Você pode ter uma renda semanal de até 500 dólares na sua conta; descubra como aqui

O melhor do Seu Dinheiro
Ricardo Gozzi
Cotações por TradingView
2023-01-10T08:36:45-03:00
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O poder das imagens: Destruição em Brasília, BDRs e ações estrangeiras, assembleia da Gafisa e outras notícias do dia

A presença da cúpula dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dos governadores de quase todos os Estados em Brasília proporcionou imagens construtivas, capazes de rivalizar com as cenas de horror do último domingo

10 de janeiro de 2023
8:36
Manifestantes bolsonaristas radicais praticam quebra quebra na sede do governo
Imagem: Reprodução das redes sociais

Nem sempre nos damos conta, conscientemente, do poder das imagens. Algumas delas são tão impactantes que produzem efeito prolongado não apenas individual, mas sobre o imaginário coletivo.

No domingo, o ataque de radicais bolsonaristas à Praça dos Três Poderes exigia a rápida produção de imagens poderosas o suficiente para fazer frente à sensação generalizada de horror.

Não parecia algo trivial, mas essas imagens vieram à tona já na segunda-feira, dia seguinte ao ataque golpista.

A presença da cúpula dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dos governadores de quase todos os Estados em Brasília menos de 24 horas depois da depredação proporcionou imagens igualmente impactantes de união contra a barbárie.

E enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dava uma demonstração clara de liderança, dezenas de milhares de pessoas saíam às ruas de diversas capitais em defesa da paz e da convivência democrática.

Embora incapazes de desfazer a destruição material e imaterial - das obras de arte, dos símbolos nacionais, dos patrimônios público e histórico -, são imagens construtivas, capazes de rivalizar com as cenas de horror do último domingo e de mostrar que os símbolos importam, gostemos deles ou não.

Transmitidas essas imagens, o desafio de Lula agora é passar a sensação de normalidade, ainda que não haja nada de normal no que vem ocorrendo em tempos recentes.

Nesse sentido, o governo recém-empossado manteve o compromisso de divulgar ainda esta semana as primeiras medidas econômicas efetivas para o momento desafiador que vivemos. Conforme prometido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, numa aparentemente distante semana passada.

Para entender como tudo isso vai mexer com os mercados financeiros não apenas hoje, mas pelos próximos tempos, o colunista Matheus Spiess proporciona uma análise minuciosa dos potenciais impactos dos acontecimentos recentes.

Vale a pena conferir!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Cautela antes da fala de Powell faz bolsas internacionais recuarem; IPCA e Brasília são foco do Ibovespa hoje. No panorama doméstico, os desdobramentos políticos do ataque à Praça dos Três Poderes seguem em foco. 

ESPECIAIS SD
Onde investir em 2023: BDRs e ações estrangeiras podem ser boas opções, mas apenas para quem tiver frieza para aguentar a volatilidade. Companhias de qualidade, especialmente setores e empresas com bom histórico de lucros, estão entre as melhores opções para quem deseja investir em ações no exterior.

HELLO, LULA?
Biden fala com Lula por telefone sobre ataques em Brasília. O presidente norte-americano já havia condenado os atos de apoiadores de Bolsonaro nas sedes dos Três Poderes. Saiba o que os dois chefes de Estado conversaram.

DERROTADA?
Acionistas da Gafisa (GFSA3) rejeitam cancelamento de aumento de capital. A validação da operação da companhia controlada por Nelson Tanure, no valor de R$ 78 milhões e homologada na semana passada, representa uma derrota para a Esh.

MAIS UM PASSO DADO
Conselho do GPA (PCAR3) aprova redução de capital bilionária para cisão com Grupo Éxito. A proposta ainda precisa do sinal verde dos acionistas. O objetivo da operação é distribuir 86% das ações do Éxito aos acionistas do GPA, incluindo BDRs e ADRs.

SEGUINDO A PROGRAMAÇÃO...
Goldman Sachs vai demitir mais de 3 mil funcionários — e o corte já tem data para acontecer. As demissões devem afetar quase todas as áreas do banco, mas em maior proporção no setor de investimentos.

A CAMPEÃ DO ANO
Melhor carteira recomendada de ações de 2022 teve retorno de quase 32% no ano, contra 4,69% do Ibovespa. Entre as maiores corretoras do país, foi um bancão que fez as indicações mais certeiras do ano. Veja o ranking completo. 

Uma boa terça-feira para você!

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

HYPE DO CHATBOT

Se cuida, ChatGPT! Alibaba entra na corrida da inteligência artificial com versão chinesa; veja quem já está nessa disputa

8 de fevereiro de 2023 - 14:10

A Microsoft não está assistindo tudo isso de braços cruzados e anunciou um mecanismo de pesquisa Bing com inteligência artificial e um navegador Edge, que será sustentado pelo ChatGPT

Repercussão do resultado

Itaú (ITUB4) acertou em provisionar 100% da exposição à Americanas, dizem analistas; ações disparam na bolsa

8 de fevereiro de 2023 - 12:56

Ao se prevenir totalmente de calote da Americanas no balanço do 4T22, Itaú evita que efeito contamine resultados de 2023

CORRIDA PLATINUM

Uber supera expectativas no 4º trimestre e encerra 2022 com balanço 5 estrelas; ações disparam nas bolsas

8 de fevereiro de 2023 - 12:09

A empresa encerrou os últimos três meses do ano passado com um lucro líquido de US$ 595 milhões, contrariando as expectativas de prejuízo dos analistas

VESPEIRO POLÍTICO

CEO do Itaú (ITUB4) fala sobre disputa entre Lula e presidente do BC: “é do jogo”

8 de fevereiro de 2023 - 11:44

Milton Maluhy, CEO do Itaú, vê a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “na direção correta”, mas defende definição rápida da meta de inflação

TEMPOS DIFÍCEIS

Entenda o que está acontecendo com a Marisa (AMAR3) após a renúncia do presidente e alerta financeiro — ações caem mais de 5% na B3

8 de fevereiro de 2023 - 11:12

A Marisa (AMAR3) não detalhou quais as suas dificuldades financeiras que demandam melhorias na estrutura de capital

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies