🔴 NEM TAEE11, NEM TRPL4: A MELHOR ELÉTRICA PARA BUSCAR DIVIDENDOS É OUTRA – VEJA QUAL

O que rende mais: dividendos ou a conta do Nubank que paga 1% ao mês?

Nos últimos 12 meses a conta Nubank conseguiu um retorno de 13%, e com risco muito menor do que as ações que pagam dividendos. Mas a mamata vai acabar com a queda da Selic

22 de setembro de 2023
6:25 - atualizado às 14:01
NuBank pote de ouro final arco-iris cartoon logo
Montagem com logo do Nubank - Imagem: Montagem Andrei Morais / Envato / Freepik / Shutterstock

Você, que deixa o seu dinheiro guardado na conta Nubank, deve estar rindo à toa com o rendimento de 1% todos os meses, não é mesmo?

É por isso que eu compreendo a pergunta que um assinante da Empiricus nos mandou nesta semana: “Qual rende mais: as vacas leiteiras ou a NuConta?” Vacas leiteiras é a série da casa com ações de empresas boas pagadoras de dividendos.

Investir em ações? Pra quê, se nos últimos 12 meses ele conseguiu um retorno de 13% sem risco algum, apenas deixando o dinheiro parado na conta do "roxinho"?

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro.

PETROBRAS (PETR4): DIVIDENDOS 'GORDOS' COMPENSAM O RISCO POLÍTICO DA PETROLEIRA? ANALISTA RESPONDE

A mamata da conta do Nubank vai acabar

Mas existe um grande problema para esses investidores: a mamata de 1% ao mês com baixo risco vai acabar em breve.

Na última quarta-feira (20), o Banco Central cortou a taxa Selic para 12,75% ao ano e indicou novos cortes de pelo menos 0,5 ponto porcentual nas próximas reuniões. 

O Relatório Focus, que mede as expectativas dos economistas para os próximos quatro anos, já aponta uma Selic de apenas 9% no final de 2024.

Relatório Focus. Fonte: Banco Central do Brasil. 

O que você tem a ver com isso? A taxa Selic serve como referência para o rendimento da Conta do Nubank, e também para os vários Fundos DI espalhados por aí. Isso quer dizer que se a Selic continuar caindo, o rendimento desses investimentos lastreados em CDI também serão reduzidos. 

Fonte: Nubank

Sim, o rendimento hoje ainda é bastante interessante, o que faz muita gente ficar longe da renda variável. Mas não vai demorar muito para que esse rendimento caia cerca de 30%, se a inflação continuar comportada.

Alteração: sai conta do Nubank, entra bolsa

É por isso que nesses momentos de redução de juros tende a acontecer uma migração bastante intensa de investidores para a renda variável. 

A última vez que entramos em um ciclo de corte de juros foi no fim de 2016:

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Quem recebia mais de 1% ao mês sem risco, começou a ver os rendimentos mensais desabarem e migrou boa parte dos seus investimentos para ações em busca de retornos melhores. 

Isso fez a bolsa receber uma enxurrada de dinheiro que antes estava parada em renda fixa, o que ajudou as ações a apresentarem um retorno muito melhor que os investimentos baseados na taxa Selic nos anos seguintes.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Não espere a Selic cair para 9%

Eu não estou dizendo isso para te assustar. E também não estou sugerindo que você pegue todo o seu dinheiro investido na conta do Nubank ou em qualquer fundo DI para colocar em ações. Afinal de contas, um retorno de 9% ao ano, sem risco algum, não é de se jogar fora. 

Mas é importante ter em mente que o rendimento desses investimentos vai cair e, ao mesmo tempo, a queda da Selic começará a deixar mais atrativo o investimento em ações. 

Voltando à pergunta do nosso assinante: 

A resposta seria mais ou menos essa: "Caro assinante, em 2023 o Vitreo Dividendos (que replica a série Vacas Leiteiras) está batendo a Selic por uma pequena margem. Mas as condições devem começar a ficar menos favoráveis para a conta do roxinho, e bem mais favoráveis para as ações daqui para frente".

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Por esse motivo, se você ainda tem quase todo o seu patrimônio investido em renda fixa, é bom começar a migrar pelo menos uma parte dele para a renda variável. Ter algo em torno de 15% ou 20% do seu patrimônio investido em ações ou fundos de ações já está de bom tamanho. 

Se você é do tipo conservador, prefira as empresas pagadoras de dividendos, com geração de caixa estável e múltiplos atrativos. Exatamente o que buscamos na série Vacas Leiteiras, aliás.

Essas empresas conseguem atravessar períodos difíceis sem grandes sustos. Não à toa elas performaram bem em 2023 mesmo com a Selic elevada e um turbilhão de notícias ruins no ano. Se quiser conhecer a lista completa, deixo aqui o convite.

E lembre-se: esperar a Selic recuar para 9% ao ano para começar a investir em ações pode parecer uma ótima ideia, mas você correrá o risco de pagar muito mais caro por elas lá na frente.

  • As 5 melhores ações para investir agora em busca de dividendos: elas foram recomendadas pelos analistas da Empiricus Research por terem resultados sólidos, modelo de negócio resiliente e capacidade de gerar renda extra com proventos. Conheça gratuitamente aqui.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar