🔴 [NO AR] MERCADO TEME A FRAGMENTAÇÃO DA DIREITA? ENTENDA A REAÇÃO DOS ATIVOS – ASSISTA AGORA

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

UMA MÃO LAVA A OUTRA

Por que Biden finalmente resolveu se encontrar com Bolsonaro — e o que esperar dessa reunião

Os dois líderes devem se reunir por 30 minutos nesta quinta-feira (09), em Los Angeles, sede da edição deste ano da Cúpula das Américas; saiba o que vem por aí

Carolina Gama
8 de junho de 2022
15:35 - atualizado às 15:50
Bolsonaro Biden Rachadura Parede
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Os presidentes dos EUA, Joe Biden, e do Brasil, Jair Bolsonaro, não são melhores amigos — muito pelo contrário, a relação entre eles está longe de ser próxima. Mas, agora, esse convívio  tem tudo para ser diferente, no melhor estilo uma mão lava a outra. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dois líderes devem se reunir pela primeira vez amanhã (9), em Los Angeles, durante a Cúpula das Américas — evento que ocorre, em média, a cada quatro anos e tenta traçar ações para lidar com desafios compartilhados entre os países da região. 

Além de ser o palco do aperto de mãos inédito de Biden e Bolsonaro, essa edição será a primeira realizada nos EUA desde o encontro inaugural em Miami, em 1994, e terá o chefe da Casa Branca como anfitrião. 

Por isso, a cúpula deste ano é vista por especialistas como uma maneira de o presidente norte-americano reparar danos e estabelecer diferenças em relação à maneira como o seu antecessor, Donald Trump, lidava com a América Latina. 

Vale lembrar que Trump, considerado um aliado por Bolsonaro, não compareceu à Cúpula das Américas de 2018, enviando no lugar o vice Mike Pence.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma mão lava a outra

E é aí que a porca torce o rabo. Biden corre o risco de ser o anfitrião de uma cúpula esvaziada. 

Leia Também

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, confirmou na segunda-feira (06) que não participará da Cúpula das Américas deste ano — um duro golpe nos esforços dos EUA para mobilizar os governos da região a trabalharem juntos.

Outros líderes, incluindo de Guatemala, Honduras e El Salvador indicaram que também vão passar longe do evento.

A chance de um constrangimento em nível global acontece em um momento no qual Biden tem lutado para reafirmar a liderança do país na América Latina. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a desconfiança da região em relação aos EUA é profunda, e a China tem feito grandes incursões nas últimas duas décadas. 

Um exemplo desta aproximação foi a cúpula virtual, organizada pelo governo chinês, com ampla adesão de ministros de Relações Exteriores latinos, em dezembro de 2021.

Por isso, Biden conta com o Brasil para sair de uma saia justa internacional. E Bolsonaro sabe de sua importância na Cúpula das Américas deste ano. 

“[A cúpula] é um evento que, sem o Brasil, é bastante esvaziado”, disse Bolsonaro em entrevista ao SBT News na terça-feira (08). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o que Bolsonaro ganha com isso?

Como não existe almoço grátis, Bolsonaro não vai estender a mão a Biden à toa. O presidente brasileiro tem um excelente motivo para estar em Los Angeles amanhã: as eleições de outubro deste ano

Se, de um lado, Biden procurou Bolsonaro em uma tentativa de salvar a cúpula, do outro, o presidente brasileiro usará a reunião com o homem mais poderoso do mundo para melhorar sua imagem, enquanto se encaminha para uma dura campanha de reeleição.

Pesquisa recente de intenção de votos da Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, mostrou que 52% dos eleitores brasileiros têm medo da reeleição de Bolsonaro, enquanto 25% temem a volta do PT. Confira a pesquisa completa.  

Os espinhos das eleições

Ainda que uma mão lave a outra, nem tudo são flores no encontro entre Biden e Bolsonaro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-capitão do Exército brasileiro ecoou as alegações infundadas de Trump sobre fraude na eleição dos EUA de 2020 — vale lembrar que Bolsonaro foi um dos últimos a reconhecer a vitória de Biden.

E, antes de embarcar rumo aos EUA, Bolsonaro voltou a lançar dúvidas sobre a legitimidade da eleição norte-americana.

“Não vou entrar em detalhe sobre a soberania de um outro país. Agora, o Trump estava muito bem e muita coisa chegou para a gente que a gente fica com pé atrás”, disse Bolsonaro na entrevista ao SBT.

O presidente brasileiro levantou dúvidas semelhantes sobre o sistema de votação do Brasil, chamando-o de passível de fraude sem fornecer evidências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As tentativas de desacreditar as eleições de outubro levantam temores de que Bolsonaro não aceite a derrota, e que seus seguidores possam imitar o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA. 

Membros do alto escalão do governo de Biden já pediram a Bolsonaro que não prejudique a confiança no processo eleitoral.

O ex-ministro de Relações Exteriores brasileiro Celso Amorim, que participou de três cúpulas, disse à Reuters que Biden tem um preço a pagar para salvar o evento deste ano. 

“Há um preço que Biden tem que pagar: concordar em convidar um presidente brasileiro que disse que houve fraude nas eleições de 2020 [ dos EUA]”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pedra no sapato de Bolsonaro

Se Biden terá que engolir os ataques de Bolsonaro às eleições que o conduziram à Casa Branca, o presidente brasileiro tem uma pedra no sapato: a Amazônia.

E, dessa vez, não é só a questão do desmatamento que ronda o encontro dos dois líderes. O desaparecimento do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips também está na mira de Washington. 

A Casa Branca passou a ser pressionada para que Biden cobre Bolsonaro sobre as buscas e investigações a respeito do caso.

Na terça-feira (07), o enviado do governo dos EUA para o clima, John Kerry, se comprometeu a encontrar respostas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pereira e Phillips estavam em uma expedição na Amazônia e a declaração de Kerry adiciona pressão sobre um assunto que divide Brasil e EUA. 

Sobre o caso, Bolsonaro disse que "apenas duas pessoas" viajarem em um barco na região é uma "aventura que não é recomendada que se faça”. 

O presidente brasileiro também afirmou que Biden não deve querer impor nada ao Brasil sobre a Amazônia. 

“Ele não vai, no meu entender, querer impor algo que eu deva fazer na Amazônia. Eu acho que ele me conhece, conhece mais do que a mim, conhece a região. Não podemos relativizar a nossa soberania”, afirmou Bolsonaro em entrevista ao SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre o que os dois vão falar?

Biden e Bolsonaro terão uma reunião bilateral de 30 minutos. A Casa Branca tem evitado comentar quais serão os assuntos do encontro entre os dois presidentes. 

Mas um membro do alto escalão do governo dos EUA disse esperar uma conversa franca entre os dois, ainda que algumas divergências possam surgir. 

E essas divergências não são poucas. Washington e Brasília basicamente discordam sobre as grandes questões do dia: desde as mudanças climáticas e o desmatamento da Amazônia até a democracia e a invasão russa da Ucrânia.

Para piorar a situação, Bolsonaro expressou publicamente admiração pelo presidente russo, Vladimir Putin, quando visitou o Kremlin poucos dias antes da invasão da Ucrânia, atraindo fortes críticas da Casa Branca. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do lado brasileiro, a expectativa é de que Bolsonaro e Biden discutam comércio, cooperação em defesa e desenvolvimento sustentável, além de investimentos em energia e mineração, segundo o funcionário do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Miguel da Costa e Silva.

Mas vários observadores levantaram dúvidas de que ambos possam fazer progressos substanciais em apenas 30 minutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ÁGUA LIMPA E VISTA BOA

Das 4 praias mais limpas do Brasil, as 3 primeiras ficam em ilhas — e uma delas no sudeste

24 de dezembro de 2025 - 12:13

Entre as praias mais limpas do Brasil, três estão em ilhas e apenas uma fica no Sudeste, com critérios rigorosos de preservação ambiental

MANDADO DE SEGURANÇA

ACSP aciona Justiça Federal para garantir isenção de Imposto de Renda sobre dividendos de micro e pequenas empresas

23 de dezembro de 2025 - 18:00

A medida é uma reação às mudanças trazidas pela Lei nº 15.270, que alterou as regras do IR

NAVE (E AÇÕES) NO CHÃO

Primeiro foguete comercial lançado pelo Brasil explode no céu; ações de empresa sul-coreana derretem

23 de dezembro de 2025 - 12:04

Após uma série de adiamentos, o Hanbit-Nano explodiu logo após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara e derrubou as ações da fabricante Innospace

FINAL DE ANO

Bancos funcionam no Natal e no Ano Novo? Veja o que abre e o que fecha

23 de dezembro de 2025 - 9:44

Bancos, B3, Correios e transporte público adotam horários especiais nas vésperas e nos feriados; veja o que abre, o que fecha e quando os serviços voltam ao normal

LOTERIAS

Com atenção voltada para prêmio bilionário da Mega da Virada, Lotofácil abre semana fazendo um novo milionário

23 de dezembro de 2025 - 7:48

Lotofácil não foi a única loteria a ter ganhadores ontem; prêmio principal da Super Sete foi dividido por dois apostadores

PROJEÇÕES 2026

Ano eleitoral, juros menores e Ibovespa em alta: o que esperar da economia brasileira em 2026

23 de dezembro de 2025 - 6:02

Cenário global favorável para mercados emergentes deve ajudar o Brasil, e trade eleitoral será vetor importante para guiar os investimentos no próximo ano

BOA NOTÍCIA

Só 1 em cada 10 praias de São Paulo está imprópria para banho no início do verão; veja onde

22 de dezembro de 2025 - 16:17

Levantamento da Cetesb mostra melhora em relação ao ano passado e aponta que apenas 1 em cada 10 praias paulistas tem restrição para banho

A JANELA ESTÁ FECHANDO

Brasil tem hoje a última chance de lançar primeiro foguete comercial

22 de dezembro de 2025 - 10:24

Após quatro adiamentos por falhas técnicas, clima e problemas em solo, o Hanbit-Nano, primeiro foguete brasileiro comercial tem nesta segunda-feira a última janela para decolar do Centro de Lançamento de Alcântara

R$ 1 BILHÃO!

Mega-Sena interrompida: agora toda aposta vale apenas para o bilionário sorteio da Mega da Virada

22 de dezembro de 2025 - 9:15

Mega da Virada vai sortear pela primeira vez na história um prêmio de R$ 1 bilhão; sorteio está marcado para a noite de 31 de dezembro

DIA DE DECISÃO

Final da Copa do Brasil: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

21 de dezembro de 2025 - 14:30

Após empate sem gols no jogo de ida, Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, no Maracanã, com premiação milionária em jogo

ACORDOS TRAVADOS

“Nossos países não têm mais 10 anos a perder”: para Milei, lentidão do Mercosul é o que está travando acordos com a UE

21 de dezembro de 2025 - 12:45

Na cúpula do Mercosul, presidente argentino acusa o bloco de travar o comércio com burocracia, diz que acordos não avançam e defende mais liberdade para negociações individuais

LOTERIAS

Mega da Virada em R$ 1 bilhão: prêmio estimado bate os oito dígitos pela primeira vez

21 de dezembro de 2025 - 8:58

Ninguém levou o prêmio de R$ 62 milhões do último sorteio da Mega Sena neste ano, no concurso 2953, que foi a jogo ontem (20). Prêmio acumulou para Mega da Virada

ACORDO EMPERRADO

Enquanto União Europeia ‘enrola’ Mercosul vai atrás do próximos na fila para acordos comercias; veja

20 de dezembro de 2025 - 17:23

Enquanto acordo com a UE segue emperrado, bloco aposta em Emirados Árabes, Ásia e Américas para avançar na agenda comercial

LOTERIAS

Último sorteio da Mega-Sena: R$ 62 milhões vão a jogo hoje no concurso 2.954. Depois, só a Mega da Virada

20 de dezembro de 2025 - 15:33

O concurso 2.954 da Mega-Sena sorteia na noite deste sábado (20) prêmio estimado de R$ 62 milhões. A partir de amanhã as apostas se concentram na Mega da Virada

ORÇAMENTO 2026

Com R$ 1,82 trilhão só para pagar juros da dívida e R$ 61 bilhões para emendas, veja os detalhes do Orçamento para 2026

20 de dezembro de 2025 - 8:40

Texto aprovado pelo Congresso prevê despesas de R$ 6,5 trilhões, meta de superávit e destina quase um terço do orçamento fiscal ao pagamento de juros da dívida pública

HOMENAGEM

Silvio Santos vira nome de rodovia em São Paulo — e o trecho escolhido não foi por acaso

19 de dezembro de 2025 - 16:29

Lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas rebatiza trecho da Rodovia Anhanguera, entre São Paulo e Jundiaí, em homenagem ao comunicador e empresário

DECISÃO EXTREMA DEMAIS?

Banco Central se precipitou com a liquidação do Banco Master? TCU dá 72 horas para o regulador se explicar

19 de dezembro de 2025 - 15:20

O Tribunal de Contas da União requer esclarecimentos do Banco Central sobre a decisão de liquidar o Banco Master; entenda

NATAL 2025

Inflação da ceia de Natal 2025 surpreende e reforça a importância de pesquisar preços

19 de dezembro de 2025 - 11:38

Estudo da FGV aponta variação quase nula nos itens natalinos em 12 meses; alimentos básicos recuam, proteínas seguem em alta e presentes voltam a encarecer após dois anos de alívio

O PRAZO É HOJE

Prazo para quitar a segunda parcela do décimo terceiro (13º) termina hoje; saiba como calcular

19 de dezembro de 2025 - 9:21

Data limite se encerra nesta sexta-feira (19); empresas que atrasarem podem ser multadas; valor é depositado com descontos de INSS e Imposto de Renda

POR POUCO

Loterias da Caixa batem na trave às vésperas da Mega da Virada e prêmios sobem ainda mais

19 de dezembro de 2025 - 7:13

A noite de quinta-feira (18) foi movimentada no Espaço da Sorte, com sorteios da Lotofácil, da Mega-Sena, da Quina, da Timemania e da Dia de Sorte

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar