qual a tendência para os próximos anos?

17 de junho de 2025 - 11:11

Touros e Ursos desta semana traz uma entrevista com Samuel Pessôa, pesquisador macro do BTG Pactual, para falar sobre Copom, juros e contas públicas

MELHOROU, MAS FALTA MUITO

Fluxo de investimento estrangeiro impulsiona competitividade no Brasil, mas país continua com “voo de galinha”

17 de junho de 2025 - 10:40

País avança quatro posições em ranking global de competitividade, mas segue entre os últimos colocados; entenda quais são os principais entraves ao desenvolvimento no longo prazo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar