🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Felipe Miranda: a farsa de Jair Pereira

Há uma mudança de paradigma em andamento — saem inflação e juros altos, entram discussões sobre corte de Selic; a bolsa é a grande beneficiada

5 de junho de 2023
20:02 - atualizado às 18:13
Montagem do touro dourado encarando urso dourado na frente da B3 | Ibovespa
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

“Mais vale asno que me carregue que cavalo que me derrube.” Há múltiplas possibilidades de aplicação da famosa frase de Gil Vicente, em “A farsa de Inês Pereira.” O sobrenome homônimo empurra o pensamento direto para Jair Pereira, com seu bordão “maré, maré, jacaré, jacaré…”

Ainda que haja dúvida se ele falou mesmo essa frase, se não o fez, foi por esquecimento! Ela combina com a figura do técnico bonachão, em pé, ao lado do gramado, com camiseta esportiva e shorts acima do joelho — por onde andam figuras como essas?

Desde que Moneyball saiu do beisebol para invadir os demais esportes, tenho a sensação de que foram aposentados pelos ternos de grife italianos — se usar echarpe, então, vira humilhação — e pela aparência científica e austera dos estudiosos.

Sou a favor da ciência, mas receio que o PVC não seria um bom técnico. Há certos conhecimentos que emanam da prática, da intuição, do reconhecimento de padrões, do respeito dos pares a partir da ciência de que há no líder também uma referência capaz de fazer no dia a dia, se necessário. 

Jair Pereira era uma espécie de “Fat Tony”, aquela personagem de Nassim Taleb com inteligência de rua e ganhadora de dinheiro, contra os “empty suits” e os papagaios bem informados incapazes de pensar com a própria cabeça, que vomitam clichês e cedem aos perigos do groupthinking.

Agora que a Verde se disse otimista com bolsa, já pode comprar? Jair Pereira pode até não ser um gênio (longe disso), mas foi vencedor por quase todos os clubes por onde passou. Talvez tenha sido sorte, você tem razão. Nunca saberemos. O risco é um negócio curioso, porque ele nunca poderá ser medido de verdade e com precisão, nem mesmo a posteriori.

Quando deu certo, nunca saberemos qual a probabilidade de ter dado errado. Provavelmente, cederemos à tentação psíquica de achar que tomamos o caminho correto, tendo chegado lá por conta da concretude de um materialismo histórico que nunca existiu, nem nunca poderá existir. Foi de determinado jeito, mas poderia muito bem ter sido diferente, não fossem aquelas duas bolas na trave…

Entre um ganhador de dinheiro sortudo e um competente azarado, com quem você fica?

O momento de virada na bolsa

As ciências sociais, sobretudo em ambientes de elevada incerteza, muito suscetíveis à aleatoriedade e permeados por fenômenos complexos, terão enorme dificuldade em modelar o mundo. Mas, para ficar em posição de destaque perante a Academia e, mais especificamente, aos doutores das ciências naturais, tentarão fazer a realidade caber em suas planilhas de Excel e em seus arquétipos ultrassofisticados.

Essa fragilidade é particularmente grande em momentos de inflexão, por uma razão objetiva: os modelos se baseiam em dados históricos e, se estamos diante de uma quebra estrutural, a econometria das séries de tempo costuma funcionar mal. Seu modelo segue um determinado padrão, mas esse padrão está sendo rompido. Vai dar ruim.

Essa é uma das razões para os traders ganharem mais dinheiro do que os macroeconomistas. A curva de juros vai ser sempre mais rápida (e eficiente) do que o relatório Focus. 

O ponto nevrálgico é que estamos justamente no momento da inflexão. Saímos de um mundo (e de um país) em que só se discutia inflação e alta de juro para outro em que se debate quando e quanto cai a Selic. Cresce a expectativa por um corte em agosto, possivelmente de 50 pontos.

Ainda mais interessante: na média, o consenso de mercado, ao longo dos últimos sete ciclos de afrouxamento monetário, subestimou os cortes da Selic em 150 pontos-base. Se estivermos falando de um PIB que cresce 2%, de uma inflação abaixo de 5% e de uma Selic de 8%, é um outro Brasil.

Calma, calma. Dispenso os ataques de comunista, ou a provocação infantil de “fazueli.” Em que pese o bom desempenho do ministro Fernando Haddad, as variáveis supracitadas derivam de pouco (ou quase nenhum) mérito do governo.

Alguns diriam que Lula é sortudo, que vai pegar, mais uma vez, a maré mudando em seu favor. Talvez baste. Uma recuperação cíclica natural depois de anos de muita inflação e aperto monetário global. 

Daqui a pouco, será possível ler que a S&P estuda elevar o rating soberano brasileiro, citando os benefícios advindos das reformas estruturais implementadas desde o governo Temer. Talvez aí seja tarde demais para comprar.

P.S.: Há algum tempo estamos alertando sobre o quanto as microcaps estão amassadas e com muito espaço pra subir, nesse cenário de queda de juros e maior apetite por risco. Se você quiser um jeito fácil de se expor à tese, convido a conhecer aqui o veículo que se expõe diretamente ao mercado de micro e small caps.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar