A revelação do rombo contábil na Americanas (AMER3) e o pedido de recuperação judicial da varejista provocaram verdadeiro estrago nos balanços dos bancos. Mas será que esse rombo seria capaz de colocar o sistema financeiro do Brasil em risco?
Após fazer um estudo um teste de estresse específico considerando o calote da companhia e da rede de fornecedores que dependem mais da varejista — que tem como acionistas de referência os bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira —, o Banco Central tem a resposta para esta pergunta.
O BC também fez um teste de estresse do sistema financeiro envolvendo outros cenários, incluindo o de uma corrida bancária. Até pouco tempo atrás essa seria uma hipótese remota, mas vale lembrar que vários bancos nos Estados Unidos passaram recentemente por uma situação do tipo.
Será que o sistema financeiro do Brasil seria colocado em risco em alguma dessas situações? A resposta está em uma publicação na nossa página do Instagram. Veja logo abaixo e aproveite para nos seguir no Instagram (basta clicar aqui). Assim, você recebe:
- Alertas com insights de investimentos fora do radar que podem colocar uma boa grana no seu bolso;
- Análises de mercado exclusivas que te ajudam a tomar as melhores decisões para o seu dinheiro;
- A opinião dos principais analistas e gestores do Brasil consultados pela nossa equipe de repórteres especiais.
Além de tudo isso, você também fica por dentro das principais notícias que impactam o seu patrimônio. Ou seja, trata-se de um ecossistema gratuito que favorece o seu bolso. Clique aqui e nos siga no Instagram.
Além do calote Americanas, veja também — Adeus, Serasa: este homem descobriu um ‘jeito fácil’ de limpar o nome, funciona?
No mais recente episódio de A Dinheirista, no qual a repórter Julia Wiltgen resolve as aflições financeiras dos leitores, ela recebeu uma pergunta capciosa: “se eu deixar de pagar minhas dívidas por 5 anos, meu nome some do Serasa?”
A resposta para esta e outras dúvidas envolvendo dinheiro está no vídeo abaixo, confira: