🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Estadão Conteúdo
Memória

João Paulo Diniz, filho de Abilio Diniz, morre aos 58 anos

De acordo com fontes próximas do empresário, João Paulo Diniz saiu para correr neste domingo, voltou e foi encontrado pela família no banheiro já sem vida

Estadão Conteúdo
1 de agosto de 2022
8:01 - atualizado às 8:04
João Paulo Diniz
O empresário João Paulo Diniz - Imagem: Reprodução Instagram

O empresário João Paulo Diniz, filho de Abilio Diniz, um dos empresários mais importantes do país, morreu neste domingo (31), aos 58 anos, no Rio de Janeiro.

João Paulo, que chegou a atuar no Grupo Pão de Açúcar nos anos 1990, também é sócio de restaurantes em São Paulo, entre eles o Forneria San Paolo e Lasul, e da rede de academias Bodytech.

De acordo com fontes próximas do empresário, o executivo saiu para correr neste domingo, voltou e foi encontrado pela família no banheiro já sem vida. A causa da morte ainda não foi confirmada. Familiares suspeitam de que o empresário tenha tido um infarto ou aneurisma.

Procurada, a assessoria de imprensa da família confirmou a informação. "A família Diniz informa o falecimento de João Paulo Diniz. O empresário deixa quatro filhos e esposa. A família pede que seu luto seja respeitado neste momento difícil."

João Paulo Diniz: trajetória como empresário

Além da atuação como empresário, João Paulo Diniz também era conhecido por projetos de incentivo ao esporte.

Em 2001, João Paulo passou por um acidente aéreo. Em uma viagem no litoral de São Paulo, o helicóptero no qual estava o empresário caiu. Na ocasião, morreram o piloto da aeronave e a então namorada de João Paulo, a modelo Fernanda Vogel. Ele e o copiloto do helicóptero sobreviveram, após nadarem até a praia.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com pós-graduação na London Business School, João Paulo iniciou sua carreira no Grupo Pão de Açúcar, fundado por seu avô, o imigrante português Valentim dos Santos Diniz, pai de Abilio.

Ele entrou na empresa da família como trainee, quando ainda estava na faculdade. Com os anos, passou por diversas áreas da empresa e colaborou com a modernização do grupo.

Em 2003, com a profissionalização do GPA, João Paulo, assim como toda a família, deixou a diretoria executiva, passando a integrar o conselho de administração da companhia até o grupo francês Casino assumir o controle do grupo.

Também em 2003, fundou a empresa de investimentos Componente para administrar os seus negócios. O portfólio da Componente conta com investimentos nos setores de esporte, gastronomia, mobilidade, startups e tecnologia e imobiliário.

Atualmente, também atuava no conselho da Península Participações, empresa de investimentos da família Abilio Diniz, e do Instituto Península, organização social da família que trabalha com projetos relacionados a esporte e educação.

Paixão por esportes

Apaixonado por esportes, o empresário e investidor praticava triatlo e participou de inúmeras maratonas e provas pelo mundo desde a década de 1990. Ele também foi um dos idealizadores da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, prova que se tornou uma das mais tradicionais corridas de rua de São Paulo.

Apostando no esporte como agente transformador, João Paulo incentivava projetos com foco na promoção e profissionalização da prática esportiva no Brasil.

Ele fazia parte do conselho da Atletas pelo Brasil e foi um dos criadores do Pacto pelo Esporte, iniciativa que une empresas patrocinadoras do esporte nacional para definir boas práticas em governança, integridade e transparência para a efetivação dos patrocínios feitos às entidades esportivas.

Assista também - Luiza Trajano apela para "carnezinho gostoso" e ações do Magazine Luiza (MGLU3) têm alívio:

Compartilhe

aquisição de peso

Carrefour Brasil faz big compra, adquirindo Grupo Big por R$ 7,5 bilhões

24 de março de 2021 - 7:23

Aquisição da antiga operação do Walmart no Brasil dará musculatura ao Carrefour, que passará a ter R$ 100 bilhões em vendas brutas

Tema do momento

Acionista do Carrefour, Abilio Diniz quer que a empresa se torne referência na luta contra o racismo

26 de novembro de 2020 - 11:47

No evento online, o empresário também falou sobre o futuro do varejo e suas visões positivas para a economia brasileira

no topo do topo

Bilionários Bill Gates e Jorge Paulo Lemann são os mais populares entre brasileiros; confira ranking

24 de outubro de 2019 - 13:39

Entre janeiro e setembro, o nome de cada bilionário foi pesquisado mais de 600 mil vezes na internet, segundo levantamento da Semrush

Série: os mais ricos do Brasil

Abilio Diniz: um bilionário bom de briga

22 de setembro de 2019 - 5:42

Ele transformou a pequena doceria do pai na maior rede varejista do país e aos 82 anos continua na ativa

DE SAÍDA DA BOLSA

Como um investimento fracassado em BRF levou a Tarpon de mito a exilada do mercado

8 de janeiro de 2019 - 5:33

Uma das poucas gestoras de capital aberto, Tarpon vai sair da bolsa para se reestruturar. Companhia acreditava que poderia reerguer a BRF, mas aposta deu errado e gestora entrou em crise.

Operação Trapaça

Abilio Diniz presta depoimento à PF sobre BRF

28 de novembro de 2018 - 7:30

Empresário foi indiciado por estelionato, organização criminosa, crime contra saúde pública e falsidade ideológica

Contaminação de carne

Abilio Diniz entra na mira da Polícia Federal

15 de outubro de 2018 - 15:14

Empresário é acusado de estelionato, organização criminosa e falsidade ideológica em caso envolvendo contaminação de carnes de frango

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar