Rodolfo Amstalden: Nada melhor do que a chegada de um problema gravíssimo
Nenhuma outra ocorrência seria tão capaz de virar rapidamente o rumo dos juros, no Brasil e no mundo, quanto a perspectiva de uma crise financeira global

A quebra de bancos gringos desperta saudades de quando você estava preocupado com os discursos inflamados de Lula e com o risco fiscal brasileiro?
Infelizmente, é assim que funciona: não há um minuto de folga.
Quando os problemas de antes parecem prestes a serem digeridos, os problemas de depois tocam a campainha.
Conforme dizia Ben Graham, o mercado de fato é uma "voting machine" no curto prazo e uma "weighing machine" no longo prazo.
Durante o tempo todo, porém, seja curto ou longo prazo, o mercado é uma máquina de resolver (ou não) problemas.
Não há um só dia dos meus 18 anos de carreira como financista que eu me lembre de ter passado sem problema algum em destaque no terminal Bloomberg.
Leia Também
Anatomia de um tiro no pé: Ibovespa busca reação após tarifas de Trump
O lado ruim dessa história é que as soluções necessárias para resolver satisfatoriamente as questões em pauta são sempre complexas, incertas e demoradas.
O lado bom, prêmio de consolação, é que os problemas graves podem ser curiosamente resolvidos pela introdução de problemas gravíssimos.
Lula: mais Haddad, menos Gleisi
Nada melhor do que a ameaça de uma quebradeira global para evitar heterodoxias por aqui. Na hora do aperto, o pragmatismo pede mais Haddad e menos Gleisi, e o velho Lula sabe fazer esse tipo de leitura.
Nenhuma outra ocorrência seria tão capaz de virar rapidamente o rumo dos juros, no Brasil e no mundo, quanto a perspectiva de uma crise financeira global.
Quando eu penso nisso, lembro das armadilhas do conflation – que é a arte de abrigar (co-fundir ou confundir) duas variáveis distintas embaixo de um mesmo guarda-chuva.
Por exemplo: se o chuveiro é esquecido ligado, aumentam as chances de você encontrar uma pequena inundação no banheiro ao chegar em casa depois de um longo expediente.
Esse tipo de associação lógica é perfeitamente válido para muitas relações básicas de causalidade, sobretudo no que tange às ciências naturais.
No entanto, dentro do mundo financeiro, o ato de pular rapidamente para conclusões "'óbvias" é perigosíssimo.
Ou, nas palavras de Buffett, me dê um pedaço do futuro e uma linha de crédito que eu te dou uma história de falência.
O que seu eu-passado diria sobre o desempenho do Ibovespa em um dia no qual o CDS do Credit Suisse flerta com a fronteira de default?
Se não fosse commodities, a Bolsa brasileira teria subido bem hoje, comemorando mais uma queda do DI futuro.
As coisas fáceis de se prever não valem nada.
Sem avalanche: Ibovespa repercute varejo e Galípolo depois de ceder à verborragia de Trump
Investidores seguem atentos a Donald Trump em meio às incertezas relacionadas à guerra comercial
Comércio global no escuro: o novo capítulo da novela tarifária de Trump
Estamos novamente às portas de mais um capítulo imprevisível da diplomacia de Trump, marcada por ameaças de última hora e recuos
Felipe Miranda: Troco um Van Gogh por uma small cap
Seria capaz de apostar que seu assessor de investimentos não ligou para oferecer uma carteira de small caps brasileiras neste momento. Há algo mais fora de moda do que elas agora? Olho para algumas dessas ações e tenho a impressão de estar diante de “Pomar com ciprestes”, em 1888.
Ontem, hoje, amanhã: Tensão com fim da trégua comercial dificulta busca por novos recordes no Ibovespa
Apetite por risco é desafiado pela aproximação do fim da trégua de Donald Trump em sua guerra comercial contra o mundo
Talvez fique repetitivo: Ibovespa mira novos recordes, mas feriado nos EUA drena liquidez dos mercados
O Ibovespa superou ontem, pela primeira vez na história, a marca dos 141 pontos; dólar está no nível mais baixo em pouco mais de um ano
A história não se repete, mas rima: a estratégia que deu certo no passado e tem grandes chances de trazer bons retornos — de novo
Mesmo com um endividamento controlado, a empresa em questão voltou a “passar o chapéu”, o que para nós é um sinal claro de que ela está de olho em novas aquisições. E a julgar pelo seu histórico, podemos dizer que isso tende a ser bastante positivo para os acionistas.
Ditados, superstições e preceitos da Rua
Aqueles que têm um modus operandi e se atêm a ele são vitoriosos. Por sua vez, os indecisos que ora obedecem a um critério, ora a outro, costumam ser alijados do mercado.
Feijão com arroz: Ibovespa busca recuperação em dia de payroll com Wall Street nas máximas
Wall Street fecha mais cedo hoje e nem abre amanhã, o que tende a drenar a liquidez nos mercados financeiros internacionais
Rodolfo Amstalden: Um estranho encontro com a verdade subterrânea
Em vez de entrar em disputas metodológicas na edição de hoje, proponho um outro tipo de exercício imaginativo, mais útil para fins didáticos
Mantendo a tradição: Ibovespa tenta recuperar os 140 mil pontos em dia de produção industrial e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA
Investidores também monitoram decisão do governo de recorrer ao STF para manter aumento do IOF
Os fantasmas de Nelson Rodrigues: Ibovespa começa o semestre tentando sustentar posto de melhor investimento do ano
Melhor investimento do primeiro semestre, Ibovespa reage a trégua na guerra comercial, trade eleitoral e treta do IOF
Rumo a 2026 com a máquina enguiçada e o cofre furado
Com a aproximação do calendário eleitoral, cresce a percepção de que o pêndulo político está prestes a mudar de direção — e, com ele, toda a correlação de forças no país — o problema é o intervalo até lá
Tony Volpon: Mercado sobrevive a mais um susto… e as bolsas americanas batem nas máximas do ano
O “sangue frio” coletivo também é uma evidência de força dos mercados acionários em geral, que depois do cessar-fogo, atingiram novas máximas no ano e novas máximas históricas
Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si
Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco
Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada
De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?
Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE
Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF
Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações
A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos
Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA
Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária
Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança
Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.
É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA
Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã