Cotações por TradingView
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
ELEIÇÕES 2022

Relatório de militares atesta conformidade do processo eleitoral, mas aponta ‘oportunidades de melhorias’ ao TSE

O relatório assinado pelos chefe das Forças Armadas e representantes do Exército, Força Aérea e Marinha aponta “ressalvas a serem analisadas pela equipe técnica do TSE”.

Larissa Vitória
Larissa Vitória
9 de novembro de 2022
20:06 - atualizado às 18:24
Urnas militares fraude

CORREÇÃO: a primeira versão do texto utilizava uma nota do Ministério da Defesa que mais tarde foi declarada falsa pela pasta. A verdadeira nota oficial foi incluída na atualização.

Conforme prometido pelo Ministério da Defesa, e no final do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pasta divulgou nesta quarta-feira (9) o aguardado relatório produzido por militares sobre o processo eleitoral brasileiro e a votação eletrônica.

E a pasta deixou uma conclusão para aqueles que questionam a lisura das urnas ao garantir que os boletins de urna impressos e disponibilizados pelo TSE estavam dentro da conformidade.

Para Alexandre de Moraes, presidente da Corte, o documento "não apontou nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022".

Mais cedo circulou uma suposta nota em que a Defesa afirmava não ter "encontrado nenhum indício de manipulação dos resultados que possa configurar fraude do pleito". A pasta confirmou que a mensagem era falsa pouco após a publicação do relatório.

Por falar nele, o documento assinado pelos chefe das Forças Armadas e representantes do Exército, Força Aérea e Marinha aponta "ressalvas a serem analisadas e levadas em consideração pela equipe técnica do TSE".

Uma delas é que as ferramentas e procedimentos disponibilizados para o trabalho das entidades fiscalizadores foram considerados "insuficientes para uma análise técnica mais completa".

Além disso, o documento cita que, durante a compilação do código-fonte e geração dos programas, as urnas acessam a rede, o que "pode configurar relevante risco à segurança do processo". A defesa sugere uma nova investigação técnica dessa etapa e de seus possíveis efeitos.

Relatório abre brechas para manifestantes bolsonaristas acreditarem em fraude nas urnas?

Vale destacar que a listagem de "oportunidades de melhoria" nas urnas de processos sem efeito estatístico - ou seja, sem relevância para a contagem de votos - costuma ser realizada em todas as eleições.

Mas, no contexto da última corrida presidencial - que terminou com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -, o relatório pode abrir uma brecha para apoiadores do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL).

Parte do eleitorado bolsonarista se manifesta nas ruas, estradas e em frente aos quartéis brasileiros desde o encerramento do segundo turno com um discurso de que houve fraude nas urnas.

O documento também pode servir de ferramenta para que o próprio presidente Bolsonaro siga sem admitir clara e publicamente a derrota nas eleições.

Compartilhe

POLÍTICA ECONÔMICA

O Brasil corre risco de ter reforma tributária de “exceções”, para vice-governador de São Paulo

24 de setembro de 2023 - 16:48

Para o político, o principal problema na reforma tributária é a grande quantidade de leis complementares que estão previstas

MAIORIA NO STF

Dilma Rousseff elegível? STF mantém direitos políticos da ex-presidente após impeachment

23 de setembro de 2023 - 16:57

Dilma foi candidata ao Senado em 2018, mas não se elegeu, e hoje é presidente do Novo Banco do Desenvolvimento

8 DE JANEIRO

Consultores de golpe? Bolsonaro discutiu possibilidade de intervenção militar com Forças Armadas após vitória de Lula, diz Cid, em delação

21 de setembro de 2023 - 14:00

Na delação, Cid disse que foi testemunha das duas reuniões, quando Bolsonaro recebeu o documento do assessor e também quando levou-o aos militares

VIAGEM AO EXTERIOR

‘Green bonds’: veja o que já sabemos sobre os títulos sustentáveis propostos aos investidores internacionais por Haddad 

18 de setembro de 2023 - 8:47

Autoridades do governo já realizaram 36 reuniões, das quais participaram cerca de 60 investidores internacionais, incluindo nomes dos EUA e da Europa

NÃO PERCA NADA

Lula e Haddad chegam em Nova York: veja agenda completa do que presidente e ministro farão nesta semana 

17 de setembro de 2023 - 15:40

Lula será acompanhado por uma grande comitiva de ministros que, segundo fontes, pode ser a maior já vista para acompanhar um presidente brasileiro

EM HAVANA

Em Cuba, Lula defende ordem mundial justa e critica embargo ao país antes de viajar para encontro da ONU

16 de setembro de 2023 - 16:25

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprova todos os anos um texto denunciando os efeitos negativos da política americana e pedindo o fim do embargo

RENEGOCIAÇÃO

Desenrola Brasil: Banco do Brasil ultrapassa volume de R$ 10 bilhões em renegociação de dívidas

16 de setembro de 2023 - 15:15

O programa Desenrola foi lançado há cerca de dois meses em conjunto pelo governo federal e os bancos brasileiros

MINHAS BLUSINHAS!

Remessa Conforme: depois da Shein, Amazon e Shopee aderem ao programa do governo — mas já está funcionando? Veja

16 de setembro de 2023 - 12:30

A isenção não se estende ao ICMS cobrado pelos Estados, que tem alíquota uniforme de 17%, conforme definição do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz)

VIAGEM PRESIDENCIAL

Lula em Cuba deve trazer de volta Mais Médicos? Presidente vai ao país para fechar acordos sobre medicamentos e vacinas

16 de setembro de 2023 - 10:15

Lula desembarcou na última sexta-feira (15) em Havana, capital cubana, onde irá participar da cúpula do G77+China, grupo que reúne 134 países em desenvolvimento além da China

BRIGA DE GIGANTES

‘Essa MP torna os procedimentos mais complexos e inviabiliza investimentos’: entenda a medida de Haddad que irritou grandes empresas

14 de setembro de 2023 - 12:20

A associação alega que a MP vai muito além de uma simples regulamentação da decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tratou do tema

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies