🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

A esperança do investidor gringo, o novo aumento de capital da Gafisa e outros destaques do dia

21 de março de 2023
19:27 - atualizado às 19:28
Placa sinalizando Wall Street, centro financeiro dos EUA e que simboliza a bolsa e o mercado de ações do país
Com ajuda de Wall Street, Ibovespa sobe hoje puxado por commodities - Imagem: Shutterstock

A Super Quarta, que acontece amanhã (22), promete ser uma das decisões de política monetária mais badaladas dos últimos tempos — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Em Nova York, a preocupação é com uma eventual crise bancária e os seus desdobramentos para a economia global. No Brasil, a inflação ainda está longe de um patamar confortável e uma nova âncora fiscal para os gastos públicos ainda não foi apresentada, mas há grande cobrança por parte do governo federal para um corte nos juros.

A terça-feira prometia tensão, acompanhando o movimento visto nos últimos dias, mas o saldo foi positivo em Wall Street e na B3.

Lá fora, os investidores parecem ter sido convencidos de que as atuações do Tesouro americano e do Federal Reserve serão suficientes para controlar eventuais novos problemas no setor bancário, e o First Republic Bank — instituição financeira que vinha sendo apontada como a principal candidata a ser a próxima a quebrar — viveu um dia de rali.

O mercado brasileiro fechou em alta — mas o Ibovespa bateu na trave, com modestos ganhos de 0,07%, aos 100.998 pontos. O dólar à vista avançou 0,05%, a R$ 5,2457.

E se, nos últimos dias, o setor bancário foi o vilão, hoje a melhora do humor no exterior permitiu que os ativos brasileiros se recuperassem.

Por aqui, pesaram novos ruídos políticos — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já dá como certa a divulgação da nova âncora fiscal apenas quando retornar de sua viagem à China; ele também renovou as críticas ao Banco Central.

Falando em atrasos, o chefe da Câmara, Arthur Lira, deu sinais de que a reforma tributária pode demorar mais do que o esperado. 

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

PASSANDO O CHAPÉU
Gafisa (GFSA3) aprova o décimo aumento de capital em três anos da “era Tanure”; CVM investiga. Apenas a nova operação que o conselho da construtora aprovou neste mês pode diluir os acionistas em mais de 50%.

PRATO CHEIO
Arroz ou macarrão? JP Morgan tem nova recomendação para Camil (CAML3) e M.Dias Branco (MDIA3) — saiba qual ação abre o apetite do banco. O preço-alvo de ambas foi cortado, mas ainda assim uma delas é a preferida no cardápio das empresas do setor de alimentos.

NOVA INTEGRANTE
Esta empresa de commodities deve ser a próxima a entrar no Ibovespa, diz Genial. Veja qual ação poderá estrear na carteira teórica em maio, na visão da corretora; a princípio não haverá exclusões, mas isso pode mudar.

PRODUTO NOVO
Nubank começa a oferecer empréstimo consignado a servidores públicos. Taxas de juros da modalidade serão aplicadas de acordo com o perfil de risco dos clientes.

SEM ALMOÇO GRÁTIS
Putin entrega os anéis e fica com os dedos: o preço da ajuda da China à Rússia na guerra. Não é segredo que o presidente russo gostaria que Pequim ajudasse Moscou enquanto se debate em um pântano econômico e militar causado pela invasão da Ucrânia, que já dura mais de um ano.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar