O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-08T19:19:50-03:00
Carolina Gama
FAMÍLIA NA MIRA

Europa não perdoa: por que as filhas de Putin viraram alvo das sanções na guerra da Ucrânia

Nesta semana, o governo norte-americano também colocou Maria e Katerina em sua lista de punições, junto com familiares do ministro de Relações Exteriores, Sergei Lavrov

8 de abril de 2022
19:19
Mulher loira, de cabelos presos, segura microfone enquanto fala gesticulando com a outra mão
Maria, uma das filhas do presidente russo, Vladimir Putin - Imagem: Dmitry Feoktistov/TASS

Depois do embargo histórico às importações de carvão, a União Europeia (UE) mirou outras joias da coroa russa: as filhas do presidente Vladimir Putin. Maria e Katerina entraram para a lista de punições do bloco, que tenta a todo custo frear a Rússia na guerra da Ucrânia sem pegar em armas. 

As duas herdeiras de Putin estão em uma lista de 214 pessoas e 18 entidades que foram sancionadas nesta sexta-feira (08) sob o argumento de que beneficiam a Rússia, fornecendo uma fonte de receita substancial ao país. 

A UE alega ainda que os alvos das sanções também fornecem apoio material e financeiro para as ações que prejudicam e ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. 

Por que as filhas de Putin?

Desde que começaram a impor sanções contra a Rússia, em fevereiro, os Estados Unidos e seus aliados vêm tentando estrangular a economia do país com o intuito de impedir que Putin tenha dinheiro para manter as tropas avançando em solo ucraniano.

Para isso, os países do Ocidente já impuseram proibições ao setor de energia, defesa e bancário, além de restrições de negócios aos oligarcas russos, entre outras medidas. 

Maria, a filha mais velha de Putin, entrou no barco das sanções da UE por estar envolvida no maior projeto de investimento privado da Rússia, no setor de saúde. 

Já Ekaterina lidera a iniciativa de desenvolvimento Innopraktika, financiada por importantes empresas russas cujos diretores são membros do círculo íntimo de magnatas russos próximos a Putin. 

EUA entram na guerra com filhas de Putin 

A última rodada de sanções dos Estados Unidos na guerra na Ucrânia foi anunciada nesta semana e também incluiu Katerina e Maria. As autoridades norte-americanas acreditam que ambas podem estar escondendo a riqueza de Putin.

Na quinta-feira (07), o Kremlin disse estar perplexo com a decisão dos EUA e descreveu a ação relacionada às  filhas do presidente russo como parte de um frenesi ocidental mais amplo contra a Rússia.

As sanções anunciadas na quarta-feira (06) pelos EUA também incluem a filha e a esposa do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov.

As medidas vieram em resposta ao que o presidente norte-americano, Joe Biden, classificou como atrocidades russas na Ucrânia.

A Rússia nega ter atacado intencionalmente civis e diz que imagens de corpos em Bucha, ao norte de Kiev, foram encenadas para justificar mais sanções contra Moscou.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

PORTFÓLIO DE BILHÕES

Aposta contra a Apple (AAPL34)? Veja as mudanças que Warren Buffett, Michael Burry e investidores de elite fizeram nas carteiras

Esses pesos-pesados do mercado financeiros tomaram decisões surpreendentes no primeiro trimestre; confira as mudanças mais significativas que eles fizeram no período

DO BRASIL PRO MUNDO

Guedes tem encontro com Escobari, da General Atlantic, e vai a jantar do BTG; confira a agenda do ministro em Davos

O banqueiro André Esteves, que em abril voltou ao comando do conselho do BTG Pactual, está participando do evento na Suíça

UMA TECH ATRAENTE

É hora da Locaweb? Saiba por que o Deutsche Bank vê ponto de entrada para as ações LWSA3

Banco alemão atualizou a recomendação para a empresa de neutra para compra e vê potencial de valorização de mais de 50% para os papéis

O QUE VEM POR AÍ

Ata do Fed e IPCA-15: confira a agenda de indicadores da semana aqui e lá fora

Nos Estados Unidos, a segunda prévia do PIB no primeiro trimestre também é destaque; na Europa, o PIB da Alemanha é o principal dado

CAMINHO DO MEIO

Menor rejeição e apoio interno no MDB dão vantagem a Simone Tebet; veja os rumos da senadora da terceira via

Maior desafio, segundo marqueteiros, é torná-la popular: 46% do eleitorado desconhece Simone Tebet, segundo pesquisas recentes

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies