🔴 PRIO3 E +9 AÇÕES PARA COMPRAR AGORA – ASSISTA AQUI

Ibovespa fecha no menor nível desde julho do ano passado e se aproxima dos 100 mil pontos; veja o que derrubou o índice

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta sexta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

17 de março de 2023
18:25
Ibovespa em queda
Co-fundador da Empiricus Research aponta que, para capturar o bull market por inteiro, é necessário pegar pelo menos um terço do bear market - Imagem: Montagem Seu Dinheiro

Desde que foi estabelecido, no final de 2016, o teto de gastos já foi furado algumas vezes e certamente precisava de uma manutenção para continuar protegendo os pilares fiscais brasileiros.

Mas, mesmo com bilhões escorrendo pelas rachaduras em cada uma das ocasiões na qual o Congresso deu o aval, a decisão do governo federal de eliminá-lo completamente e criar uma nova regra fiscal vem gerando tensão no mercado há algum tempo.

Nesta semana, a ansiedade cresceu ainda mais — assim como seu efeito negativo sobre o apetite ao risco dos investidores —, pois a data da revelação da estrutura do arcabouço fiscal se aproxima.

Lula comprometeu-se a apresentar a proposta antes de sua viagem à China, marcada para 24 de março. O texto já está em suas mãos, aliás, entregue pelo ministro da Fazenda.

Fernando Haddad reuniu-se com o chefe do Executivo nesta sexta-feira (17), em um encontro no qual também participaram a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Apesar do debate, Haddad já declarou que a decisão final será de Lula.

A tensa espera pelo substituto do teto de gastos não foi o único elemento a pesar sobre o mercado nos últimos dias — também teve uma nova crise bancária no horizonte. 

Uma dezena de bancos norte-americanos se comprometeram com uma “vaquinha” de US$ 30 bilhões para evitar que o First Republic Bank quebre, enquanto o Banco Central da Suíça também respondeu a um apelo por socorro do Credit Suisse.

A ameaça de quebradeira no setor bancário seguiu rondando os mercados na semana que antecede as decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil.

Com isso, o Ibovespa caiu 1,4% e desceu aos 101.981 pontos, o menor nível de fechamento desde julho do ano passado. Na semana, a queda foi ainda maior, de 1,58%, enquanto o dólar à vista avançou 0,58% hoje — cotado em R$ 5,2702 — e acumulou alta de 1,19% nos últimos cinco dias.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta sexta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

IR 2023
O “erro” que mais de 2 milhões de pessoas cometeram ao declarar cedo demais. Saiba por que você deveria entregar na última hora. Prazo vai de 15 de março a 31 de maio; veja as vantagens de esperar até o último momento.

SEGUE O JOGO
Petrobras não vai “rasgar contrato” e dá sequência a venda de ativo para 3R Petroleum (RRRP3). A paralisação da venda do Polo Potiguar preocupou o mercado porque a 3R Petroleum já havia até pago por parte do negócio.

NO FOCO
É hora de comprar VALE3? Vale é a mineradora favorita do Itaú BBA e ação pode subir até 15% neste ano. A empresa é a queridinha do segmento na América Latina e agora possui recomendação de “outperform” pelo banco. 

VALE OURO
Vivara apresenta uma joia de balanço — e papéis brilham na B3. É hora de colocar VIVA3 na caixinha de ações? A rede de joalherias viu o lucro líquido subir 24% no quarto trimestre de 2022 em base anual e 21% no ano passado como um todo.

CRASH IMINENTE?
Quebradeira de bancos cria efeito colateral que pode colocar o seu bolso em risco. No podcast desta semana do Touros e Ursos, os repórteres do Seu Dinheiro discutem sobre o que deve estar por vir. Clique aqui para acessar.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lições da renda fixa — um intervalo assimétrico

3 de abril de 2024 - 20:01

De 2010 para cá, mediante a ajuda da balança comercial, a maturação do Copom e a lapidação das metas fiscais, os juros reais passaram a respeitar uma zona limítrofe de 3% a 6%, com raras exceções

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies