🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

O poder das imagens: Destruição em Brasília, BDRs e ações estrangeiras, assembleia da Gafisa e outras notícias do dia

A presença da cúpula dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dos governadores de quase todos os Estados em Brasília proporcionou imagens construtivas, capazes de rivalizar com as cenas de horror do último domingo

10 de janeiro de 2023
8:36
Manifestantes bolsonaristas radicais praticam quebra quebra na sede do governo
Imagem: Reprodução das redes sociais

Nem sempre nos damos conta, conscientemente, do poder das imagens. Algumas delas são tão impactantes que produzem efeito prolongado não apenas individual, mas sobre o imaginário coletivo.

No domingo, o ataque de radicais bolsonaristas à Praça dos Três Poderes exigia a rápida produção de imagens poderosas o suficiente para fazer frente à sensação generalizada de horror.

Não parecia algo trivial, mas essas imagens vieram à tona já na segunda-feira, dia seguinte ao ataque golpista.

A presença da cúpula dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dos governadores de quase todos os Estados em Brasília menos de 24 horas depois da depredação proporcionou imagens igualmente impactantes de união contra a barbárie.

E enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dava uma demonstração clara de liderança, dezenas de milhares de pessoas saíam às ruas de diversas capitais em defesa da paz e da convivência democrática.

Embora incapazes de desfazer a destruição material e imaterial - das obras de arte, dos símbolos nacionais, dos patrimônios público e histórico -, são imagens construtivas, capazes de rivalizar com as cenas de horror do último domingo e de mostrar que os símbolos importam, gostemos deles ou não.

Transmitidas essas imagens, o desafio de Lula agora é passar a sensação de normalidade, ainda que não haja nada de normal no que vem ocorrendo em tempos recentes.

Nesse sentido, o governo recém-empossado manteve o compromisso de divulgar ainda esta semana as primeiras medidas econômicas efetivas para o momento desafiador que vivemos. Conforme prometido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, numa aparentemente distante semana passada.

Para entender como tudo isso vai mexer com os mercados financeiros não apenas hoje, mas pelos próximos tempos, o colunista Matheus Spiess proporciona uma análise minuciosa dos potenciais impactos dos acontecimentos recentes.

Vale a pena conferir!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Cautela antes da fala de Powell faz bolsas internacionais recuarem; IPCA e Brasília são foco do Ibovespa hoje. No panorama doméstico, os desdobramentos políticos do ataque à Praça dos Três Poderes seguem em foco. 

ESPECIAIS SD
Onde investir em 2023: BDRs e ações estrangeiras podem ser boas opções, mas apenas para quem tiver frieza para aguentar a volatilidade. Companhias de qualidade, especialmente setores e empresas com bom histórico de lucros, estão entre as melhores opções para quem deseja investir em ações no exterior.

HELLO, LULA?
Biden fala com Lula por telefone sobre ataques em Brasília. O presidente norte-americano já havia condenado os atos de apoiadores de Bolsonaro nas sedes dos Três Poderes. Saiba o que os dois chefes de Estado conversaram.

DERROTADA?
Acionistas da Gafisa (GFSA3) rejeitam cancelamento de aumento de capital. A validação da operação da companhia controlada por Nelson Tanure, no valor de R$ 78 milhões e homologada na semana passada, representa uma derrota para a Esh.

MAIS UM PASSO DADO
Conselho do GPA (PCAR3) aprova redução de capital bilionária para cisão com Grupo Éxito. A proposta ainda precisa do sinal verde dos acionistas. O objetivo da operação é distribuir 86% das ações do Éxito aos acionistas do GPA, incluindo BDRs e ADRs.

SEGUINDO A PROGRAMAÇÃO...
Goldman Sachs vai demitir mais de 3 mil funcionários — e o corte já tem data para acontecer. As demissões devem afetar quase todas as áreas do banco, mas em maior proporção no setor de investimentos.

A CAMPEÃ DO ANO
Melhor carteira recomendada de ações de 2022 teve retorno de quase 32% no ano, contra 4,69% do Ibovespa. Entre as maiores corretoras do país, foi um bancão que fez as indicações mais certeiras do ano. Veja o ranking completo. 

Uma boa terça-feira para você!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar