Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ELEIÇÕES 2022

Eleições 2022: Jorginho Mello (PL) derrota Décio Lima e é eleito novo governador de Santa Catarina

Assim como ocorreu em boa parte do país, a disputa em Santa Catarina refletiu o polarizado cenário político nacional

Jorginho Mello e Decio Lima, candidatos ao governo de Santa Catarina
Jorginho Mello e Decio Lima, candidatos ao governo de Santa Catarina -

Com 100% das urnas apuradas, Santa Catarina (SC) escolheu Jorginho Mello, do PL, para governar o estado. Ele recebeu 70,69% dos votos válidos, derrotando Décio Lima, do PT, que obteve 29,31%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As pesquisas de intenção de voto já apontavam ampla vantagem do candidato do Partido Liberal. Na primeira fase do pleito, Jorginho Mello teve 38,68% dos votos, enquanto o candidato petista ficou com 17,40%. 

Assim como aconteceu em diversos palanques estaduais, a disputa refletiu o polarizado cenário eleitoral nacional. Jorginho Mello é membro do mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, enquanto Lima foi o representante de Lula no estado. 

Como Santa Catarina é um estado tradicionalmente com fortes tendências anti-petistas, a ida de Décio Lima ao segundo turno foi celebrada como vitória — o candidato chegou a afirmar que era o "improvável que se tornou provável".

Jorginho Mello, agora eleito governador, tem amplo histórico de atuação política do estado — tendo sido deputado federal por oito anos e ocupando uma cadeira no Senado. Mello tem 66 anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O candidato derrotado, Décio Lima também tem longa trajetória política. Além de advogado e professor, atuou como prefeito de Blumenau e foi deputado federal por três mandatos.

Leia Também

CENÁRIO ELEITORAL PEGA FOGO

“Não ofereci vantagens de troca”. A resposta de Flávio Bolsonaro ao admitir que procurou Daniel Vorcaro para recursos de filme — e a reação do mercado

DIPLOMACIA À BRASILEIRA

Lula fala em “amor à primeira vista” com Trump após reunião sobre tarifas e terras raras nos EUA; confira os principais pontos do encontro

Palanques polarizados

A disputa direta entre um candidato do Partido Liberal, de Jair Bolsonaro, e do Partido dos Trabalhadores, de Luiz Inácio Lula da Silva, trouxe o debate nacional para a disputa. 

O pleito foi marcado pelo forte crescimento dos dois partidos em Santa Catarina — com maior bancada nas eleições legislativas e o avanço inédito de um candidato petista ao segundo turno. 

O PL viu a sua bancada crescer de 7 para 11 parlamentares, enquanto o PT emplacou 4 deputados estaduais. 6 deputados federais foram eleitos pelo PL, enquanto o PT passou de 1 para dois. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação no estado levou Bolsonaro e Lula a intensificarem a atuação da campanha no estado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jorge Messias 29 de abril de 2026 - 19:49
Marcha Global dos Povos Indígenas (2025) 19 de abril de 2026 - 15:03
O ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Proposta de reforma tributária foi encabeçada por vice de Lula. 31 de março de 2026 - 16:55
30 de março de 2026 - 11:42
Homem vota na urna eletrônica, na cabine eleitoral | Votação eleições 2022 28 de março de 2026 - 16:45
Montagem de fotos de Dario Durigan e Fernando Haddad 11 de março de 2026 - 20:02
lula ações arcabouço fiscal lei 11 de março de 2026 - 18:00
Imagem criada por IA traz um robô votando em uma urna eletrônica 10 de março de 2026 - 19:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia