🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

AVANÇO À VISTA

Pegando fogo: ações ligadas à cannabis disparam às vésperas de votação na Câmara dos EUA; gestores confiam em recuperação

Fundos de cannabis avançam diante de expectativa de avanço na legislação federal norte-americana em torno da descriminalização

Ricardo Gozzi
30 de março de 2022
12:21
comércio maconha
Imagem: Shutterstock

O otimismo dos investidores quanto à possibilidade de avanço na legislação federal dos Estados Unidos rumo a uma futura legalização da maconha alimenta uma nova onda de alta dos ativos financeiros relacionados à indústria da cannabis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ETF Alternative Harvest, por exemplo, acumula ganhos de mais de 10% em março e caminha para seu melhor desempenho mensal desde fevereiro de 2021. Como grande parte dos ativos financeiros ligados à cannabis, porém, o fundo registra forte queda no acumulado em 12 meses.

A recente alta nas ações de fabricantes de produtos à base do canabidiol coincide com movimentos similares ocorridos no passado diante da expectativa de avanços regulatórios.

MORE deve ser votado na Câmara ainda esta semana

Hoje, o projeto de lei conhecido pelas iniciais MORE, destinado a descriminalizar a maconha em âmbito federal nos EUA, deve passar por uma comissão na Câmara. Além da descriminalização, a lei prevê regulações bancárias e para a venda de produtos embalados.

A expectativa é de que a votação seja simbólica. Caso isso confirme, o MORE poderá ser pautado para votação pelo plenário da Câmara ainda esta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estou muito otimista com a aprovação do MORE na Câmara”, afirmou o deputado Ed Perlmutter (democrata pelo Colorado) à emissora norte-americana CNBC.

Leia Também

Nos EUA, o problema é o Senado

Entretanto, na avaliação de analistas políticos norte-americanos, o problema não é a Câmara, mas o Senado. Em 2020, o MORE chegou a passar na Câmara, mas parou no Senado.

Jaret Seiberg, analista da Cowen Research, observa que os democratas precisariam de pelo menos dez votos republicanos no Senado para superar qualquer possibilidade de obstrução e passar um projeto de lei descriminalizando a maconha.

De qualquer modo, ele acredita na possibilidade de a lei avançar no Senado em 2023 se os democratas mantiverem o controle do Senado nas eleições de meio de mandato previstas para o segundo semestre deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gestores de fundos mantêm aposta na cannabis

E é justamente a expectativa de avanços regulatórios nos próximos anos - ainda que lentos - que mantém os gestores dos fundos de cannabis animados com o rendimento deles no médio prazo.

Os primeiros fundos de investimentos no setor de cannabis chegaram ao Brasil no fim de 2019 envoltos mais em euforia do que em polêmicas.

No início de 2021, quando o valor desses fundos disparou, a tese de ganhos exponenciais com a “indústria da maconha” parecia começar a se cumprir muito mais rápido do que imaginavam seus mais otimistas entusiastas.

Longe das máximas

Pouco tempo depois, entretanto, a euforia passou — esses fundos mudaram de curso e passaram a registrar fortes perdas. Um ano depois de terem atingido seu ápice, mesmo com a recuperação recente, os fundos ligados à cannabis encontram-se distantes de suas máximas históricas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início de março, o Seu Dinheiro resolveu, então, investigar os motivos que levam à queda desses fundos e por que seus entusiastas mantêm-se irredutíveis na defesa de que ganhos exponenciais podem ser obtidos em um futuro relativamente próximo.

Para muito além da volatilidade, eles apresentam desvalorização acumulada de aproximadamente 50% nos últimos 12 meses. O que mais chama a atenção, porém, é o fato de os principais defensores da tese de investimento em cannabis seguirem firmes em suas posições.

Vitreo Cannabis Ativo
Vitreo Cannabis Ativo

Como investir em cannabis

Apenas duas corretoras oferecem no momento acesso a fundos de cannabis no Brasil: a XP, que administra o Trend Cannabis, e a Vitreo, com os fundos Canabidiol, Canabidiol Light e Cannabis Ativo — o BTG Pactual, dono da Vitreo, oferece acesso a este último através de sua plataforma de investimentos.

Em resumo, as corretoras captam os recursos dos investidores e os alocam em fundos estrangeiros que reúnem empresas de capital aberto que atuam no setor de cannabis, principalmente nos EUA e no Canadá. Portanto, além das questões regulatórias e legislativas, isso acarreta também algum risco cambial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entramos em contato tanto com a XP quanto com a Vitreo para falar sobre o desempenho dos fundos de cannabis até aqui e as perspectivas para o futuro. A XP, no entanto, não quis comentar sobre o fundo Trend Cannabis, que acumula perda de 50% em relação em 12 meses.

XP Trend Cannabis
XP Trend Cannabis

Tese inalterada

Na Vitreo, fomos atendidos por George Wachsmann. Ele é Chief Investiment Officer (CIO) e sócio fundador da casa — e prefere ser chamado de Jojo. Pois bem: em entrevista ao Seu Dinheiro, Jojo adianta sua posição sem meias palavras. “A tese [de investimento] está inalterada”, afirma.

O primeiro fundo de canabis da Vitreo foi lançado em outubro de 2019. Batizado ‘Vitreo Canabidiol’, ele ficou restrito a investidores qualificados — aqueles com patrimônio investido igual ou superior a R$ 1 milhão.

“Eu adoraria estar lançando o fundo hoje, e não quando a gente lançou”, admite Jojo. “Se formos pensar em timing de mercado, a gente lançou antes da hora”, acredita ele. Desde o lançamento, o Canabidiol caiu 19,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

‘Só uma pontinha’

Wachsmann segue firme na tese e sustenta que quem vai investir nesse tipo de fundo precisa ter em mente que é preciso ser parcimonioso com setores voláteis, como o de cannabis. "Eu falava que era só uma pontinha. Se a pessoa respeitou a pontinha, entendeu que era longo prazo, beleza", diz ele.

O fato, segundo Jojo, é que a regulamentação e a legalização da indústria da cannabis não vão parar. Pode ser que ocorra alguma acomodação nos avanços, mas o CFO da Vitreo não vê espaço para retrocessos.

Foi só em 2020, por exemplo, que a Organização das Nações Unidas (ONU) retirou a maconha da lista de drogas consideradas mais perigosas, o que a equiparava à cocaína ou à heroína.

Jojo conta que, quando lançou o primeiro fundo, tinha medo de ver alguma manchete estampada como “Vitreo lança fundo de maconha”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Era um tabu econômico que virou um tabu sociocultural. O grande desafio é saber quando a ciência vai vencer os costumes. É um processo geracional.

Jojo Wachsmann, Chief Investiment Officer (CIO) e sócio fundador da Vitreo
George Wachsmann, o Jojo, sócio-fundador e CIO da Vitreo
Jojo Wachsmann, CIO e sócio fundador da Vitreo

Avanços legislativos e regulatórios

Jojo enfatiza que, mesmo sob governos conservadores nos Estados Unidos e no Brasil em anos recentes, houve avanços consideráveis na legislação nos dois países. Ainda assim, há um tabu a ser vencido.

Num passado mais distante, por lobby dos setores de bebidas alcoólicas e algodão nos EUA, o cânhamo era escanteado e a maconha era considerada uma droga perigosa. Mas, quando se fala em cannabis, é preciso salientar que se trata de um produto bastante versátil — sua aplicação vai muito além da extração da substância entorpecente.

A começar pela produção de cânhamo para fins industriais. Ela inclui a produção de tecidos, roupas, fibras e sementes para alimentação e rações animais. Abrange também a indústria de cosméticos. “Tudo isso sem contar um leque absurdo de usos na medicina", diz ele. "O que sabemos hoje é só a pontinha de um iceberg”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando esse leque amplo de possibilidades, o sócio fundador da Vitreo mantém-se bastante otimista em relação às perspectivas de futuro desses fundos de cannabis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NAS ENTRELINHAS

O corte da Selic vem aí? Resposta do Copom estará nas entrelinhas do comunicado desta Super Quarta

10 de dezembro de 2025 - 6:02

Na última reunião do ano, mercado espera mudanças sutis no comunicado do comitê para consolidar apostas de cortes nos juros já em janeiro

CARO ASSIM?

Estes brinquedos já custam quase o mesmo que um smartphone da Samsung; veja a comparação

9 de dezembro de 2025 - 17:10

Modelos premium de Barbie, Lego e itens colecionáveis chegam ao varejo com preços que rivalizam com eletrônicos

BASTIDORES DE BRASÍLIA

Haddad crava: votação de projeto contra devedores contumazes deve acontecer nesta terça (9); ministro tenta destravar pauta fiscal

9 de dezembro de 2025 - 14:03

Haddad vê clima favorável na Câmara para avançar em medidas que reforçam a arrecadação e destravam o Orçamento de 2026

VALENDO!

CNH sem autoescola aprovada: veja como será o novo processo e quanto você vai economizar

9 de dezembro de 2025 - 12:18

As novas regras da CNH sem autoescola, agora dentro do programa CNH do Brasil, reduzem custos, flexibilizam aulas e ampliam o acesso à habilitação

QUEM QUER PROVENTOS?

Com dividendos no radar, Prio (PRIO3) é a queridinha do BTG Pactual, mas preço-alvo cai

9 de dezembro de 2025 - 11:21

A atualização veio na esteira do Investor Day, quando a petroleira forneceu mais detalhes sobre o momentum operacional e as prioridades

SEM MULTAS

Como vai funcionar a renovação automática da CNH para quem é bom motorista

9 de dezembro de 2025 - 10:30

Novas regras da CNH incluem renovação automática para bons condutores, provas mantidas, instrutores autônomos e queda de até 80% no custo da habilitação

CORTAR GASTOS

'Não devemos ficar em berço esplêndido, temos de fazer um esforço fiscal maior', diz Alckmin

9 de dezembro de 2025 - 10:05

“Nós estamos num momento importante, com 5,4% de desemprego, o menor da série histórica, e com 4,4% de inflação, caindo, isso é raro”, afirmou o vice-presidente

LOTERIAS HOJE

Mega-Sena 2949 distribui R$ 20 milhões hoje, mas Timemania rouba a cena e dispara para R$ 61 milhões; veja os prêmios das loterias da Caixa

9 de dezembro de 2025 - 9:32

Confira os valores oferecidos pela Mega-Sena, Timemania, +Milionária, Lotofácil e demais modalidades da Caixa nos sorteios desta terça (9) e quarta-feira (10)

A nova compra do Itaú (ITUB4), que envolve cartões de Casas Bahia (BHIA3), GPA (PCAR3) e Assaí (ASAI3)

8 de dezembro de 2025 - 17:06

O maior banco privado do país adquiriu as participações de três varejistas na Financeira Itaú CBD; entenda a operação

MAIS RICOS DO QUE NUNCA

O ano dos bilionários: nunca houve tantos super-ricos quanto em 2025, e eles nunca foram tão endinheirados

8 de dezembro de 2025 - 14:20

Os quase 3 mil bilionários do planeta concentram fortunas de US$ 15,8 trilhões; alta é decorrente do crescimento das empresas ligadas à inteligência artificial

PARA QUEM QUISER TENTAR A SORTE

Loterias da Caixa: Quina sorteia R$ 7,5 milhões nesta segunda; Timemania, com R$ 61 milhões, lidera premiações da semana

8 de dezembro de 2025 - 9:48

Com dezembro avançando e a Mega da Virada no horizonte, prêmios se acumulam e movimentam apostadores de todo o país

ANOTE NO CALENDÁRIO

Super Quarta no radar: EUA e Brasil decidem juros em semana de IPCA; confira a agenda econômica dos próximos dias

8 de dezembro de 2025 - 7:02

O calendário também conta com publicação de dados dos Estados Unidos de meses anteriores, já que a paralisação do governo norte-americano interrompeu a divulgação de indicadores importantes

Representante dos EUA diz que compromissos comerciais da China estão ‘indo na direção certa’

7 de dezembro de 2025 - 16:51

O fluxo entre os dois países já caiu cerca de 25%, afirma o representante comercial dos EUAZ. “Provavelmente precisa ser menor para que não sejamos tão dependentes uns dos outros”

FICOU PRA PRÓXIMA

Mega-Sena: Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 20 milhões

7 de dezembro de 2025 - 11:05

Quarenta e dois apostadores acertaram a quina e vão receber, cada um, R$ 42.694,24

DINHEIRO NO BOLSO

Renda da população deve continuar subindo no curto prazo: isso é bom ou ruim para a economia? Veja qual o impacto na inflação e nos juros

7 de dezembro de 2025 - 10:31

Mesmo com desaceleração da atividade econômica, renda deve continuar em alta; no entanto, isso não preocupa tanto os economistas

SINAIS SÃO BONS

XP vê início dos cortes da Selic em março, mas não descarta começo mais cedo: sinais são positivos, e um dado atrapalha

7 de dezembro de 2025 - 9:38

Com a desaceleração da inflação e valorização do câmbio, BC pode começar ciclo de cortes da Selic, mas gastos do governo ainda preocupam

Ao Cade, entidades se posicionam contra fusão Petz (PETZ3) e Cobasi, que criaria gigante de R$ 7 bilhões

6 de dezembro de 2025 - 16:29

Além disso, alegam que a fusão Petz-Cobasi eleva em 35% o risco de fechamento de pet shops de bairro

MAIS DESCANSO

Relator de PL sobre fim da escala 6×1 apresenta novo texto, com jornada de no máximo 40 horas semanais

6 de dezembro de 2025 - 10:31

Prates também colocou um dispositivo que dá a possibilidade de regime de trabalho na escala 4×3, com limite máximo de 10 horas diárias

TESTE

Metrô de SP testa operação 24 horas, mas só aos finais de semana e não em todas as linhas; veja os detalhes 

5 de dezembro de 2025 - 16:40

Metrô de SP amplia operação aos fins de semana e avalia se medida tem viabilidade técnica e financeira

DEFINIDO

Salário mínimo de 2026 será menor do que o projetado; veja valor estimado  

5 de dezembro de 2025 - 15:50

Revisão das projeções de inflação reduz o salário mínimo em R$ 3 a estimativa do piso nacional para 2026, que agora deve ficar em R$ 1.627

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar