O erro que a maioria das pessoas comete ao tentar escolher “a hora certa” para investir na bolsa
Muita gente está se perguntando se, depois da alta de 20%, a bolsa já não estaria cara demais, achando que não dá mais para ganhar dinheiro com ações

Depois de ouvir meu amigo por duas horas, eu disse "compra logo essa merda!"
Meio sem jeito, ele concordou por dois segundos, mas logo voltou a botar defeito na casa: "poxa, Ruy, mas ela está custando R$ 7 mil/m2. Eu consigo uma com 20% de desconto em outro bairro".
Ruy: mas você quer morar em outro bairro?
Amigo: é, tem isso. Mas até no mesmo bairro eu consigo uma mais barata. Tudo bem, abro mão de ter um espaço gourmet no quintal.
Ruy: mas, cazzo, não é justamente por causa da área da churrasqueira que você queria essa?
Amigo: é, acho que sim. Mas tem outra coisa também, com essa taxa de juros "na lua" acho melhor esperar o financiamento cair um pouquinho.
Leia Também
Sem avalanche: Ibovespa repercute varejo e Galípolo depois de ceder à verborragia de Trump
Comércio global no escuro: o novo capítulo da novela tarifária de Trump
Ruy: tudo bem, tomara que ninguém se interesse por ela até lá, então.
A oportunidade perfeita
Você já sabe como terminou essa história, né? Não me leve a mal, como investidor eu sei que tudo tem um preço. E eu certamente frearia os anseios do meu amigo se ele quisesse pagar o dobro, ou o triplo do que a casa valia.
Mas esse, absolutamente, não era o caso. A oportunidade era ótima, mas ele teve preciosismo demais em busca da oportunidade perfeita.
Eu vejo muito isso quando o assunto é investimento na bolsa. Quando se trata de ações, parece que a maioria das pessoas espera pela oportunidade perfeita, "a hora certa" para comprar.
E quando elas não conseguem comprar no fundo (ponto f, na imagem abaixo), acham que já perderam todo o movimento de alta e ficam de fora.
Pior, só depois de passar muito tempo assistindo o mercado subir (g, h, …) é que elas resolvem comprar. Nesse momento, provavelmente já será tarde demais.
- LEIA TAMBÉM: Onde investir: 16 ações recomendadas para surfar a alta esperada da bolsa no segundo semestre
Ainda dá tempo para investir na bolsa
Muita gente está se perguntando se, depois da alta de 20%, a bolsa já não estaria cara demais, triste por ter perdido a oportunidade perfeita, e achando que não dá mais para ganhar dinheiro com ações.
Mas a verdade é que a bolsa continua muito barata em termos de múltiplos. Não negocia mais por 7 vezes lucros, é verdade. Mas por 8 vezes lucros, ainda está bem abaixo da média do período.
Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro.
Para você ter uma ideia do que isso significa, se o Ibovespa voltasse apenas até a linha roxa (11 vezes lucros), o que ainda é conservador e bem abaixo da média, estaríamos falando de 167 mil pontos – 40% de valorização. Na média de 13 vezes, o principal índice da B3 negociaria por 200 mil pontos – 66% de valorização.
É óbvio que, para isso acontecer, precisamos que a inflação continue controlada, que a Selic volte a cair e que o Congresso siga barrando as propostas mais populistas do governo. E tudo aponta para esse caminho por enquanto.
O importante aqui é entender que não é porque a bolsa subiu nos últimos meses que o upside a partir de agora está limitado.
Vale para microcaps também
No universo das Small Caps isso também é válido, porque essas empresas foram "amassadas" com a crise nos últimos anos. E mesmo com a alta recente, elas seguem bem longe dos valuations passados.
Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro
Em 2023, a série Microcap Alert, focada nessas pequenas notáveis da Bolsa, disparou 62%, mas a julgar pelos múltiplos ainda descontados das empresas, há potencial para muito mais.
Fontes: Bloomberg, Empiricus. Elaboração: Seu Dinheiro
- Você ainda pode buscar lucros de até 400%, dentro dos próximos 36 meses, com as microcaps recomendadas pelos analistas da Empiricus Research. E o melhor: uma dessas ações será revelada gratuitamente a todos os investidores interessados no dia 17/07. Clique aqui para se inscrever.
Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy
A história não se repete, mas rima: a estratégia que deu certo no passado e tem grandes chances de trazer bons retornos — de novo
Mesmo com um endividamento controlado, a empresa em questão voltou a “passar o chapéu”, o que para nós é um sinal claro de que ela está de olho em novas aquisições. E a julgar pelo seu histórico, podemos dizer que isso tende a ser bastante positivo para os acionistas.
Ditados, superstições e preceitos da Rua
Aqueles que têm um modus operandi e se atêm a ele são vitoriosos. Por sua vez, os indecisos que ora obedecem a um critério, ora a outro, costumam ser alijados do mercado.
Feijão com arroz: Ibovespa busca recuperação em dia de payroll com Wall Street nas máximas
Wall Street fecha mais cedo hoje e nem abre amanhã, o que tende a drenar a liquidez nos mercados financeiros internacionais
Rodolfo Amstalden: Um estranho encontro com a verdade subterrânea
Em vez de entrar em disputas metodológicas na edição de hoje, proponho um outro tipo de exercício imaginativo, mais útil para fins didáticos
Mantendo a tradição: Ibovespa tenta recuperar os 140 mil pontos em dia de produção industrial e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA
Investidores também monitoram decisão do governo de recorrer ao STF para manter aumento do IOF
Os fantasmas de Nelson Rodrigues: Ibovespa começa o semestre tentando sustentar posto de melhor investimento do ano
Melhor investimento do primeiro semestre, Ibovespa reage a trégua na guerra comercial, trade eleitoral e treta do IOF
Rumo a 2026 com a máquina enguiçada e o cofre furado
Com a aproximação do calendário eleitoral, cresce a percepção de que o pêndulo político está prestes a mudar de direção — e, com ele, toda a correlação de forças no país — o problema é o intervalo até lá
Tony Volpon: Mercado sobrevive a mais um susto… e as bolsas americanas batem nas máximas do ano
O “sangue frio” coletivo também é uma evidência de força dos mercados acionários em geral, que depois do cessar-fogo, atingiram novas máximas no ano e novas máximas históricas
Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si
Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco
Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada
De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?
Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE
Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF
Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações
A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos
Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA
Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária
Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança
Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.
É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA
Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã
Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell
Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa
Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar
Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?
Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)
Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas
Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã
Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo
É tempo de festa junina para os FIIs
Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado