🔴 NO AR: ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – CONFIRA MAIS DE 30 RECOMENDAÇÕES – VEJA AQUI

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

BYE BYE!

Facebook (FBOK34), Netflix (NFLX34), Airbnb (AIRB34) e Apple (AAPL34): a enorme lista de empresas que cortaram laços com a Rússia e deixaram Putin na mão

Além do efeito das sanções, que torna praticamente impossível a realização de negócios no país, essas companhias estão preocupadas com a imagem em meio à guerra

Carolina Gama
4 de março de 2022
14:02 - atualizado às 18:56
Apple
Maça da Appl - Imagem: Shutterstock

Facebook (FBOK34), Apple (AAPL34), Airbnb (AIRB34), Nike (NIKE34), Disney (DISB34), Boeing (BOEI34), Exxon Mobil (EXXO34). A lista de empresas de vários setores que estão cortando os laços com o governo de Vladimir Putin não para de crescer desde a invasão da Rússia à Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A suspensão de atividades e fechamento de lojas dessas companhias aumenta ainda mais a dor econômica do país, que começa a sentir os efeitos de uma série de sanções severas e abrangentes impostas pelos Estados Unidos e seus aliados. 

Além de mirar setores como defesa e óleo e gás — as joias da coroa russa —, restrições foram também impostas aos bilionários ligados a Putin e ao acesso do país às suas reservas cambiais no exterior. 

Muitos bancos russos também foram excluídos do Swift, uma rede global que as empresas financeiras usam para realizar transações.

Como resultado, o valor do rublo despencou, a Rússia foi forçada a aumentar acentuadamente as taxas de juros e o país manteve seu mercado de ações fechado para evitar mais problemas econômicos e financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os principais anúncios de ruptura das empresas com o governo de Putin nos últimos dias, por setor. 

Leia Também

Big Techs

A Meta, controladora do Facebook, disse na segunda-feira (28) que bloquearia o acesso aos meios de comunicação russos RT e Sputnik em toda a União Europeia (UE). 

GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro

No mesmo dia, a Netflix disse que estava se recusando a transmitir canais de TV estatais russos – algo que o streamer seria obrigado a fazer pela lei do país a partir desta semana. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a gigante do streaming também pausou todos os futuros projetos e aquisições na Rússia, incluindo a série Zato que estava sendo gravada no idioma local. 

No dia seguinte, a Apple parou de vender seus produtos na Rússia e também passou a limitar o acesso a serviços digitais como o Apple Pay e restringiu a disponibilidade de aplicativos de mídia estatal russos fora do país.

O Twitter também anunciou planos para "reduzir a visibilidade e a amplificação" do conteúdo da mídia estatal russa. 

Entretenimento 

Os estúdios de entretenimento  como a Disney e a WarnerMedia - controladora da CNN - pararam de lançar filmes no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Disney foi a primeira da fila a anunciar a suspensão dos novos filmes nos cinemas russos. A empresa decidiu adiar a estreia de “Turning Red” (em português, Red: Crescer é uma Fera).

No caso da WarnerMedia, a suspensão atingiu diretamente a estreia do filme “O Batman”, que aconteceria hoje. 

Hospedagem na Rússia

Agora está mais difícil se hospedar na Rússia. A plataforma de compartilhamento de casas Airbnb suspendeu todas as operações no país e em Belarus.

Brian Chesky, CEO e cofundador da empresa, anunciou a mudança no Twitter na quinta-feira (03), enquanto as empresas continuam boicotando a Rússia após a invasão da Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda-feira, o Airbnb disse ofereceria alojamento temporário e gratuito para até 100 mil refugiados da Ucrânia. A empresa financiará essas estadias com a ajuda de anfitriões do Airbnb e doações para o Fundo de Refugiados Airbnb.org.

Petróleo e gás

A Exxon anunciou na terça-feira que deixaria seu último projeto russo, enquanto outros players globais de energia, incluindo BP e Shell, também se distanciaram. 

A Equinor, maior empresa de energia da Noruega, anunciou na segunda-feira que começaria a se retirar de suas joint ventures na Rússia, avaliadas em cerca de US$ 1,2 bilhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Setor financeiro

A Mastercard anunciou na segunda-feira que "bloqueou várias instituições financeiras" de sua rede como resultado de sanções e "continuará a trabalhar com reguladores nos próximos dias".

No dia seguinte foi a vez da Visa, que informou que estava adotando medidas para cumprir as determinações à medida que a guerra avançava. 

Aviação

Os fabricantes de aviões Boeing e Airbus pararam de fornecer peças e suporte de serviço para operadoras russas. A Boeing suspendeu as principais operações em Moscou e fechou temporariamente seu escritório em Kiev.

As companhias aéreas russas têm 62 aviões encomendados com os dois fabricantes, de acordo com a Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Automotivo

A Ford anunciou na terça-feira que estava suspendendo suas operações na Rússia. A montadora americana tem participação de 50% na Ford Sollers, joint venture que emprega pelo menos 4 mil pessoas e é compartilhada com a russa Sollers.

Já a General Motors disse na sexta-feira que estava interrompendo todas as exportações para o país "até novo aviso".  

A Volvo Cars e a Harley-Davidson também foram pelo mesmo caminho, enquanto Renault e Toyota anunciaram paralisações específicas de suas unidades. 

Confira a lista com outras empresas que também anunciaram a suspensão de atividades na Rússia após a invasão da Ucrânia:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Dell
  • UPS
  • FedEx 
  • Maersk
  • H&M
  • Ikea
  • Nike

O efeito das sanções contra a Rússia

O impacto das sanções tornou praticamente impossível para as empresas fazer negócios naquela que é a 12ª maior economia do mundo e também um grande exportador de suprimentos de energia.

Além disso, muitas empresas se preocupam com o impacto em sua imagem corporativa globalmente caso continuem a fazer negócios na Rússia.

A reação do governo da Rússia

A Rússia não está assistindo a saída das empresas do país sem fazer nada. Na tentativa de  impedir esse êxodo, o governo russo anunciou novos controles de capital nesta semana. 

Na terça-feira (01), o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, disse que as empresas ocidentais estavam tomando decisões por causa de "pressão política" e seriam impedidas de vender ativos russos até que isso desapareça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VAI VIRAR BAGUNÇA?

Banco Central desiste de criar regras para o Pix Parcelado; entenda como isso afeta quem usa a ferramenta

5 de dezembro de 2025 - 9:16

O Pix parcelado permite que o consumidor parcele um pagamento instantâneo, recebendo o valor integral no ato, enquanto o cliente arca com juros

ONDE INVESTIR

FII com dividendos de 9%, gigante de shoppings e uma big tech: onde investir em dezembro para fechar o ano com o portfólio turbinado 

5 de dezembro de 2025 - 7:02

Para te ajudar a reforçar a carteira, os analistas da Empiricus Research destrincham os melhores investimentos para este mês; confira

TEM PRA TODO GOSTO

Quina faz um novo milionário; Lotofácil e Dia de Sorte também têm ganhadores

5 de dezembro de 2025 - 6:51

Enquanto a Quina, a Lotofácil e a Dia de Sorte fizeram a festa dos apostadores, a Mega-Sena e a Timemania acumularam nos sorteios da noite de quinta-feira (4).

NAS ENTRELINHAS

Mercado aposta em corte da Selic em janeiro, mas sinais do Copom indicam outra direção, diz Marilia Fontes, da Nord

4 de dezembro de 2025 - 19:42

Para a sócia da Nord, o BC deve manter a postura cautelosa e dar sinais mais claros antes de fazer qualquer ajuste

EFEITOS MASTER

Fundos de pensão que investiram em títulos do Banco Master entram na mira da Justiça em meio a irregularidades nos investimentos

4 de dezembro de 2025 - 16:04

Investigações apontam para aplicações financeiras fora dos protocolos adequados nos casos dos fundos Amazonprev, Rioprevidência e Maceió Previdência

CIDADE DE 65 MIL HABITANTES

Time sensação do Campeonato Brasileiro, Mirassol arrecada o equivalente a um terço do orçamento municipal

4 de dezembro de 2025 - 15:15

Sensação do Brasileirão, o Mirassol arrecadou cerca de um terço do orçamento municipal e levou a pequena cidade paulista ao cenário internacional com a vaga na Libertadores

INFLUÊNCIA

Joesley Batista viajou para a Venezuela para pedir renúncia de Maduro: qual o interesse da JBS e da J&F no país?

4 de dezembro de 2025 - 10:39

Joesley Batista tem relações com o presidente Donald Trump e pediu pelo fim das tarifas sobre a carne. A JBS também tem negócios nos Estados Unidos

SEM RECLAMAÇÕES

Lotomania e Super Sete aproveitam bola dividida na Lotofácil e pagam os maiores prêmios da noite nas loterias da Caixa

4 de dezembro de 2025 - 7:53

Lotofácil manteve a fama de loteria “menos difícil” da Caixa, mas cedeu os holofotes a outras modalidades sorteadas na noite de quarta-feira (3).

VAI PISAR NO FREIO?

Alerta Selic: o que pode impedir o BC de cortar os juros, segundo Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual

3 de dezembro de 2025 - 19:35

A projeção do banco é que a Selic encerre 2025 em 15% e que os cortes comecem de forma gradual em janeiro, alcançando 12% ao final de 2026

INVESTIMENTOS EM 2026

Ibovespa a 300 mil pontos? ASA vê a bolsa brasileira nas alturas, mas há uma âncora à vista

3 de dezembro de 2025 - 17:31

Em um cenário dúbio para 2026, os executivos da instituição financeira avaliam o melhor investimento para surfar um possível rali e ainda conseguir se proteger em um ambiente negativo

MAIS VENDIDOS

Segundo carro elétrico mais vendido do Brasil atinge marca histórica de vendas no mundo 

3 de dezembro de 2025 - 15:09

Hatch elétrico chinês atinge marca histórica em apenas quatro anos e reforça a estratégia global da BYD no mercado de veículos eletrificados

JÁ VIU A SUA?

Retrospectiva Spotify 2025: Bad Bunny lidera o mundo e dupla sertaneja domina o Brasil (de novo); veja como acessar o seu Wrapped

3 de dezembro de 2025 - 14:04

Plataforma divulga artistas, álbuns e músicas mais ouvidos do ano e libera função Wrapped para todos os usuários

BILIONÁRIA SELF-MADE

De bailarina a bilionária mais jovem do mundo: a trajetória da brasileira que construiu uma fortuna aos 29 anos sem ser herdeira

3 de dezembro de 2025 - 12:04

A ascensão de Luana Lopes Lara à frente da Kalshi mostra como a ex-bailarina transformou formação técnica e visão de mercado em uma fortuna bilionária

LUXO

Daniel Vorcaro — da ostentação imobiliária à prisão: o caso da mansão de R$ 460 milhões em Miami

3 de dezembro de 2025 - 9:29

A mansão de R$ 460 milhões comprada por Daniel Vorcaro em Miami virou símbolo da ascensão e queda do dono do Banco Master, hoje investigado por fraudes

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil 3552 faz os primeiros milionários de dezembro nas loterias da Caixa; Mega-Sena e Timemania encalham

3 de dezembro de 2025 - 7:06

A Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores na faixa principal na noite de terça-feira (2). A Dia de Sorte saiu para um bolão na região Sul do Brasil.

CRIMES FINANCEIROS

Banco Master: Ministério Público quer Daniel Vorcaro de volta à prisão e TRF-1 marca julgamento do empresário

2 de dezembro de 2025 - 18:45

Uma decisão de sábado soltou Vorcaro e outros quatro presos na investigação do Banco Master

ASTROS NO PREGÃO

Qual signo manda na B3? Câncer investe mais, Libra investe melhor — e a astrologia invade o pregão

2 de dezembro de 2025 - 15:28

Levantamento da B3 revela que cancerianos são os que mais investem em ações, mas quem domina o valor investido são os librianos

MECANISMO CONTRA GOLPISTAS

BC Protege+: Como funciona a nova ferramenta do Banco Central que impede a abertura de contas não autorizadas

2 de dezembro de 2025 - 14:49

Nova ferramenta do Banco Central permite bloquear a abertura de contas em nome do usuário e promete reduzir fraudes com identidades falsas no sistema financeiro

ECONOMIA DE ATÉ 80%

CNH sem autoescola: com proposta aprovada, quanto vai custar para tirar a habilitação

2 de dezembro de 2025 - 11:19

Com a proposta da CNH sem autoescola aprovada, o custo para tirar a habilitação pode cair até 80% em todo o país

EXAUSTÃO MENTAL

A palavra do ano no dicionário Oxford que diz muito sobre os dias de hoje

2 de dezembro de 2025 - 10:38

Eleita Palavra do Ano pela Oxford, a expressão “rage bait” revela como a internet passou a usar a raiva como estratégia de engajamento e manipulação emocional

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar