🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Genial/Quaest traz Lula em recuperação e Bolsonaro estagnado

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
21 de setembro de 2022
6:59 - atualizado às 20:27
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: Depois de um período de estagnação, as últimas rodadas do Datafolha, da BTG/FSB, do Ipec e agora da Genial/Quaest mostram que a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto ganhou um fôlego nos últimos dias. Veja também a agenda do dia dos candidatos à Presidência da República.

Lula promete conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia em seis meses

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em entrevista ao Canal Rural que irá concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia em seis meses.

A política ambiental do Brasil é um dos principais motivos apontados pelos parlamentares europeus para manter o acordo sem andamento. 

“A gente precisa desse acordo. Chegamos perto de fazer um acordo. Estamos dispostos a concluir (acordo) porque temos o que vender, temos produtos competitivos, sobretudo na agricultura. Se depender de mim, vamos vender tudo que produzimos lá fora e não vamos ceder às exigências. Vamos negociar”, afirmou.

Sobre desmatamento legal, permitido em determinadas porcentagens conforme cada bioma pelo Código Florestal Brasileiro e refutado por países europeus, Lula declarou que “ninguém é contra”. 

“Está na lei que, se você comprar um terreno na Amazônia, 80% da terra tem de ser preservada”, comentou Lula.

Agronegócios sem intervenção 

Lula também descartou a possibilidade de, se eleito, intervir no agronegócio.

“Não é possível que um governo seja maluco de querer fazer intervenção”, afirmou o petista.

“Se você tentar fazer produção e bloquear, vai quebrar a cara mesmo. Você quebra a cara do Brasil, do negócio e quebra a cara da sua respeitabilidade no mundo”, acrescentou.

A declaração de Lula vem em meio à insegurança do setor sobre a política para alimentos em um eventual governo petista. (Estadão Conteúdo) 

Pesquisa Ipec em Pernambuco: Marília Arraes tem 33% e quatro candidatos empatam em segundo lugar

Marília Arraes (Solidariedade) se manteve na liderança da disputa pelo governo de Pernambuco, com 33% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta quarta-feira (21).

A candidata registrou cinco pontos percentuais a menos do que no levantamento anterior, divulgado no dia 6 de setembro.

Em seguida, aparecem Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Anderson Ferreira (PL), todos com 11%. Os quatro candidatos estão empatados numericamente.

No comparativo com a pesquisa divulgada em 6 de setembro, Danilo e Miguel subiram 3 pontos, Raquel caiu dois pontos e Anderson perdeu 1 ponto. 

As movimentações acontecem dentro da margem de erro, o que indica um cenário estável na disputa pela segunda colocação.

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas entre os dias 18 e 20 de setembro em 57 municípios pernambucanos.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Pesquisa Ipec no DF: Ibaneis tem 40% e Leandro Grass aparece em segundo lugar, com 13%

O candidato à reeleição pelo MDB, Ibaneis Rocha, lidera a disputa pelo governo do Distrito Federal com 40% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Ipec divulgada nesta quarta-feira (21).

Em seguida, com 13% das intenções de voto, aparece Leandro Grass (PV- PT – PC do B). Leila do Vôlei (PDT) ficou com 9%.

O ex-secretário de Educação Rafael Parente (PSB) desistiu de concorrer em 25 de agosto.

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Pesquisa Datafolha na Bahia: Lula tem 62% das intenções de voto e Bolsonaro aparece com 20%

O petista Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança das intenções de voto na Bahia, com 62%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (21). O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, aparece em segundo, com 20%. 

Os números de ambos são os mesmos da pesquisa anterior, divulgada em 14 de setembro, o que mostra cenário de estabilidade na disputa eleitoral no estado.

Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro, com 7% e logo depois vem Simone Tebet (MDB), com 3% das intenções de voto. 

Soraya Thronicke (União Brasil) segue com 1%. Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Constituinte Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos são 4% e outros 2% não souberam responder.

Contratada pela rádio Metrópole, a pesquisa ouviu 1.526 eleitores entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Autor de impeachment de Dilma, Miguel Reale Jr. anuncia apoio a Lula

Um dos autores do pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015, o ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, desistiu da terceira via e anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.

“Sem perspectiva de vitória da terceira via, é importante que Lula vença no primeiro turno, para se impedir ação desesperada de Bolsonaro. Decidir por Lula é consequência de saber que assim se evitará ataques à democracia, à dignidade da pessoa humana e ao meio ambiente, que, com certeza, sucederão com maior intensidade em novo mandato de Bolsonaro”, disse o jurista em mensagem enviada ao Estadão.

O gesto de Reale, que foi ministro de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), se soma ao de outros quadros ligados ao PSDB como o ex-ministro dos Direitos Humanos e da Justiça, José Gregori, o ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, e o diretor geral da Fundação FHC, Sergio Fausto.

Os apoios reforçam a estratégia de Lula de impulsionar o voto útil na reta final da campanha. O senador José Serra (PSDB) foi sondado pelo PT para participar do ato com oito ex-presidenciáveis realizado ontem em São Paulo, mas declinou porque por ora apoia a senadora Simone Tebet (MDB).

Políticos e intelectuais pedem que Ciro desista de candidatura

Mais de 50 políticos e intelectuais da esquerda em países da América Latina escreveram uma carta aberta ao candidato Ciro Gomes (PDT) pedindo que ele desista da corrida presidencial no Brasil em prol do voto útil em Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Assinada pelo Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o argentino ativista dos direitos humanos que recebeu o prêmio pela criação do Serviço Paz e Justiça na América Latina, pelo ex-presidente do Equador Rafael Correa, pela senadora colombiana Piedad Córdoba, o ex-chanceler do Paraguai Jorge Lara Castro, entre outros, a carta divulgada nesta terça-feira, 20, pede que Ciro não cometa um “erro” ao manter sua candidatura.

“Dirija-se aos seus seguidores e lhes diga que a urgência da luta contra o fascismo não lhes deixa outra opção além de apoiar a candidatura presidencial de Lula”, afirma o documento.

A carta alega que a eleição deste ano no Brasil é uma disputa entre o fascismo e a democracia.

“Sabemos que você foi um lutador pelas boas causas do povo brasileiro ao longo de sua vida. É por isso a perplexidade que nos leva a escrever-lhe esta carta e que nos move a enviar-lhe esta mensagem fraterna, porque é incompreensível para nós, na atual situação brasileira, sua insistência em apresentar sua candidatura presidencial para o primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil, neste 2 de outubro, que sem o menor exagero pode ser considerado um ponto de virada histórico. Por quê? Porque a escolha fundamental não será entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio “Lula” da Silva, mas entre fascismo e democracia.”

Campanha pelo voto útil

A campanha do petista tem intensificado nas últimas duas semanas as ações em busca de eleitores de Ciro, Simone Tebet (MDB) e outros concorrentes, além de mirar o voto dos indecisos e combater a abstenção às urnas, no esforço para que Lula saia vitorioso já no primeiro turno, dia 2 de outubro.

Nesta quarta-feira, 21, um vídeo foi divulgado mostrando diversos cantores e atores cantando o “Vira voto” e fazendo com as mãos a sinalização de uma arma – referência usada por Bolsonaro e seus partidários – se transformando no “L” de Lula.

Durante sabatina promovida peloEstadão, em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), nesta quarta-feira, 21, Ciro foi irônico ao afirmar que é a favor do voto útil, mas o “voto útil contra a corrupção” e afirmou depois que hoje existe um fascismo de esquerda no Brasil.

(Estadão Conteúdo)

Ministra Cármen Lúcia determina exclusão vídeo que acusa Lula de ser contra o agro

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendeu a um pedido da campanha do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e determinou a exclusão de vídeos que acusam o petista de querer eliminar o agronegócio do Brasil com ajuda do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Os advogados da campanha de Lula argumentaram que agências de checagem jornalística já demonstraram que essa promessa nunca foi feita pelo petista. Alegaram ainda que o ex-presidente, pelo contrário, promoveu medidas de incentivo e subsídio ao agronegócio durante seu governo.

Cármen Lúcia entendeu que o caso “trata-se de estratégia de desinformação, com evidente distorção dos fatos” e que a publicação ofende à honra e à imagem do candidato.

Vale destacar que Lula sinaliza uma aproximação com a bancada ruralista no Congresso Nacional.

Ontem, o ex-presidente declarou que em um eventual governo tende a trabalhar alinhado à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

“Acho que a bancada ruralista é muito respeitada. É uma bancada grande. Terei de conversar com ela como converso com a bancada do PT ou a do PSDB, ou seja, não escolho ideologicamente as pessoas para conversar quando tenho um assunto para resolver. É assim que tem de agir um presidente da República”, afirmou em entrevista ao Canal Rural.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Lula pede ao TSE que proíba discurso na ONU em campanha de Bolsonaro

A campanha à Presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir que o presidente Jair Bolsonaro (PL) utilize em sua campanha à reeleição trechos do discurso proferido ontem na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).

Para o PT, o chefe do Executivo cometeu abuso de poder político e econômico ao usar a prerrogativa de presidente para defender seu governo e atacar, embora sem citação nominal, o rival Lula às vésperas das eleições.

“No meu governo, extirpamos a corrupção sistêmica que existia no País. Somente entre o período de 2003 e 2015, o endividamento da Petrobras por má gestão, loteamento político e desvios chegou a casa dos US$ 170 bilhões. O responsável por isso foi condenado em três instâncias por unanimidade”, disse Bolsonaro na ocasião.

Na ação apresentada à Justiça, a coligação petista pede a proibição do uso político do discurso, a exclusão do vídeo do pronunciamento que consta do canal do YouTube da TV Brasil e a remoção de publicações em redes sociais. A peça argumenta que Bolsonaro transformou o discurso na ONU em um comício.

“Bolsonaro mantém a deliberada atitude de confundir as figuras de presidente da República e a de candidato à reeleição ao cargo. Isso significa, na prática, que ele utilizou-se das prerrogativas de seu cargo para fazer campanha eleitoral, rompendo com a isonomia na disputa eleitoral”, afirmam os advogados de Lula.

(Estadão Conteúdo)

Lula tenta aproximação com ruralistas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinaliza uma aproximação com a bancada ruralista no Congresso Nacional.

Ontem, Lula disse que em um eventual governo tende a trabalhar alinhado à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

“Acho que a bancada ruralista é muito respeitada. É uma bancada grande. Terei de conversar com ela como converso com a bancada do PT ou a do PSDB, ou seja, não escolho ideologicamente as pessoas para conversar quando tenho um assunto para resolver. É assim que tem de agir um presidente da República”, afirmou o ex-presidente em entrevista ao Canal Rural.

Uma das maiores e mais articuladas bancadas do Congresso, com 280 parlamentares, a FPA é considerada importante base de sustentação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Hoje, Lula já conta com apoio formalizado de dois parlamentares ligados à frente: o senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT) e o deputado federal e ex-ministro da Agricultura do governo Dilma, Neri Geller (PP-MT), vice-presidente da FPA.

Nos bastidores, diante da liderança de Lula nas pesquisas de intenção de voto, deputados ruralistas e bolsonaristas vêm manifestando a aliados do ex-presidente a intenção de compor um eventual governo petista, segundo interlocutores ouvidos pelo Broadcast Político.

Outros se movimentam no sentido de diminuir o tom das críticas ao ex-presidente e buscar uma conciliação como provável base governista, enquanto continuam na campanha para reeleição de Bolsonaro.

Parte deles alega que trabalha em “nome do setor”, estando disposta a dialogar com o Executivo, independentemente de quem assuma a Presidência.

Diretor da Fundação FHC declara voto em Lula

A lista de apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano ganhou mais um nome até pouco tempo atrás improvável.

Sergio Fausto, cientista político e diretor-geral da Fundação Fernando Henrique Cardoso, declarou voto em Lula.

Fausto justificou o voto no petista, já em primeiro turno, apontando que o País necessita de “ampla frente de forças políticas para assegurar a democracia, defender o meio ambiente e recuperar o respeito pelo Brasil no sistema internacional”.

A declaração do cientisa político foi feita em primeira mão à coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.

Estadão Dados mostra Lula com 50% dos votos válidos e Bolsonaro com 37%

O agregador de pesquisas eleitorais do Estadão Dados já está atualizado com os dados divulgados hoje pelas empresas Quaest e PoderData.

Segundo a Média Estadão Dados, calculada pelo agregador, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL), 33%.

Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, Lula tem 50% e Bolsonaro, 37%.

O agregador é uma ferramenta interativa cujos gráficos mostram o cenário mais provável da corrida presidencial nos últimos seis meses, segundo nossa metodologia.

Nele, além de consultar a Média Estadão Dados, é possível ver de forma separada as estimativas das pesquisas presenciais e telefônicas.

A Média Estadão Dados, que tem atualização diária, não é a simples soma dos resultados e divisão pelo número de pesquisas.

O cálculo considera as linhas de tendência de cada candidato (se estão estáveis, subindo ou caindo) e atribui pesos diferentes às pesquisas segundo sua “idade” (a data de realização) e metodologia (consideramos que, na média os resultados são mais precisos quando os eleitores são entrevistados de forma presencial, em vez de por telefone).

TSE nega resposta a Alckmin por uso de falas antigas e mantém propaganda de Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, manter a veiculação da propaganda de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) que utiliza falas do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) com ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agora aliado e cabeça de chapa na candidatura pela qual concorrem ao Palácio da Planalto nas eleições deste ano. A Corte ainda negou um pedido de resposta apresentado por Alckmin.

A campanha de Bolsonaro tem veiculado no horário eleitoral gratuito em rádio e TV e nas redes sociais falas de Alckmin durante a corrida eleitoral de 2018 – quando foi candidato à Presidência pelo PSDB e se apresentou como opositor do PT –, que acusam Lula de querer “voltar à cena do crime”.

Após transmitir as declarações do ex-governador, a propaganda bolsonarista termina com a seguinte mensagem: “Se até o vice do Lula pensa assim, como é que eu vou confiar nele?”.

À época, o petista se encontrava preso na carceragem da Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba após condenações por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato.

Embora estivesse preso, Lula prosseguiu com a sua candidatura até setembro daquele ano, quando foi substituído pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) depois de o TSE ter impugnado seu registro de candidatura por esbarrar na Lei da Ficha Limpa.

Passados três anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula por considerar a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgá-lo e o ex-juiz Sergio Moro parcial na condução do processo.

Agora aliado de Lula, Alckmin recorreu ao TSE acusando Bolsonaro de veicular propaganda irregular contendo “falas descontextualizadas”, com “trucagem e montagem”, “no intuito de “incutir falsas ideias na mente do eleitor e desequilibrar” as eleições.

A relatora do caso, ministra Maria Claudia Bucchianeri, negou o pedido do ex-governador de remoção das inserções e de concessão de direito de resposta à campanha bolsonarista.

Para Bucchianeri, a exploração de posicionamentos antigos dos candidatos por seus adversários faz parte da disputa política.

Infratores ambientais priorizam doações a Bolsonaro e apoiadores

Os partidos que dão sustentação à candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) receberam o maior volume de doações eleitorais feitas por pessoas físicas autuadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Partido Liberal, Republicanos e Progressistas receberam, juntos, R$ 10,2 milhões do total de R$ 17,7 milhões, informa o Estadão.

As doações beneficiam 67 candidatos aliados de Bolsonaro, além do próprio.

A campanha do presidente recebeu R$ 3,9 milhões – R$ 1 em cada R$ 4 doados por infratores ambientais.

Os dois partidos mais beneficiados são o PL e o Republicanos, com R$ 7,7 milhões e R$ 1,9 milhão, respectivamente. O Progressistas recebeu R$ 631,6 mil.

Juntas, outras 24 legendas receberam repasses de R$ 7,5 milhões.

Até sexta-feira passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia registrado 523 doações feitas por infratores ambientais, sendo que a maioria (269) foi destinada às campanhas das três legendas.

Procurados pela reportagem do Estadão, PL, Republicanos e Progressistas não responderam.

A agenda dos candidatos

Confira a seguir a agenda dos candidatos à Presidência da República para esta quarta-feira (21).

Leo Pericles (UP) não divulgou agenda para hoje, segundo a Agência Brasil.

  • Ciro Gomes (PDT): às 10h participa da sabatina Estadão/Faap em São Paulo e às 19h concede entrevista ao podcast Monark Talks.
  • José Maria Eymael (DC):  faz caminhada em Valinhos (SP) e em Campinas (SP).
  • Felipe D’Avila (Novo): às 9h tem reunião com a Associação de Lojistas da 44 no Shopping 44 em Goiânia, às 9h30 faz caminhada na região da 44 Mega Moda Hotel em Goiânia, às 11h45 almoça na República da Saúde com representantes Associações da Construção Civil, – Empreendedores Incorporadoras e pequenos incorporadores, candidatos e apoiadores do Novo. Às 15h visita a Geolab Indústria Farmacêutica em Anápolis (GO) e às 16h30 visita a BRG Geradores em Anápolis.
  • Jair Bolsonaro (PL): atividades institucionais em Brasília.
  • Lula (PT): às 15h receberá representantes de movimentos que atuam em defesa dos direitos das pessoas com deficiência em São Paulo.
  • Padre Kelmon (PTB): Reunião interna com apoiadores e lideranças.
  • Simone Tebet (MDB): às 10h30 visita o Centro Paula Souza em São Paulo, às 14h recebe a Medalha Ulisses Guimarães na Praça da Liberdade em Rio Claro (SP) e às 14h30 realiza uma caminhada saindo do Sindicato dos Ferroviários de Rio Claro. Às 16h participa de uma caminhada partindo do Mercado Municipal de São Carlos (SP).
  • Sofia Manzano (PCB):  às 9h concede entrevista à TV Gazeta, às 11h concede entrevista à Carta Capital, às 15h realiza gravação para o podcast A Deriva e às 20h30 realiza live  sobre os comunistas e as pessoas com deficiência. Todos eventos em São Paulo.
  • Soraya Thronicke (União Brasil): às 8h30 concede entrevista online ao programa Super N – da Super Rádio (FM 91,7) e do jornal O Tempo (Minas Gerais), às 14h participa de gravação de  entrevista ao Jornal da Gazeta da TV Gazeta, às 15h concede entrevista ao jornal Valor Econômico e às 19h30 concede entrevista online ao programa Papo N1 do Portal N1 Entretenimento.  Todos eventos em São Paulo.
  • Vera Lucia (PSTU):  às 10h30 se reúne com o Diretório Estadual do PSTU Sergipe em Aracaju, às 12h30 concede entrevista ao vivo à Rádio Jornal em Aracaju e às 18h30 se reúne com a militância e apoiadores da campanha na sede do Sindicato dos Petroleiros em Aracaju.
Pesquisa Genial/Quaest traz Lula em recuperação e Bolsonaro estagnado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem motivos de sobra para comemorar as últimas pesquisas de intenção de voto.

Depois de um período de estagnação, as últimas rodadas do Datafolha, da BTG/FSB, do Ipec e agora da Genial/Quaest mostram que a campanha do petista ao Palácio do Planalto ganhou um fôlego nos últimos dias.

Parte do movimento é atribuída a uma campanha entre apoiadores de Lula, especialmente junto a eleitores de Ciro Gomes (PDT), pelo voto útil contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Divulgada na madrugada de hoje, a nova rodada da Genial/Quaest traz Lula com 44% das intenções de voto em primeiro turno, de 42% na rodada anterior. Bolsonaro manteve os 34% de uma semana antes. Eles são seguidos por Ciro, que tem 6%, Simone Tebet (MDB), com 4%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Considerando-se que a margem de erro é de dois pontos porcentuais e que Lula tem apenas um ponto a menos do que a soma da intenção de voto em todos os seus adversários, o ex-presidente volta a vislumbrar com a possibilidade de vitória em primeiro turno.

Não bastasse isso, 50% dos eleitores de Ciro e 35% dos que preferem de Simone declaram-se propensos a votar em Lula se considerarem que a mudança encerrará a eleição presidencial em 2 de outubro.

De qualquer modo, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 40% em segundo turno, segundo a nova rodada da Genial Quaest, conduzida entre 17 e 20 de setembro junto a 2 mil eleitores., Na anterior, Lula tinha 48% e Bolsonaro, 40%.

Compartilhe

RETIRO CARNAVALESCO

Bolsonaro refugiou-se na Embaixada da Hungria em Brasília depois de perder passaporte, revela jornal

25 de março de 2024 - 15:05

Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo jornal norte-americano New York Times confirmam a presença de Bolsonaro no local

OPERAÇÃO MURDER INC.

Depois de 6 anos, Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco; veja as reações dos políticos

24 de março de 2024 - 10:12

Conselheiro do TCE-RJ, deputado federal e ex-chefe da Polícia Civil do Rio foram apontados por Ronnie Lessa como mandantes do assassinato de Marielle

SIGILO LEVANTADO

O que Mauro Cid revelou (e o que ele escondeu) no depoimento que antecedeu sua volta para a cadeia

23 de março de 2024 - 13:27

Mauro Cid voltou a ser preso na sexta-feira depois de depoimento sobre áudios nos quais acusou a PF de ter uma “narrativa pronta”

AGORA VAI?

STF se prepara para retomar julgamento sobre revisão da vida toda do INSS

20 de março de 2024 - 11:19

Análise da revisão da vida toda do INSS está na pauta de votações do STF desta quarta-feira; início da sessão está previsto para as 14h

PROMETI, NÃO NEGO…

Lula “sincerão” admite que não cumpriu o que prometeu na campanha — e conta o motivo por trás disso

15 de março de 2024 - 18:45

Após aumento na desaprovação do governo, presidente se posiciona sobre as promessas eleitorais não cumpridas; veja o que ele disse

PRESIDENTE FALOU

Lula vai além da Petrobras (PETR4) e volta a alfinetar Campos Neto a uma semana do próximo Copom — veja o que mais ele disse em entrevista ao SBT 

12 de março de 2024 - 8:55

Entre muitas outras declarações, Lula afirmou que é muito cedo para falar sobre uma eventual reeleição, tendo em vista que seu mandato atual vai até o fim de 2026

EM BUSCA DE APOIO CRIPTO?

Donald Trump “se rende” ao bitcoin (BTC) e sinaliza apoio a criptomoedas se for eleito presidente dos EUA

11 de março de 2024 - 19:30

Após chamar bitcoin de fraude, Trump indicou que, se for eleito como presidente dos EUA em novembro, permitirá que as criptomoedas passem a ser usadas regularmente por lá

É A ECONOMIA…

Aprovação do governo Lula cai para o pior nível em um ano — e nem os próprios eleitores do presidente estão satisfeitos 

6 de março de 2024 - 12:08

Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a quantidade de brasileiros que desaprovam o governo petista subiu para 34%, enquanto a avaliação positiva chega a 35%

DEZ ANOS DEPOIS

Operação Lava Jato: Quase metade dos brasileiros desaprovam ações de Moro, enquanto 43% acreditam que Lula é culpado, mostra pesquisa

3 de março de 2024 - 18:39

Uma década após o início da operação, 44% desaprovam a postura do ex-juiz e 40% aprovam, de acordo com estudo da Quaest

Fala polêmica

Pedido de impeachment de Lula por críticas a Israel tem mais assinaturas que os que derrubaram Dilma e Collor; mas tem chance de ser aceito?

24 de fevereiro de 2024 - 17:57

Comparação de ação de Israel em Gaza ao Holocausto rendeu mais que polêmicas e um incidente diplomático; ontem, presidente rebateu críticas e voltou a acusar o país de genocídio

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies