🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Terra à vista nos mercados: O refúgio na renda fixa, adeus à Oi (OIBR3), Mega-Sena e outras notícias que mexem com o seu bolso

Assim como nas navegações, há portos seguros espalhados pelos mares do mercado financeiro – e a renda fixa é uma alternativa para as águas turbulentas da renda variável

5 de janeiro de 2023
8:00
Imagem conceitual mostra cifrão preso em boia em mar agitado
Imagem: Shutterstock

Pedro Álvares Cabral deve ter sentido um alívio e tanto quando ouviu um de seus marujos gritar “terra à vista” lá pelo fim de abril de 1500.

A saída de Lisboa, programada para 8 de março daquele ano, precisou ser adiada por causa de uma tempestade.

Depois de pouco mais de uma semana em alto-mar, a primeira tormenta custou uma nau à frota de Cabral.

Na sequência, um período de quase três semanas de calmaria manteve as embarcações praticamente estacionadas no meio do Oceano Atlântico.

Há controvérsias quanto a Cabral ter ficado perdidão ou ter seguido mapas supostamente guardados a sete chaves na Escola de Sagres sugerindo a existência de outras terras e outros caminhos ainda inexplorados justamente por ali.

O fato é que, longe de contornarem o Cabo da Boa Esperança, havia um continente entre as naus e caravelas da expedição de Cabral e o porto indiano de Calicute, destino original da frota.

Providencial para uns, desastroso para outros, o avistamento ocorreu um mês e meio depois da partida. O ambiente a bordo estava longe de ser bom.

Mais perto da costa, um porto seguro permitiu o desembarque dos portugueses. E é aqui que chego aonde interessa para esta newsletter.

Assim como nas navegações, há portos seguros espalhados pelos mares do mercado financeiros. Mesmo no meio do maior perrengue, há ativos que oferecem segurança apesar das águas turbulentas.

Hoje, a série Onde Investir em 2023 encontra um porto seguro: a renda fixa.

Com a economia global a caminho de uma possível recessão e as incertezas fiscais no Brasil, a taxa Selic a 13,75% ao ano coloca a renda fixa em situação de destaque para os investidores que buscam uma alternativa segura aos mares revoltos da renda variável.

Repórter especial do Seu Dinheiro e cartógrafa nas horas vagas, a Julia Wiltgen mapeou os melhores portos seguros disponíveis para seus investimentos.

Se você pretende chegar em terra firme, essa leitura é fundamental!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas internacionais recuam após ata do Fed e Ibovespa acompanha divergências do novo governo. O dia amanhece com temores renovados de uma recessão global e cautela dos investidores locais em relação às escolhas do novo governo Lula.

CHEGA DE ESPERAR
Adeus, Oi (OIBR3)! Se você ainda tem ações da operadora, é melhor vender, diz Santander. Além de recomendar venda das ações OIBR3, os analistas da corretora cortaram o preço-alvo dos papéis para míseros 15 centavos. Entenda.

TÁ LIBERADO
FGTS: saque aniversário já está disponível. As retiradas ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador e os nascidos em janeiro já podem sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Veja como resgatar o montante e o calendário de saques em 2023.

LOTERIAS
Mega-Sena, Lotofácil e Quina acumulam e oferecem prêmios milionários no próximo sorteio. Apesar de ninguém ter acertado a faixa principal da Mega-Sena, 49 apostas marcaram a quina. Saiba como aumentar suas chances de ganhar a bolada.

FUTURO DOS PAGAMENTOS
Entenda por que 2023 será o ano das stablecoins, as criptomoedas com lastro, para o Brasil e para o mundo. Segundo a Coin Metrics, transferências envolvendo stablecoins atingiram as máximas históricas em 2022, com um volume de US$ 7 trilhões.

ESTRADA DO FUTURO
A CVM vai te deixar investir no exterior em breve. Que tal se preparar para virar um investidor internacional? Modalidades de investimento antes restritas a milionários serão abertas à participação de pequenos investidores em abril — e o Richard Camargo conta tudo o que você precisa saber antes de alocar seu dinheiro em ativos do exterior.

Uma boa quinta-feira para você!

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar