Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

ELEIÇÕES 2022

Datafolha, Ipec e mais: O que dizem as pesquisas a uma semana do segundo turno das eleições entre Lula e Bolsonaro

Apesar da polêmica com a diferença dos levantamentos em relação ao que se viu nas urnas, pesquisas costumam ser bem mais precisas no segundo turno; saiba o que esperar da reta final da campanha

23 de outubro de 2022
8:01 - atualizado às 11:09
Luiz Inácio Lula da Silva veste terno cinza escuro e camisa azul jeans. Ele encara Bolsonaro, que veste terno e grata cinza em montagem.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Ricardo Stuckert-Flickr Lula Oficial / Alan Santos-PR / Montagem Brenda Silva

As pesquisas eleitorais do segundo turno estão mais para uma fotografia do que para um filme. Muda instituto, muda contratante e elas mostram quase a mesma pose na corrida pelo Palácio do Planalto: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, mas o presidente Jair Bolsonaro (PL) reduz a vantagem do petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O retrato também é parecido com o resultado do primeiro turno, quando Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro, candidato à reeleição, recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.

Na ocasião, muito se falou da diferença entre o que as pesquisas mostravam e o que realmente aconteceu na primeira etapa da eleição. Afinal, diversos institutos ainda mostravam, às vésperas da votação, uma chance de Lula liquidar a disputa no dia 2 de outubro. No entanto, indicavam também que o segundo turno entre eles era o cenário mais provável.

Lula ou Bolsonaro, quem tem o melhor close?

Seja como for, o fato é que, se olharmos a tendência dos levantamentos dos últimos anos, a fotografia do segundo turno costuma trazer uma imagem bem mais nítida e fiel do vencedor.

E o que os levantamentos mostram a uma semana da votação é que Lula se mantém à frente na preferência do eleitor, mas com pouca margem para erros se quiser voltar a ocupar o Palácio do Planalto. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a seguir os números mais recentes das principais pesquisas divulgadas até agora, considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos nulos e indecisos: 

Leia Também

  • Datafolha, 19 de outubro: Lula tem 52% contra 48% de Bolsonaro
  • Genial/Quaest, 19 de outubro: Lula tem 52,8% contra 47,2% de Bolsonaro
  • Ipespe, 18 de outubro: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro. Confira a pesquisa. 
  • Ipec (ex-Ibope), 17 de outubro: Lula tem 54% contra 46% de Bolsonaro. Confira a pesquisa.
  • MDA, 17 de outubro: Lula tem 53,5% contra 46,5% de Bolsonaro
  • Atlas Intel, 13 de outubro: Lula tem 52,4% contra 47,6% de Bolsonaro
  • PoderData, 12 de outubro: 52% contra 48% de Bolsonaro

Pela média do agregador de pesquisas elaborado pelo Estadão, o placar de momento seria de 52% a 48% em favor de Lula se o segundo turno ocorresse hoje.

A única divergência a esse cenário é uma pesquisa Futura/ModalMais segundo a qual Bolsonaro teria 50,5% dos votos válidos e Lula, 49,5%. A margem de erro desse levantamento, divulgado na última sexta-feira (21), é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

A reta final da campanha presidencial também foi tema do podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro. Saiba quem se saiu melhor na disputa pelos apoios no segundo turno:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O álbum de fotos de Lula e Bolsonaro no segundo turno

Com a presidência em jogo, os candidatos ao Palácio do Planalto partiram para o tudo ou nada — um movimento que fica mais nítido do lado de Lula, que resolveu sair da defensiva na reta final das eleições.

Nas duas últimas semanas, por exemplo, a campanha petista atacou Bolsonaro na propaganda da TV como preguiçoso, incompetente, corrupto, satanista e até pedófilo.

É verdade que o presidente deu combustível para o rival. No fim de semana passado, o trecho de uma entrevista na qual o presidente contava que havia “pintado um clima” com garotas de 14 anos se tornou o tema mais comentado na internet.

A fala foi compartilhada mais de 30 milhões de vezes no YouTube e exibida na TV aberta pelo PT antes de o uso do trecho da entrevista ser proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro viu-se obrigado a jogar na defensiva, gravando vídeos e até mesmo participando de uma live no meio da madrugada para alegar que foi mal compreendido e que a fala teria sido distorcida.

A equipe de campanha de Lula também acusa Bolsonaro de compra de votos diante da profusão de medidas do governo voltada para o eleitorado de baixa renda em pleno período eleitoral.

Entretanto, o resultado da propaganda negativa não se traduziu em mais votos para Lula, como mostram as pesquisas divulgadas no decorrer da última semana.

Bolsonaro, por sua vez, não fica para trás nos ataques. O presidente tem acusado Lula de ter a intenção de legalizar as drogas e o aborto de maneira indiscriminada e de querer implementar o que os defensores da pauta de costumes chamam de “ideologia de gênero”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio à troca de acusações, Bolsonaro colheu frutos em segmentos importantes, como entre eleitores de baixa renda, e chegou a ultrapassar numericamente o adversário no Sudeste, a região mais populosa do país.

Guerra santa

Talvez o movimento mais inesperado tenha ocorrido entre os católicos. Supunha-se que a arruaça bolsonarista na procissão de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, traria rejeição ao presidente.

Segundo a medição do Ipec depois do ocorrido, porém, Bolsonaro cresceu entre os eleitores católicos de 34% para 38%, enquanto Lula caiu de 60% para 56%.

Lula, por sua vez, faz acenos ao eleitorado evangélico, que vota majoritariamente em Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Numa carta dirigida ao público evangélico, o candidato petista aborda temas que se supunha terem sido superados no século 19, mas que voltaram à tona com força nos últimos anos. No documento, Lula defende o respeito à liberdade religiosa e à separação entre Estado e Igreja.

A disputa pelos indecisos

A campanha bolsonarista aposta ainda na virada dos votos e no convencimento dos indecisos. Nesta semana, em discurso em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro fez um apelo: “Vamos virar os votos e buscar os indecisos para que possam comparecer às urnas”.

A ideia é tentar minimizar a abstenção e reverter o resultado do primeiro turno em cidades com colégios eleitorais importantes na Zona da Mata mineira. Em Juiz de Fora, por exemplo, Bolsonaro teve 38% dos votos no primeiro turno, contra 52% de Lula.

Entretanto, a disputa pelo voto dos indecisos é mais inglória do que parece. As pesquisas que incorporam dados sobre o voto em primeiro turno têm mostrado que a maioria dos eleitores de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) tende a optar por Lula se for votar no próximo domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, voltando ao agregador de pesquisas do Estadão, Lula tem 48% dos votos totais, contra 44% de Bolsonaro.

Número, aliás, muito próximo da proporção de votos válidos registrada pelos candidatos no primeiro turno.

Se os levantamentos estiverem corretos, é como se, dos 6,2 milhões de votos de vantagem de Lula no primeiro turno, Bolsonaro tivesse diminuído essa margem para 4,8 milhões.

Em tese, restariam 8% dos votos em disputa. Considerando que o primeiro turno contou com 4,2% de votos brancos e nulos, restaria apenas 3,8% do eleitorado em disputa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E é nesse aspecto que a situação se complica para Bolsonaro. A maioria das pesquisas aponta para uma taxa de indecisão de 4% do eleitorado total, ou 4,7 milhões.

Enquanto isso, a taxa de decisão no voto em Lula e Bolsonaro supera os 90% entre os eleitores de cada um deles. Essa situação limita muito a margem de viragem de voto.

Para conseguir a reeleição, o atual presidente precisaria, na prática, convencer todos os indecisos a votarem nele e ainda virar o voto de uma parcela dos eleitores de Lula.

É fato que, ao votar em primeiro turno ou ao responder às pesquisas, o eleitor não assina nenhuma espécie de compromisso que o obrigue a manter o voto no segundo turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também é verdade que, embora o voto seja obrigatório no Brasil, o eleitor pode simplesmente não votar no segundo turno. E é aqui que entra em jogo o que as campanhas de Lula e Bolsonaro enxergam como decisivo para essa reta final: a taxa de abstenção.

Abstenção pode mudar fotografia final

Por mais que as pesquisas de segundo turno tragam um retrato mais fiel da possível realidade das urnas, a taxa de abstenção é um elemento que não pode ser controlado e tem o potencial de mudar o cenário da disputa.

No primeiro turno, em 2 de outubro, o nível de abstenção chegou a 20,9% — o maior para essa rodada desde 1998, quando o percentual foi de 20,3%. Isto quer dizer que 32 milhões de eleitores que estavam aptos não compareceram às urnas.

Tradicionalmente, a abstenção aumenta no segundo turno. Em 2018, a taxa de abstenção em segundo turno atingiu 21,3% dos eleitores. E a expectativa é de que seja ainda maior este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não à toa, integrantes das equipes de Lula e de Bolsonaro estão preocupados com a ausência dos eleitores no segundo turno.

Do lado petista, a campanha decidiu, por exemplo, pedir à Justiça que o transporte público seja gratuito no dia do segundo turno. A demanda foi acatada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pode impactar o nível de comparecimento de eleitores de renda mais baixa..

Com isso, prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no próximo dia 30 sem que posteriormente possam ser enquadradas em algum crime de responsabilidade. De qualquer modo, trata-se de uma decisão facultativa de cada prefeitura.

Já a campanha de Bolsonaro está preocupada com dois aspectos: a tradicional abstenção maior do segundo turno e o feriado de 2 de novembro, três dias após o segundo turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comitê de campanha do atual presidente avalia que parte do eleitorado de renda mais elevada, entre o qual Bolsonaro prevalece, aproveitará o feriado para viajar.

Avalia também que, entre esse grupo, há pessoas que não estão totalmente convencidas a votar em Bolsonaro e, portanto, abririam mão de votar.

Especialistas afirmam que, tradicionalmente, a abstenção em segundo turno costuma favorecer o candidato com melhor desempenho em primeiro turno. No caso, Lula.

No cenário de 2022, considera-se que a abstenção passaria a favorecer Bolsonaro a partir de uma taxa de 24% a 25%, índices jamais registrados desde as eleições de 1989.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja como for, a uma semana do segundo turno, levando-se em consideração as margens — e também possíveis erros — das pesquisas, abstenções e o fato de muita gente se decidir apenas quando está de frente para a urna, as eleições presidenciais estão tudo, menos definidas.

A reta final da campanha presidencial também foi tema do podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro. Saiba quem se saiu melhor na disputa pelos apoios no segundo turno:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TOUROS E URSOS #265

Fim da escala 6×1 propõe uma revolução ou o caos? Veja o que pode mudar na economia e nas contas das empresas

1 de abril de 2026 - 13:01

Cláudio Felisoni, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, fala no Touros e Ursos desta semana sobre um estudo que mensura os possíveis efeitos da redução da jornada no varejo e na economia

DANÇA DAS CADEIRAS

O que muda no governo depois de Lula ter confirmado Alckmin como vice e anunciado a saída de 18 ministros

31 de março de 2026 - 16:55

Segundo Lula, mais auxiliares podem deixar a Esplanada, mas ainda precisam avisá-lo

DIREITOS CIVIS

Enquanto o Brasil começa a ampliar licença-paternidade para 20 dias, um país já paga até 1 ano de salário para o pai ficar em casa com o filho

31 de março de 2026 - 13:40

Licença-paternidade foi instituída no Brasil com a promulgação da Constituição de 1988. Mesmo com ampliação, benefício seguirá muito aquém do observado em países mais desenvolvidos.

TERCEIRA VIA?

Caiado vem aí: PSD dá a senha para a pré-candidatura de Caiado à presidência da República

30 de março de 2026 - 11:42

Mesmo sem a confirmação oficial, integrantes do PSD começam a repercutir a escolha do governador de Goiás, em detrimento de Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES 2026

Lula empata com Flávio Bolsonaro nos dois turnos das eleições de 2026, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus

30 de março de 2026 - 8:22

O potencial de voto de Lula é um pouco maior e chega a 50%, enquanto Flávio Bolsonaro também tem 48% dos eleitores que admitem votar nele

O TSE EXPLICA

Mito ou verdade? Saiba se a regra dos 50% de votos nulos cancela uma eleição

28 de março de 2026 - 16:45

O equívoco nasce de uma leitura imprecisa do artigo 224 do Código Eleitoral. O texto menciona, de fato, a necessidade de novas eleições caso a “nulidade” atinja mais da metade dos votos

ELEIÇÕES 2026

Lula lidera entre eleitores de centro, mas cenário é de empate técnico no segundo turno contra Flávio Bolsonaro, segundo Datafolha

28 de março de 2026 - 11:35

Apesar da vantagem numérica do petista no primeiro turno entre os moderados, a disputa se acirra em uma eventual rodada decisiva

AUXÍLIO-AUXÍLIO

STF veta auxílio-moradia, auxílio-panetone, auxílio-peru e auxílio-iPhone, mas a lista de penduricalhos agora vetados prima pela criatividade

26 de março de 2026 - 16:23

Decisão do STF limita verbas indenizatórias, suspende auxílios e tenta conter supersalários, embora preserve margem para penduricalhos na magistratura

MAIS UM NA LISTA

Cláudio Castro se torna o 7º ex-governador do RJ a ficar inelegível; entenda a decisão do TSE e relembre os casos de prisões, cassações e impeachments no estado

25 de março de 2026 - 16:31

A pena estipulada pelo TSE foi de 4 anos, retirando o ex-governador da corrida eleitoral deste ano e de 2030

MUDANÇA NO COMANDO

Quem é Dario Durigan: o “técnico” que pode substituir Haddad na Fazenda

11 de março de 2026 - 20:02

Atual secretário-executivo da Fazenda tem perfil mais técnico e pode assumir a pasta com o desafio de tocar a agenda econômica em ano eleitoral

A BANDEIRA DE LULA

Isenção do imposto de renda beneficiou 31% dos eleitores, segundo pesquisa Genial/Quaest

11 de março de 2026 - 18:00

Além do efeito da bandeira do governo Lula na renda, levantamento mostra que a violência permanece no topo das preocupações dos entrevistados

CUIDADO, ELEITOR!

De olho na IA nas eleições, TSE fixa regras contra deepfakes; saiba como denunciar

10 de março de 2026 - 19:29

Especialistas apontam que a observação detalhada da face e do áudio é o primeiro filtro de segurança, mas não é o único

AMIGOS?

O que Daniel Vorcaro conversava com Alexandre de Moraes? Veja as conexões encontradas no celular do banqueiro

6 de março de 2026 - 17:42

Investigação da PF encontra mensagens do ministro do STF no WhatsApp do banqueiro que apontam para uma relação de pelo menos dois anos

INAUGURAÇÃO OFICIAL

Haddad é responsável pelo equilíbrio da economia, diz Lula no pontapé da campanha em São Paulo

3 de março de 2026 - 19:27

Ex-governador de São Paulo e nome forte no Estado, Geraldo Alckmin também foi lembrado com elogios por Lula pela nova política da indústria brasileira

ESQUENTA

Lula e Flávio Bolsonaro têm empate técnico no primeiro turno das eleições, e pressão para Haddad concorrer ao governo de SP aumenta

27 de fevereiro de 2026 - 11:04

Os dados mostram também o filho de Jair Bolsonaro numericamente a frente de Lula no segundo turno, apesar da igualdade técnica entre ambos

CORRIDA PRESIDENCIAL

Vantagem de Lula cai ao menor nível contra Flávio Bolsonaro, mas presidente ainda lidera no 1º turno, diz Atlas/Bloomberg

25 de fevereiro de 2026 - 10:14

Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra Lula ainda à frente de Flávio Bolsonaro e Tarcísio no primeiro turno, mas com a menor vantagem da série histórica contra o senador. No segundo turno, cenário indica empate técnico com o filho do ex-presidente e desvantagem contra o governador paulista

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Flávio Bolsonaro encosta em Lula no 2º turno; desaprovação do presidente segue acima de 50%, diz Meio/Ideia

4 de fevereiro de 2026 - 11:11

O avanço do senador nas intenções de voto para as eleições 2026 ocorre em um momento em que a avaliação do governo Lula segue pressionada

CRISE NOS PODERES

Senadores protocolam pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli por conduta no caso do Banco Master

15 de janeiro de 2026 - 11:19

O magistrado é acusado de crime de responsabilidade, suspeição e conflito de interesses na condução do inquérito que apura as fraudes bilionárias

ELEIÇÕES 2026

Lula lidera todos os cenários da eleição presidencial, aponta pesquisa Genial/Quaest; candidatura de Flávio Bolsonaro é vista como erro por maioria

14 de janeiro de 2026 - 13:55

Levantamento mostra Lula à frente em todas as simulações, enquanto a avaliação de seu governo segue em empate técnico, com 49% de desaprovação e 47% de aprovação; confira quem tem mais chances no embate contra o petista

CORRIDA ELEITORAL

Pesquisa Meio/Ideia mostra Lula líder em 2026: petista vence Tarcísio e Flávio nos dois turnos, mesmo com 40% de rejeição

13 de janeiro de 2026 - 16:08

Apesar da rejeição elevada, Lula mantém vantagem sobre Tarcísio, Flávio, Michelle e outros adversários em todos os cenários; levantamento mostra o petista com 40,2% no primeiro turno e vitórias apertadas no segundo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia