🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
Dani Alvarenga
PREPARE-SE PARA 2024

A bolsa vai abrir no Natal e Ano Novo? Veja como fica o funcionamento da B3, bancos, Correios e transporte no fim de ano

O recesso influenciará os horários e atendimentos de bancos, Correios e até do transporte — e o mundo dos investimentos não será exceção. Veja como ficam os mercados

Camille Lima
Camille Lima, Dani Alvarenga
21 de dezembro de 2023
11:48 - atualizado às 11:49
bolsa, ações, mercado natal
Imagem: Canva Pro/ Getty Images

Então é Natal e o que você pretende fazer, investidor? Mais um fim de ano se aproxima e, junto ao agito das festividades, vem a correria do mercado para reorganizar a carteira antes da virada. Afinal, ninguém quer perder dinheiro por causa de um portfólio descalibrado.

Mas, enquanto a maioria esmagadora do mercado financeiro segue a todo o vapor, a bolsa de valores se prepara para uma pausa merecida.

Afinal, como de costume, os feriados tendem a movimentar o funcionamento de serviços básicos no Brasil, como os bancos, Correios e até o transporte — e o mundo dos investimentos não é exceção.

Por isso, o Seu Dinheiro foi atrás de todas as informações que você precisa para se preparar para as festas e começar 2024 com o pé direito. 

Como fica a bolsa no fim de ano?

A começar pela bolsa brasileira. Como citamos anteriormente, a B3 passará por uma mudança de cronograma durante as próximas semanas.

O ritmo diferenciado dos mercados começa a partir da manhã de Natal. No dia 25 de dezembro, não haverá negociação nos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados ou no segmento de empréstimo de ativos.

A bolsa também não fará o registro de operações de títulos do agronegócio, assim como negociações de investimentos no Tesouro Direto.

Enquanto isso, na Câmara de Câmbio da B3, não terá contratação, compensação, movimentação de garantias e liquidação de ativos durante o feriado de Natal.

Já nos dias 27 e 28, a bolsa de valores volta a funcionar — exceto no caso de operações estruturadas de casado de dólar (CSD2) na Câmara de Câmbio.

Por sua vez, a virada do ano já começa a impactar os negócios em dezembro. No dia 29, não haverá sessão de negociação nos mercados de renda fixa, renda variável, câmbio ou no Tesouro Direto.

Em celebração ao Ano Novo, não haverá negócios na B3 no dia 1º de janeiro. Isso inclui os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de câmbio. O Tesouro Direto também terá os negócios interrompidos.

No exterior, a situação não será muito diferente. Tanto nos Estados Unidos quanto nas principais bolsas de valores da Europa, não haverá negociação no Natal (25) e no Ano Novo (1).

E como ficam os bancos no Natal e Ano Novo?

Assim como a bolsa brasileira e os mercados financeiros globais, os bancos não abrirão durante as festividades de Natal e Ano Novo, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

As agências ficarão fechadas para atendimento presencial ao público no dia 25 de dezembro, retomando as atividades apenas na próxima terça-feira (26).

É importante destacar que 28 de dezembro será o último dia útil de 2023 para atendimento nas agências, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias..

A partir do dia 29, as instituições fecham para o público até a celebração do Ano Novo, em 01 de janeiro.

Os bancos voltam a funcionar normalmente em 02 de janeiro, com atendimento nas agências em localidades onde não há feriado municipal.

Vale ressaltar que, no caso de carnês e contas de consumo — como água, energia e telefone —, os boletos vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. 

Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Além disso, apesar da pausa nas agências, os canais digitais dos bancos e caixas eletrônicos continuarão disponíveis para os clientes.

Funcionamento dos Correios no Natal e Ano Novo 

Com o Natal a apenas quatro dias de distância, o serviço dos Correios fica ainda mais requisitado. 

Então, aí vai um conselho para os mais atrasados que ainda não finalizaram as compras de fim de ano: é hora de agilizar os presentes. 

Afinal, o último dia para suas encomendas chegarem antes do Natal será no sábado (23).

Isso porque, nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2024, não haverá atendimento nas agências dos Correios.

Além disso, neste ano, as vésperas de Natal (24) e Ano Novo (31) acontecerão no domingo, portanto, também não haverá expediente. 

O atendimento será retomado normalmente entre os dias 26 e 29. Em 30 de dezembro, os Correios também irão funcionar em todo o país — mas apenas em agências que já abrem aos sábados.

Ano Novo na Paulista? Confira a operação dos Transportes Metropolitanos

Quem pretende utilizar o transporte público durante as festas de fim de ano deve ficar atento às mudanças. As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão operação especial para o Natal e Ano Novo. 

Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2024, as circulações de trens das linhas da CPTM e das linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU terão cronograma diferenciado, com intervalos equivalentes aos de um domingo. 

Enquanto isso, em 23 e 30 de dezembro, a operação da EMTU seguirá a tabela horária de sábado. 

Já para as linhas operadas pelo Metrô de São Paulo — 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata —, a circulação será realizada com horário normal durante o Natal. Para o Réveillon, a operação do Metrô será ininterrupta.

Isso significa que, para quem deseja passar a virada do ano na Avenida Paulista, o metrô será uma opção de transporte. 

Entre os dias 31 deste mês e 1º de janeiro, as estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp e todas da Linha 2-Verde ficarão abertas durante toda a madrugada para embarque e desembarque. 

Já as demais estações do Metrô (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) permanecerão abertas para embarque e desembarque até as 2h da manhã do dia 1°. 

Depois desse horário, a entrada nos trens não será permitida, sendo possível realizar apenas o desembarque.

Por questões de segurança, a estação Consolação (Linha 2-Verde) — parada mais próxima de onde ocorrem as apresentações e queima de fogos — será fechada para embarque às 16h do domingo (31) e reabrirá às 4h40 do dia 1°.

Os passageiros que necessitarem desembarcar na Consolação serão direcionados para a Linha 4-Amarela, onde poderão descer pela estação Paulista.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar