Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ELEIÇÕES 2022

Fake news vão dominar as eleições de 2022? WhatsApp tem novas regras, mas Bolsonaro é contra; entenda

Bolsonaro afirmou que acordo entre TSE e WhatsApp, que tentar barrar disseminação de fake news nas eleições deste ano, não será cumprido

Jair Bolsonaro, presidente da República
Imagem: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta sexta-feira (15), que o acordo entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp para combate à desinformação durante as eleições não "será cumprido". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acordo firmado no dia 15 de fevereiro estabelece uma parceria entre a rede social e o Tribunal, para conter a disseminação de notícias falsas na plataforma em período eleitoral. 

O WhatsApp se comprometeu a estabelecer uma série de medidas nesse sentido, tais como: difusão de informações confiáveis sobre o processo eleitoral, criação de um canal de comunicação extrajudicial para denúncias de conteúdo falsos sobre as eleições. 

O acordo também prevê que a nova funcionalidade que permite a criação de grupos com milhares de integrantes só fique disponível no Brasil após o segundo turno das eleições.

“Isso que o WhatsApp está fazendo no mundo todo, sem problema. Mas abrir uma excepcionalidade no Brasil é inadmissível e inaceitável. Não vai ser cumprido esse acordo”, disse Bolsonaro durante motociata em São Paulo, em vídeo exibido pela Jovem Pan. A fala foi transmitida ao vivo pelo Facebook do presidente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TSE vs. Bolsonaro 

A tensão entre Jair Bolsonaro e o Tribunal Superior Eleitoral é antiga. Isso porque o presidente não acredita na segurança das urnas eletrônicas, mesmo que não haja nenhuma evidência que motive as desconfianças. 

Leia Também

ELEIÇÕES NO RADAR

Flávio Bolsonaro promete regra fiscal para cortar despesas e rebate críticas sobre tarifaço de Trump

ELEIÇÕES 2026

Lula vs. Flávio Bolsonaro: percepção sobre a economia melhora, mas a maior dor de cabeça para os candidatos é outra, mostra pesquisa BTG/Nexus

Ao longo de 2021, Bolsonaro atacou o Tribunal diversas vezes e entrou em rota de colisão com o então presidente da casa, Luís Roberto Barroso. O mandatário já insinuou que o ministro não quer eleições limpas e o chamou de “mentiroso” e “tapado”. 

Cabe lembrar que o presidente é alvo de investigação do TSE que quer apurar a divulgação de fake news por parte do político. 

Investigação levará em conta os ataques feitos às urnas eletrônicas sem apresentação de fatos que corroborem com as afirmações. O chefe do governo questionou a legalidade desses procedimentos e disse que, em resposta, poderá atuar fora “das quatro linhas da Constituição”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com todo o respeito, um presidente da República pode ser investigado? Pode, num inquérito que comece lá no Ministério Público, e não diretamente de alguém interessado, e esse alguém vai abrir o inquérito, como abriu, vai começar a catar provas e essa mesma pessoa vai julgar”, disse Bolsonaro, durante entrevista à rádio Jovem Pan. 

Veja também - A morte da Terceira foi decretada?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 24 de julho de 2026 - 20:06
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 24 de julho de 2026 - 19:34
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 13 de julho de 2026 - 9:08
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 8 de julho de 2026 - 14:46
3 de julho de 2026 - 16:00
Senado durante sessão plenária semipresencial para votar o projeto de lei (PL 1.847/2024) que estabelece a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia. (Relator senador Jaques Wagner) 24 de junho de 2026 - 21:50
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 15 de junho de 2026 - 9:41
Movimento VAT - Vida Além do Trabalho, que propõe o fim da escala 6x1 26 de maio de 2026 - 12:04
Fernando Haddad no podcast Market Makers 20 de maio de 2026 - 19:41
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar