🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

CENÁRIO DO BANQUEIRO

Dólar pode cair mais e renda fixa deve ganhar espaço com fim da “bolha” do juro zero, diz André Esteves, do BTG Pactual

Diferencial de juros favorece o real contra o dólar, segundo o banqueiro do BTG, que defende redução mais rápida da Selic em agosto

André Esteves, sócio e presidente do conselho do BTG Pactual
André Esteves - Imagem: Alan Teixeira/Divulgação

Mesmo depois da forte queda nas últimas semanas, o dólar tem espaço para cair mais frente ao real, ainda que em doses menores agora. A visão é de André Esteves, sócio sênior e presidente do conselho de administração do BTG Pactual (BPAC11).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Pode ser que o ganho de capital seja limitado, mas ainda vejo valor intrínseco no real", disse Esteves durante a abertura do BTG Talks, evento sobre investimentos promovido pelo banco.

Para o banqueiro, o diferencial entre as taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos deve seguir atraindo dólares para o país. E isso deve acontecer mesmo com o provável início do ciclo de corte da taxa básica de juros (Selic) em agosto.

Esteves também avalia que o dólar deve ficar mais fraco no exterior, o que ajuda a reduzir a pressão sobre o câmbio por aqui.

VEJA TAMBÉM: POR QUE O DÓLAR ESTÁ CAINDO TANTO? I SEU DINHEIRO EXPLICA

Selic deveria cair mais rápido

O sócio do BTG defendeu que o Banco Central inicie o corte de juros no Brasil de forma mais agressiva do que as sinalizações da autoridade monetária. "Como a taxa está muito alta, eu prefiro começar 0,50 ponto, mas essa é uma escolha do BC."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esteves também espera que os próximos dados da atividade econômica, como crédito, produção industrial e vendas no varejo, mostrem uma desaceleração maior da economia.

Leia Também

BUQUÊS EM RISCO

My Vintage Dress: confusão em loja de luxo deixa noivas sem vestidos a poucos dias do casamento

+4 CORINGA

Acabou o impasse: Mattel cria campeonato de UNO e vai pagar R$ 257 mil para descobrir quem é o melhor jogador

Desse modo, haveria espaço para o BC cortar ainda mais os juros do que o mercado atualmente projeta. E isso pode representar uma boa oportunidade para o investidor em títulos prefixados ou atrelados à inflação.

O banqueiro destacou em particular as debêntures de infraestrutura de nomes de primeira linha, que contam com isenção de imposto de renda.

"São boas opções em qualquer portfólio, inclusive no meu", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renda fixa ganha com o fim da "bolha" do juro zero

Esteves enfatizou bastante as oportunidades na renda fixa, que passou a última década praticamente esquecida dos portfólios dos investidores em todo o mundo.

O que provocou o fenômeno foi o cenário de juro real zero ou negativo na maior parte das economias. Esse movimento, combinado com os estímulos fiscais sem precedentes dos governos, ajudou a formar uma bolha no mercado, de acordo com o sócio do BTG.

"Com o juro tão barato qualquer business plan [plano de negócios] parava de pé."

Agora, com a tendência de que as taxas fiquem em patamares mais altos, a renda fixa deve ganhar participação nos portfólios dos investidores. "Com os juros a 6% na Inglaterra, por exemplo, faz sentido ter um bond [título de renda fixa] em libras", disse Esteves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da preferência pela renda fixa, ele entende que o início do processo de queda da Selic também favorece a bolsa. "O Brasil tem grandes empresas que vão navegar em cenários adversos entregando resultados positivos."

"Cacofonia econômica"

O sócio do BTG fez ainda uma espécie de balanço dos primeiros seis meses de governo Lula. Na avaliação de Esteves, a transição de governo acabou sendo mais abrupta porque o presidente se mostrou mais à esquerda do que o esperado, principalmente nos discursos.

"Vivemos um período de cacofonia econômica, com políticas que não estavam muito claras." A consequência disso foi a volatilidade nos mercados nos primeiros três meses do ano.

Mas depois desse período de adaptação, a situação foi se acomodando, principalmente após o anúncio do novo arcabouço fiscal. "Ainda que não nos garanta estabilidade eterna, o projeto prevê uma trajetória razoável da dívida", disse Esteves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a aprovação do arcabouço, o banqueiro defendeu que o país avance na agenda microeconômica, em busca de um aumento da produtividade. Ele elogiou o projeto da reforma tributária, mas alerta para o risco de o texto sair o oposto da intenção do governo, de simplificar o sistema de pagamento de impostos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 de setembro de 2026 - 16:55
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 1 de setembro de 2026 - 11:16
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 1 de setembro de 2026 - 5:39
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Bilionária mais jovem do brasil tem herança atrelada à WEG. 31 de agosto de 2026 - 13:05
geraldo alckmin no macro day 2026 31 de agosto de 2026 - 12:30
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 31 de agosto de 2026 - 8:16
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 31 de agosto de 2026 - 5:06
Egas Moniz nobel 30 de agosto de 2026 - 10:03
bolsa família 30 de agosto de 2026 - 7:07
naval ravikant guru Vale do Silício 29 de agosto de 2026 - 15:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar