🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

O ‘pacifista’ Galípolo, os bilhões do Itaú (ITUB4) e o embate entre Lula e Eletrobras (ELET6); confira os destaques do dia

8 de maio de 2023
19:20
Gabriel Galípolo
Gabriel Galípolo - Imagem: Reprodução YouTube

O movimento pacifista não é uma instituição milenar, mas pelo menos desde a década de 20 do século XIX é uma pauta presente em diversos momentos de crise da humanidade — e, apesar das evoluções e revoluções, na maior parte do tempo o movimento organizado é menos celebrado do que a atuação célebre de alguns de seus participantes. 

Não é raro que a imagem de um pacifista esteja atrelada com a figura de uma pomba branca e, em alguns casos, uma ave pronta para oferecer um ramo de oliveira — uma espécie de aceno de que o fim de um conflito é um desejo de pelo menos uma das partes — e cabe sempre ao outro lado aceitá-la ou não. 

No início da tarde, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o seu número 2 dentro da pasta, o secretário-executivo Gabriel Galípolo, será o indicado do governo para o cargo vacante de diretor de política monetária do Banco Central — um assento de grande importância política e capaz de pautar as mudanças que o governo federal tanto pregou nos últimos meses. 

Juros baixos, revisão da meta de inflação e, quem sabe, um olhar mais carinhoso voltado aos números da atividade econômica e crescimento do País. Pontos que entram em conflito no momento de definição do caminho da taxa básica de juros. 

Se aprovado pelo Senado, Galípolo entrará em campo ao lado de uma pomba branca, com uma visão mais dovish do que o BC vem enfrentando hoje. Com origem na palavra inglesa “dove”, que significa pombo, o que se espera é que o novo diretor dê mais importância ao crescimento econômico do que à trajetória dos preços. 

Galípolo não tem uma missão fácil, mas deve chegar ao BC como um pacifista — um adjetivo utilizado até mesmo pela ministra do Planejamento, Simone Tebet. Ainda assim, o mercado começa a temer um Copom cada vez mais dividido no futuro. 

Leia Também

O Ibovespa surfou o bom desempenho do minério de ferro e do petróleo e encerrou o dia em alta de 0,85%, aos 106.042 pontos. Mas há dúvidas sobre o que esperar nos próximos anos — se um diálogo ou uma mudança de 180 graus na forma como a política monetária será conduzida. 

Até que não se saiba a extensão do papel pacifista do futuro diretor do BC, a tendência é de pressão — e cautela. E se hoje ela não pode ser vista na bolsa, sobrou para os juros futuros e o dólar à vista, que avançou 1,37%, a R$ 5,0115.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta segunda-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

DESTAQUE DO TRIMESTRE
Itaú lucra quase “dois Bradescos”, controla inadimplência e lidera rentabilidade entre bancos privados. Sem surpresas, a instituição financeira mostrou melhor gestão da carteira de crédito do que seus pares. 

MAIS UM EMBATE
Eletrobras (ELET3) confirma que Lula não está para brincadeira e, desta vez, questiona poder de voto do Estado na companhia. Hoje, a União é dona de 43% dos papéis ordinários da companhia, mas seu poder de voto é limitado a 10% — e o governo quer mudar isso.

MONEY TIMES
Construtoras: O que esperar das preferidas Direcional, Cury e Cyrela? No mês passado, as empresas do setor divulgaram prévias operacionais vistas por analistas como mistas, principalmente as do segmento de baixa renda, considerado ‘bola da vez’. 

QUE CONFUSÃO!
Bitcoin ‘fora do ar’? Binance suspendeu negociações? Entenda os temores do mercado de criptomoedas que abalaram os preços hoje. O protocolo Ordinals, recentemente lançado na rede do BTC, é o principal suspeito de ter congestionado a blockchain.

CAMINHO PERIGOSO
Após fúria de Putin, vem aí a fúria da China: o recado de Pequim para a Europa que pode dividir o mundo. A União Europeia está considerando sancionar oito empresas chinesas por ligações com a guerra da Rússia na Ucrânia — Xi Jinping não gosta e envia mensagem contundente aos europeus.

A MELHOR OPORTUNIDADE DA BOLSA
Um bancão é o mais recomendado para quem quer ter chance de lucrar até o final do mês; os papéis podem subir até 50%. Descubra na lista exclusiva com as 3 ações do mês. Para acessar de graça, clique aqui

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump na sala de aula: Ibovespa reage a tarifas de 50% impostas pelos EUA ao Brasil

10 de julho de 2025 - 8:29

Tarifas de Trump como o Brasil vieram muito mais altas do que se esperava, pressionando ações, dólar e juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Nem cinco minutos guardados

9 de julho de 2025 - 19:55

Se um corte justificado da Selic alimentar as chances de Lula ser reeleito, qual será o rumo da Bolsa brasileira?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando a esmola é demais: Ibovespa busca recuperação em meio a feriado e ameaças de Trump

9 de julho de 2025 - 8:37

Investidores também monitoram negociações sobre IOF e audiência com Galípolo na Câmara

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem avalanche: Ibovespa repercute varejo e Galípolo depois de ceder à verborragia de Trump

8 de julho de 2025 - 8:11

Investidores seguem atentos a Donald Trump em meio às incertezas relacionadas à guerra comercial

Insights Assimétricos

Comércio global no escuro: o novo capítulo da novela tarifária de Trump

8 de julho de 2025 - 6:07

Estamos novamente às portas de mais um capítulo imprevisível da diplomacia de Trump, marcada por ameaças de última hora e recuos

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Troco um Van Gogh por uma small cap

7 de julho de 2025 - 20:00

Seria capaz de apostar que seu assessor de investimentos não ligou para oferecer uma carteira de small caps brasileiras neste momento. Há algo mais fora de moda do que elas agora? Olho para algumas dessas ações e tenho a impressão de estar diante de “Pomar com ciprestes”, em 1888.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ontem, hoje, amanhã: Tensão com fim da trégua comercial dificulta busca por novos recordes no Ibovespa

7 de julho de 2025 - 8:14

Apetite por risco é desafiado pela aproximação do fim da trégua de Donald Trump em sua guerra comercial contra o mundo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Talvez fique repetitivo: Ibovespa mira novos recordes, mas feriado nos EUA drena liquidez dos mercados

4 de julho de 2025 - 8:26

O Ibovespa superou ontem, pela primeira vez na história, a marca dos 141 pontos; dólar está no nível mais baixo em pouco mais de um ano

SEXTOU COM O RUY

A história não se repete, mas rima: a estratégia que deu certo no passado e tem grandes chances de trazer bons retornos — de novo

4 de julho de 2025 - 7:08

Mesmo com um endividamento controlado, a empresa em questão voltou a “passar o chapéu”, o que para nós é um sinal claro de que ela está de olho em novas aquisições. E a julgar pelo seu histórico, podemos dizer que isso tende a ser bastante positivo para os acionistas.

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Ditados, superstições e preceitos da Rua

3 de julho de 2025 - 19:55

Aqueles que têm um modus operandi e se atêm a ele são vitoriosos. Por sua vez, os indecisos que ora obedecem a um critério, ora a outro, costumam ser alijados do mercado.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Feijão com arroz: Ibovespa busca recuperação em dia de payroll com Wall Street nas máximas

3 de julho de 2025 - 8:28

Wall Street fecha mais cedo hoje e nem abre amanhã, o que tende a drenar a liquidez nos mercados financeiros internacionais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Um estranho encontro com a verdade subterrânea

2 de julho de 2025 - 20:00

Em vez de entrar em disputas metodológicas na edição de hoje, proponho um outro tipo de exercício imaginativo, mais útil para fins didáticos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mantendo a tradição: Ibovespa tenta recuperar os 140 mil pontos em dia de produção industrial e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA

2 de julho de 2025 - 8:29

Investidores também monitoram decisão do governo de recorrer ao STF para manter aumento do IOF

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os fantasmas de Nelson Rodrigues: Ibovespa começa o semestre tentando sustentar posto de melhor investimento do ano

1 de julho de 2025 - 8:13

Melhor investimento do primeiro semestre, Ibovespa reage a trégua na guerra comercial, trade eleitoral e treta do IOF

Insights Assimétricos

Rumo a 2026 com a máquina enguiçada e o cofre furado

1 de julho de 2025 - 6:03

Com a aproximação do calendário eleitoral, cresce a percepção de que o pêndulo político está prestes a mudar de direção — e, com ele, toda a correlação de forças no país — o problema é o intervalo até lá

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mercado sobrevive a mais um susto… e as bolsas americanas batem nas máximas do ano

30 de junho de 2025 - 19:50

O “sangue frio” coletivo também é uma evidência de força dos mercados acionários em geral, que depois do cessar-fogo, atingiram novas máximas no ano e novas máximas históricas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si

30 de junho de 2025 - 8:03

Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco

TRILHAS DE CARREIRA

Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada

29 de junho de 2025 - 7:59

De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE

27 de junho de 2025 - 8:09

Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF

SEXTOU COM O RUY

Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações

27 de junho de 2025 - 6:01

A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar