🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL

Desafios e oportunidades: População mundial chega a 8 bilhões de pessoas, mas logo vai começar a diminuir

Os desafios impostos à humanidade são muitos e levantam uma série de questões, mas especialistas asseguram que nem tudo será desgraça e tristeza

Ricardo Gozzi
14 de novembro de 2022
12:25 - atualizado às 13:41
população, pessoas, planeta, mundo, habitantes
População mundial chega a 8 bilhões de pessoas, segundo estimativas da ONU. Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

O dia 15 de novembro de 2022 marca os 133 anos da proclamação da República no Brasil, mas entrará para a história por outro motivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A população global atinge, nesta terça-feira (15), a marca de 8 bilhões de pessoas, informa a Organização das Nações Unidas.

Trata-se de um dado simbólico. Afinal, nunca saberemos com exatidão quantas pessoas estão vivas ao mesmo tempo.

Por ser uma estimativa baseada em projeções estatísticas, é possível que a cifra já tenha sido atingida enquanto este texto era escrito. Ou que venha a ser atingida nas próximas horas ou dias.

Já no ano que vem, segundo as mesmas projeções, a Índia finalmente deverá desbancar a China do posto de país mais populoso do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desafios e oportunidades

No entanto, enquanto a população da Terra cresce rapidamente, a taxa de natalidade desacelera. Em algum momento ela vai ficar negativa. E então nossas sociedades encolherão.

Leia Também

A humanidade muda numa velocidade tamanha que não damos conta de acompanhar tantas mudanças. O certo, porém, é que a vida na Terra será remodelada no decorrer das próximas décadas.

Nunca mais haverá, por exemplo, mais crianças vivas do que há hoje. Também estamos ficando cada vez mais velhos.

Ao mesmo tempo, as cidades continuam em expansão, consumindo terras aráveis ​​à medida que crescem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, precisamos lidar com as consequências - e também com as oportunidades que essa situação deve proporcionar.

Uma breve história da demografia humana

De qualquer modo, para entender o significado disso tudo, precisamos voltar ao princípio.

O Homo sapiens vagou pela Terra por cerca de 300 mil anos, acredita-se. Ninguém sabia contar na época.

O fato é que a população humana cresceu relativamente devagar no início.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Havia talvez 230 milhões de pessoas na Terra quando a antiga civilização egípcia chegou ao fim, há pouco mais de 2 mil anos.

A marca de 1 bilhão de pessoas seria atingida apenas no início do século 19, alguns anos antes de toda a corte portuguesa migrar para o Brasil em 1808 diante do iminente avanço das hordas napoleônicas pela Península Ibérica.

A marca de 2 bilhões foi alcançada em 1925, pouco antes da Grande Depressão.

Até aqui as estimativas eram relativamente grosseiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seguir, precisamos de apenas 35 anos para chegar ao terceiro bilhão.

Desde então, a população humana sobre a Terra tem aumentado em mais um bilhão a cada 10 a 15 anos.

Lá entre 2011 e 2012, quando a população mundial atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes, as previsões dos especialistas eram bastante catastrofistas.

Uma década depois, a percepção entre eles é um pouco diferente, mas a preocupação com a capacidade do planeta - e também de cada sociedade - para lidar com as consequências permanece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até quantos bilhões a população global pode chegar?

Apesar da queda nos índices de natalidade, a população mundial ainda vai crescer por mais algumas décadas.

As mais recentes projeções da ONU, divulgadas no início de 2022, sugerem que o mundo abrigará cerca de 9,7 bilhões de pessoas em 2050.

“As projeções demográficas são altamente precisas e têm a ver com o fato de que a maioria das pessoas que estarão vivas em 30 anos já nasceu”, diz o diretor da divisão de população da ONU, John Willmoth. “Mas quando você começa a projetar a população daqui a 70 ou 80 anos, a incerteza aumenta.”

No cenário considerado mais provável, a ONU projeta que a população mundial chegará a cerca de 10,4 bilhões na década de 2080.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir daí, ela deve se estabilizar por alguns anos, antes de começar a cair na virada do século 22.

Mas há uma boa margem de erro. As atuais estimativas para a população mundial em 2100 oscilam entre 8,9 bilhões e 12,4 bilhões.

Envelhecimento da população é o maior desafio

O ser humano gosta de se concentrar no início da vida - e não no fim.

Não somos bons em falar sobre envelhecimento e morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas a mudança na demografia mundial transformará nossas sociedades - e não teremos como nos esconder disso.

"Nós já atingimos o pico de crianças no mundo", afirmou a demógrafa Elin Charles-Edwards, da Universidade de Queensland, à emissora pública australiana ABC. “Nunca mais haverá tantas crianças vivas na Terra quanto hoje.”

A taxa de natalidade global atingiu o ápice na década de 1950, quando as mulheres tinham, em média, cinco filhos cada. O número varia dramaticamente de uma região para outra, mas desde então a taxa média global vem caindo de forma consistente.

“Se formos falar em futuros desafios demográficos, o envelhecimento populacional é provavelmente o principal”, diz Willmoth, da ONU.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algumas das consequências são relativamente óbvias, como a maior demanda por serviços de saúde e assistência a idosos.

Os países com regimes de pensão para idosos financiados pelo governo verão os custos de bem-estar aumentarem.

Isso tende a conduzir em algum momento a um cenário de elevação da carga tributária sobre uma decrescente população economicamente ativa.

Com a diminuição da força de trabalho, a automação deve continuar em crescimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialistas também chamam a atenção para o desenvolvimento de doenças não transmissíveis e para o replanejamento das cidades, que terão de levar mais e mais em conta as questões de acessibilidade.

Vai faltar comida?

A mais fundamental de todas as questões é a alimentação.

O mais recente relatório de segurança alimentar e nutrição da ONU estima que 828 milhões de pessoas passaram fome em algum grau no mundo em 2021.

Em um mundo que acaba de cruzar a linha dos 8 bilhões de habitantes, estamos falando de mais de 10% da população mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Garantir que a produção de alimentos acompanhe o crescimento populacional e as mudanças climáticas é foco de muito estudo.

Segundo a doutora Rachel Carey, especialista em sistemas alimentares sustentáveis ​​da Universidade de Melbourne, cultivar alimentos em quantidade suficiente não é o maior problema.

“Até hoje, o mundo produziu alimentos suficientes”, afirma ela. “O que vemos é escassez local de alimentos em diferentes momentos. Isso se deve a questões relacionadas às mudanças climáticas, também a conflitos e guerras, mas houve produção suficiente de alimentos em todo o mundo.”

A questão-chave, prossegue ela, está na distribuição dos alimentos e na desigualdade na maneira como isso é feito atualmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os desafios são muitos, mas superáveis

Os desafios impostos à humanidade são muitos e levantam uma série de questões.

Como ficará a vida no planeta? Como ficarão as cidades? Quais serão os efeitos da automação sobre o mundo do trabalho? Com menos bebês haverá menos gente trabalhando. Então como será possível proporcionar uma aposentadoria confortável para todos? Haverá comida para todo mundo? O planeta vai aguentar?

Talvez pareça o início de um livro distópico de ficção científica. Mas especialistas asseguram que nem tudo será desgraça e tristeza.

“Todo mundo está vivendo mais. Menos bebês estão morrendo. Menos mulheres estão morrendo. Em toda uma gama de métricas, estamos nos saindo melhor do que antes. Vimos pequenas ações gerando grandes mudanças para melhor”, diz a doutora Elin Charles-Edwards.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a maioria dos problemas globais, entretanto, os impactos serão desiguais e muito vai depender de quanto os países mais ricos estarão dispostos a sacrificar em prol do bem estar em nações menos desenvolvidas.

“As mudanças climáticas são o grande elefante na sala”, diz a demógrafa.

*Com informações da ABC e da ONU.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BOTANDO A MOTOSSERA PARA TRABALHAR

Trabalhe enquanto eles dormem? Milei quer permitir jornada de trabalho de 12 horas na Argentina, após ‘virar o jogo’ nas eleições

31 de outubro de 2025 - 18:40

Regras sobre férias, horas extras, acordos salariais e até acordos trabalhistas também devem mudar, caso a proposta avance nas Casas Legislativas

A COROA CAIU

O cúmulo da incompetência? Ele nasceu príncipe e perdeu tudo que ganhou de mão beijada — até a majestade

31 de outubro de 2025 - 15:17

O príncipe Andrew perde seu título e residência oficial, enquanto novos detalhes sobre suas ligações com Epstein continuam a afetar a imagem da família real britânica

LA MANO DE DIOS?

Argentina lança moeda comemorativa de gol de Maradona na Copa de 1986 — e os ingleses não vão gostar nada disso

29 de outubro de 2025 - 18:47

Em meio à histórica rivalidade com a Inglaterra, o Banco Central da Argentina lança uma moeda comemorativa que celebra Diego Maradona na Copa de 1986

DECISÃO DO FED

Juros voltam a cair nos EUA à sombra da falta de dados; ganho nas bolsas dura pouco com declarações de Powell

29 de outubro de 2025 - 15:13

Enquanto o banco central norte-americano é iluminado pelo arrefecimento das tensões comerciais entre EUA e China, a escuridão provocada pelo shutdown deixa a autoridade monetária com poucas ferramentas para enxergar o caminho que a maior economia do mundo vai percorrer daqui para frente

6 VITÓRIAS COSECUTIVAS

João Fonseca no Masters 1000 de Paris: onde assistir e horário

29 de outubro de 2025 - 14:39

João Fonseca entra em quadra nesta quarta-feira (29) pela segunda rodada do Masters 1000 de Paris, na França

LUXO NAS ALTURAS

Cachoeira, cinema 24h e jacuzzi com vista: o melhor aeroporto do mundo vai muito além do embarque e do desembarque

29 de outubro de 2025 - 12:03

Da cachoeira mais alta do mundo a suítes com caviar e fragrâncias Bvlgari, o luxo aéreo vive um novo auge nos aeroportos da Ásia

NÃO É PELA QUÍMICA

Por que a emissão de vistos de turismo e negócios para brasileiros continua mesmo com o ‘shutdown’ nos EUA

29 de outubro de 2025 - 11:01

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil informam que os vistos de turismo e negócios seguem em processamento

VERSALHES OU LAS VEGAS?

A nova Casa Branca de Trump: uma reforma orçada em US$ 300 milhões divide os EUA

27 de outubro de 2025 - 16:32

Reforma bilionária da Casa Branca, liderada por Trump, mistura luxo, política e polêmica — projeto sem revisão pública independente levantou debate sobre memória histórica e conflito de interesses

MOTOSSERRA LIGADA

Mercado festeja vitória expressiva de Milei nas eleições: bolsa dispara e dólar despenca; saiba o que esperar da economia argentina agora

27 de outubro de 2025 - 12:19

Os eleitores votaram para que candidatos ocupem 127 posições na Câmara dos Deputados e 24 assentos no Senado, renovando o Congresso da Argentina, onde Milei não tinha maioria

A BOLADA QUE LEVOU PARA CASA

Garoto de ouro: João Fonseca já soma R$ 13 milhões em prêmios e entra para o top 30 da ATP aos 19 anos

27 de outubro de 2025 - 11:30

Aos 19 anos, João Fonseca conquista seu primeiro título de ATP 500, entra para o top 30 do ranking mundial e já soma R$ 13 milhões em prêmios na carreira

MÁQUINA DE GUERRA

Máquina de guerra flutuante: conheça o porta-aviões enviado pelos EUA à costa da Venezuela e que ameaça a estabilidade regional

27 de outubro de 2025 - 11:01

Movido por reatores nucleares e equipado com tecnologia inédita, o colosso de US$ 13 bilhões foi enviado ao Mar do Caribe em meio à escalada de tensões entre Estados Unidos e Venezuela

VITÓRIA SURPREENDENTE

A motosserra ronca mais alto: Javier Milei domina as urnas das eleições legislativas e ganha fôlego para acelerar reformas na Argentina

26 de outubro de 2025 - 22:20

Ao conseguir ampliar o número de cadeiras no Congresso, a vida do presidente argentino até o fim do mandato, em 2027, deve ficar mais fácil

BANDEIRA BRANCA

EUA e China costuram acordo sobre terras raras e tarifaço às vésperas do encontro entre Trump e Xi Jinping; veja o que foi discutido

26 de outubro de 2025 - 17:27

As operações do TikTok nos EUA também foram pautadas no encontro das equipes econômicas norte-americana e chinesa

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Argentina decide futuro do governo de Javier Milei nas eleições deste domingo; entenda o que está em jogo

26 de outubro de 2025 - 14:03

O partido de Milei, o La Libertad Avanza (LLA), busca conquistar ao menos um terço dos assentos na Câmara de Deputados e no Senado

EM INVESTIGAÇÃO

Roubo de joias no Museu do Louvre: polícia da França prende dois suspeitos, mas peças não são encontradas

26 de outubro de 2025 - 12:05

Apesar da prisão dos suspeitos, a França — e o mundo — pode nunca mais ver as joias, segundo especialistas

DOIS ANOS DE MISTÉRIO

O dia em que a Mona Lisa desapareceu: o crime que consolidou a pintura de Da Vinci como ícone mundial da arte

25 de outubro de 2025 - 13:32

O desaparecimento da Mona Lisa em 1911 mudou para sempre o destino da obra de Leonardo da Vinci. Entenda como o roubo no Louvre fez do quadro o símbolo mais famoso da arte mundial

QUER MORAR NA ITÁLIA?

Como é o charmoso vilarejo italiano que fica perto de Florença e promete pagar metade do aluguel para você morar lá

25 de outubro de 2025 - 10:11

Com pouco menos de mil habitantes, Radicondoli, na Toscana, oferece subsídios para compra de imóveis, aluguel e até abertura de negócios

UMA CANETA AMIGA

Além do fundador da Binance, confira outros 3 perdões de Donald Trump

24 de outubro de 2025 - 19:51

Mais de 1500 pessoas já foram perdoadas por Donald Trump, apenas em 2025. Relembre alguns dos casos mais icônicos

ESQUECERAM DE MIM?

O crime perfeito que não aconteceu: pintura de Picasso é encontrada e polícia revela o motivo do misterioso desaparecimento

24 de outubro de 2025 - 12:21

A pintura de Picasso deveria estar em exibição desde 9 de outubro, mas, dez dias depois, foi oficialmente dada como desaparecida. Mas o que aconteceu, na realidade?

MENOS FUNCIONÁRIOS

É por causa de 30 centavos? O plano da Amazon para substituir 600 mil funcionários por robôs

23 de outubro de 2025 - 16:05

A gigante fundada por Jeff Bezos tem planos ambiciosos para o futuro do trabalho, automatizando as operações e reduzindo custos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar