🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

BYE BYE!

Facebook (FBOK34), Netflix (NFLX34), Airbnb (AIRB34) e Apple (AAPL34): a enorme lista de empresas que cortaram laços com a Rússia e deixaram Putin na mão

Além do efeito das sanções, que torna praticamente impossível a realização de negócios no país, essas companhias estão preocupadas com a imagem em meio à guerra

Carolina Gama
4 de março de 2022
14:02 - atualizado às 18:56
Apple
Maça da Appl - Imagem: Shutterstock

Facebook (FBOK34), Apple (AAPL34), Airbnb (AIRB34), Nike (NIKE34), Disney (DISB34), Boeing (BOEI34), Exxon Mobil (EXXO34). A lista de empresas de vários setores que estão cortando os laços com o governo de Vladimir Putin não para de crescer desde a invasão da Rússia à Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A suspensão de atividades e fechamento de lojas dessas companhias aumenta ainda mais a dor econômica do país, que começa a sentir os efeitos de uma série de sanções severas e abrangentes impostas pelos Estados Unidos e seus aliados. 

Além de mirar setores como defesa e óleo e gás — as joias da coroa russa —, restrições foram também impostas aos bilionários ligados a Putin e ao acesso do país às suas reservas cambiais no exterior. 

Muitos bancos russos também foram excluídos do Swift, uma rede global que as empresas financeiras usam para realizar transações.

Como resultado, o valor do rublo despencou, a Rússia foi forçada a aumentar acentuadamente as taxas de juros e o país manteve seu mercado de ações fechado para evitar mais problemas econômicos e financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os principais anúncios de ruptura das empresas com o governo de Putin nos últimos dias, por setor. 

Leia Também

Big Techs

A Meta, controladora do Facebook, disse na segunda-feira (28) que bloquearia o acesso aos meios de comunicação russos RT e Sputnik em toda a União Europeia (UE). 

GUIA PARA BUSCAR DINHEIRO: baixe agora o guia gratuito com 51 investimentos promissores para 2022 e ganhe de brinde acesso vitalício à comunidade de investidores Seu Dinheiro

No mesmo dia, a Netflix disse que estava se recusando a transmitir canais de TV estatais russos – algo que o streamer seria obrigado a fazer pela lei do país a partir desta semana. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a gigante do streaming também pausou todos os futuros projetos e aquisições na Rússia, incluindo a série Zato que estava sendo gravada no idioma local. 

No dia seguinte, a Apple parou de vender seus produtos na Rússia e também passou a limitar o acesso a serviços digitais como o Apple Pay e restringiu a disponibilidade de aplicativos de mídia estatal russos fora do país.

O Twitter também anunciou planos para "reduzir a visibilidade e a amplificação" do conteúdo da mídia estatal russa. 

Entretenimento 

Os estúdios de entretenimento  como a Disney e a WarnerMedia - controladora da CNN - pararam de lançar filmes no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Disney foi a primeira da fila a anunciar a suspensão dos novos filmes nos cinemas russos. A empresa decidiu adiar a estreia de “Turning Red” (em português, Red: Crescer é uma Fera).

No caso da WarnerMedia, a suspensão atingiu diretamente a estreia do filme “O Batman”, que aconteceria hoje. 

Hospedagem na Rússia

Agora está mais difícil se hospedar na Rússia. A plataforma de compartilhamento de casas Airbnb suspendeu todas as operações no país e em Belarus.

Brian Chesky, CEO e cofundador da empresa, anunciou a mudança no Twitter na quinta-feira (03), enquanto as empresas continuam boicotando a Rússia após a invasão da Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda-feira, o Airbnb disse ofereceria alojamento temporário e gratuito para até 100 mil refugiados da Ucrânia. A empresa financiará essas estadias com a ajuda de anfitriões do Airbnb e doações para o Fundo de Refugiados Airbnb.org.

Petróleo e gás

A Exxon anunciou na terça-feira que deixaria seu último projeto russo, enquanto outros players globais de energia, incluindo BP e Shell, também se distanciaram. 

A Equinor, maior empresa de energia da Noruega, anunciou na segunda-feira que começaria a se retirar de suas joint ventures na Rússia, avaliadas em cerca de US$ 1,2 bilhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Setor financeiro

A Mastercard anunciou na segunda-feira que "bloqueou várias instituições financeiras" de sua rede como resultado de sanções e "continuará a trabalhar com reguladores nos próximos dias".

No dia seguinte foi a vez da Visa, que informou que estava adotando medidas para cumprir as determinações à medida que a guerra avançava. 

Aviação

Os fabricantes de aviões Boeing e Airbus pararam de fornecer peças e suporte de serviço para operadoras russas. A Boeing suspendeu as principais operações em Moscou e fechou temporariamente seu escritório em Kiev.

As companhias aéreas russas têm 62 aviões encomendados com os dois fabricantes, de acordo com a Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Automotivo

A Ford anunciou na terça-feira que estava suspendendo suas operações na Rússia. A montadora americana tem participação de 50% na Ford Sollers, joint venture que emprega pelo menos 4 mil pessoas e é compartilhada com a russa Sollers.

Já a General Motors disse na sexta-feira que estava interrompendo todas as exportações para o país "até novo aviso".  

A Volvo Cars e a Harley-Davidson também foram pelo mesmo caminho, enquanto Renault e Toyota anunciaram paralisações específicas de suas unidades. 

Confira a lista com outras empresas que também anunciaram a suspensão de atividades na Rússia após a invasão da Ucrânia:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Dell
  • UPS
  • FedEx 
  • Maersk
  • H&M
  • Ikea
  • Nike

O efeito das sanções contra a Rússia

O impacto das sanções tornou praticamente impossível para as empresas fazer negócios naquela que é a 12ª maior economia do mundo e também um grande exportador de suprimentos de energia.

Além disso, muitas empresas se preocupam com o impacto em sua imagem corporativa globalmente caso continuem a fazer negócios na Rússia.

A reação do governo da Rússia

A Rússia não está assistindo a saída das empresas do país sem fazer nada. Na tentativa de  impedir esse êxodo, o governo russo anunciou novos controles de capital nesta semana. 

Na terça-feira (01), o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, disse que as empresas ocidentais estavam tomando decisões por causa de "pressão política" e seriam impedidas de vender ativos russos até que isso desapareça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A QUÍMICA RENDEU

Adeus, tarifas: governo Trump retira sobretaxa de 40% sobre importações brasileiras de mais de 200 produtos

21 de novembro de 2025 - 9:12

EUA retiram a tarifa adicional de 40% sobre carne, café, suco de laranja, petróleo e peças de aeronaves vindos do Brasil

NA PISTA

Vai precisar de CNH para andar de bicicleta? Se for ela motorizada, a resposta está aqui

21 de novembro de 2025 - 8:54

Contran atualiza as regras para bicicletas elétricas, ciclomotores e equipamentos motorizados; entenda quando será obrigatório ter CNH, placa e licenciamento.

PROGRAMA SOCIAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS final 5

21 de novembro de 2025 - 5:49

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

ATUAL ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO

Terceira indicação de Lula ao STF neste mandato: conheça Jorge Messias, o nome escolhido pelo presidente para a vaga de Barroso

20 de novembro de 2025 - 15:40

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Messias ocupa o cargo de advogado-geral da União desde de janeiro de 2023

FOGO NA COP30

Grande incêndio na COP30: chamas se alastram e levam autoridades a evacuar área; veja vídeo

20 de novembro de 2025 - 14:50

Chamas atingiram a BlueZone, área que reúne pavilhões de países; segurança evacuou o local e autoridades afirmam que o incêndio já foi controlado

REVERBERAÇÕES DO CASO 'MASTER'

Conselho do BRB elege novo presidente após afastar o antigo em meio à liquidação do Banco Master e prisão de Daniel Vorcaro

20 de novembro de 2025 - 10:30

O Banco de Brasília (BSLI4) indicou Nelson Antônio de Souza como presidente da instituição bancária e destituiu, com efeito imediato, Paulo Henrique Costa do cargo de presidente

UM GÁS A MAIS

Botijão grátis? Confira se você tem direito ao vale-recarga do novo Programa Gás do Povo

20 de novembro de 2025 - 9:47

Gás do Povo chega para substituir o Auxílio Gás; meta do governo é atender mais de 50 milhões de pessoas até março de 2026

AUTOSSUFICIÊNCIA

Fome na colônia, fartura no Quilombo: Como era a economia de Palmares, da qual o líder Zumbi inspirou o Dia da Consciência Negra?

20 de novembro de 2025 - 6:39

O Quilombo dos Palmares resistiu por quase um século graças à autossuficiência econômica da comunidade; entenda como funcionava a organização

EMPREENDEDORISMO

Mais dinheiro e menos trabalho: as ilusões do empreendedorismo no Brasil

20 de novembro de 2025 - 6:00

Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento

NÃO CAIA EM GOLPES

Golpistas surfam no caos do Banco Master; confira passo a passo para não cair nas armadilhas

19 de novembro de 2025 - 18:31

Investidores do Banco Master agora têm direito ao FGC; saiba como evitar golpes e proteger o bolso

BATALHA DE GIGANTES

Black Friday: Apple chega a 70% OFF, Samsung bate 60%; quem entrega os melhores descontos? 

19 de novembro de 2025 - 18:06

A Apple entra com 70% OFF, pagamento dividido e entrega rápida; a Samsung equilibra o duelo com 60% OFF, mais categorias e descontos progressivos

APOSENTADORIA EM RISCO

Do Rio de Janeiro ao Amapá, ninguém escapou do Banco Master: fundos de pensão se veem com prejuízo de R$ 1,86 bilhão, sem garantia do FGC

19 de novembro de 2025 - 17:05

Decisão do Banco Central afeta 18 fundos de previdência de estados e municípios; aplicações feitas não têm cobertura do FGC

É RARO, MAS ACONTECE

Lotofácil vacila e Dia de Sorte faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e volta só no sábado

19 de novembro de 2025 - 7:03

Lotofácil acumula pelo terceira vez nos últimos cinco concursos e vai para último sorteio antes de pausa para o feriado com R$ 5 milhões em jogo

FERIADO DÁ AS CARAS

A B3 também vai ‘feriadar’? Confira o que abre e o que fecha no Dia da Consciência Negra

19 de novembro de 2025 - 6:10

Bolsa, bancos, Correios, rodízio em São Paulo… desvendamos o que funciona e o que não funciona no dia 20

AUXÍLIO DO GOVERNO

Caixa paga Bolsa Família nesta quarta (19) para NIS final 4; veja quem recebe

19 de novembro de 2025 - 5:32

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

LIQUIDAÇÃO DO MASTER

CDBs do Will Bank e do Banco Master de Investimento também serão pagos pelo FGC?

18 de novembro de 2025 - 14:48

Ambas são subsidiárias do Banco Master S.A., porém somente o braço de investimentos também foi liquidado. Will Bank segue operando

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Qual o tamanho da conta do Banco Master que o FGC terá que pagar

18 de novembro de 2025 - 13:14

Fundo Garantidor de Créditos pode se deparar com o maior ressarcimento da sua história ao ter que restituir os investidores dos CDBs do Banco Master

ANIVERSÁRIO SEM FESTA

Liquidação do Banco Master é ‘presente de grego’ nos 30 anos do FGC; veja o histórico do fundo garantidor

18 de novembro de 2025 - 12:19

Diante da liquidação extrajudicial do Banco Master, FGC fará sua 41ª intervenção em três décadas de existência

O QUE FAZER

Investiu em CDBs do Banco Master? Veja o passo a passo para ser ressarcido pelo FGC

18 de novembro de 2025 - 10:23

Com a liquidação do Banco Master decretada pelo Banco Central, veja como receber o ressarcimento pelo FGC

NOVAS REGRAS A CAMINHO?

Debate sobre renovação da CNH de idosos pode baratear habilitação; veja o que muda

18 de novembro de 2025 - 9:45

Projetos no Congresso podem mudar regras da renovação da CNH para idosos, reduzir taxas e ampliar prazos para motoristas acima de 60 anos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar