O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-08T11:24:16-03:00
Ricardo Gozzi
SEM MEIAS PALAVRAS

Apagando incêndio com gasolina: secretário-geral da Otan diz que a Finlândia será recebida ‘calorosamente’ na aliança militar

Mídia finlandesa têm manifestado apoio à adesão do país nórdico à Otan; Finlândia e Rússia compartilham fronteira de 1.300 km

8 de abril de 2022
11:24
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN
Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan - Imagem: Flickr

A expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na direção das fronteiras da Rússia é apontada como um dos motivos para a guerra que há um mês e meio devasta a Ucrânia.

No que depender do secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, a expansão da aliança militar em direção ao território russo é um incêndio que vai ser apagado com gasolina.

Depois de afirmar que a Otan precisa arrumar meios de evitar que a guerra se espalhe para além das fronteiras ucranianas, Stoltenberg declarou que a Finlândia será “recebida calorosamente” caso decida aderir à aliança militar.

Agora sem meias-palavras, a Otan diz que vai seguir se expandindo para onde for chamada.

Neutralidade histórica da Finlândia em relação à Otan está em jogo

Finlândia e Rússia compartilham cerca de 1.300 quilômetros de fronteira. Atualmente, somente Ucrânia, Finlândia e Bielorrússia separam fisicamente a Rússia da Otan.

Na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, anunciou que “em breve” esclarecerá os próximos passos sobre a possibilidade de adesão à Otan.

A mídia finlandesa têm defendido que o país abandone sua neutralidade histórica em relação ao tema e ingresse na aliança militar.

Fonte: The Economist

Guerras na fronteira

A fronteira em questão já foi palco de duas guerras entre Moscou e Helsinque.

Em meio à eclosão da Segunda Guerra Mundial, a Finlândia e a extinta União Soviética travaram a chamada Guerra de Inverno.

Entre novembro de 1939 e março de 1940, cerca de 200 mil pessoas morreram em pouco mais de três meses de conflito.

Pouco mais de um ano depois, a partir de junho de 1941, a Finlândia tornou-se uma das frentes da chamada Operação Barbarossa, lançada pelos nazistas contra a URSS.

As declarações do secretário-geral da Otan

Numa entrevista à CNBC, Stoltenberg disse que cabe à Finlândia decidir, mas que ela será muito bem recebida caso opte por ingressar na Otan.

“A mensagem da Otan é que cabe à Finlândia decidir”, disse o secretário-geral. “Respeitaremos a decisão seja ela qual for, mas se a Finlândia decidir se candidatar à adesão, estou confiante de que os aliados da Otan a receberão calorosamente – e podemos rapidamente tomar a decisão de tê-la como membro”, acrescentou.

Os comentários de Stoltenberg vêm à tona em um momento no qual a Suécia, outro país com posição de neutralidade, também tem mostrado abertura à possibilidade de reconsiderar sua política de não-alinhamento.

Enquanto isso, o conflito na Ucrânia caminha para completar dois meses sem indícios de uma solução próximo.

*Com informações da CNBC.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

MERCADOS HOJE

Bolsa hoje: Ibovespa futuro abre próximo da estabilidade e tenta ignorar exterior; dólar vai a R$ 5,07

RESUMO DO DIA: A desaceleração da economia chinesa pesou no sentimento das bolsas nesta segunda-feira (16). Os dados mais fracos dão os primeiros sinais de recessão, o que deve afetar o desempenho das atividades nos demais países. Por aqui, a Petrobras (PETR4) é o foco do dia, com debates envolvendo o preço dos combustíveis e […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de swing trade: compra de ações da Wiz (WIZB3) e lucro de 5% no bolso com Bradesco (BBDC4)

Identifiquei uma oportunidade de swing trade – compra dos papéis da Wiz (WIZS3), com entrada em R$ 8,44; veja a análise

O melhor do Seu Dinheiro

O Nubank estará Nu mais uma vez? Confira a história do dia e outras sete notícias que mexem com os seus investimentos

O Nubank virou rei na competição com os bancões, mas a nudez dos balanços amargou o gosto dos investidores pela fintech; veja o que esperar do resultado do primeiro trimestre

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Desaceleração da China gera mal estar e bolsas amanhecem pressionadas; Ibovespa acompanha tensão na Petrobras (PETR4)

No panorama doméstico, os balanços de Magazine Luiza, Nubank e outros movimentam o dia

Fã ou hater?

O Nubank (NUBR33) vai calar a boca dos críticos? Saiba o que esperar dos resultados do 1T22 do banco digital

Nubank é um daqueles papéis que costumam gerar um comportamento binário dos investidores, a exemplo de Oi (OIBR3) e IRB (IRBR3): ou você é fã, ou é hater.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies