🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-02-21T16:08:51-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
NO BALANÇO DO FED

Banco Central dos EUA deve comprar bitcoin (BTC)? É o que defende uma senadora republicana. Saiba o que isso significa para o futuro dos ativos digitais

Cynthia Lummis se aliou a outros legisladores para introduzir uma legislação abrangente sobre bitcoin e criptomoedas no Congresso dos Estados Unidos no ano passado

21 de fevereiro de 2022
16:08
Bitcoin (BTC) sente dois dos três maiores medos do ano se concretizarem
Entenda a proposta da senadora sobre o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas.Imagem: Shutterstock

Na véspera da publicação de diretrizes para regularizar criptomoedas da Casa Branca, a senadora americana Cynthia Lummis deu um novo fôlego ao otimismo do mercado. A legisladora afirmou que o Federal Reserve deve adicionar bitcoin (BTC) ao balanço patrimonial do Banco Central dos Estados Unidos.

“Acho uma ótima ideia, para ser honesto, e acho que, uma vez que haja uma estrutura estatutária e regulatória, fará muito sentido”, comentou Lummis, em um webinar da Hatch Foundation nesta segunda-feira (21).

Bitcoin no Federal Reserve

Em teoria, o Fed já tem a custódia de alguns bitcoins. Após a operação que prendeu o casal acusado de ataque hacker à corretora Bitfinex em 2016, o BC americano precisou ficar com as moedas adquiridas, como contou Vinícius Bazan, especialista em criptomoedas da Empiricus, ao Papo Cripto. Confira a íntegra do programa no vídeo abaixo:

Entretanto, essa pode ser a primeira vez que o Federal Reserve irá adicionar criptomoedas com uma finalidade específica — e não por um acaso. 

Regulação de criptomoedas

A senadora republicana ressaltou que as propostas para regular o mercado de criptomoedas devem sair nas próximas semanas.

Lummis se aliou a outros legisladores para introduzir uma legislação abrangente sobre bitcoin e criptomoedas no Congresso dos Estados Unidos no ano passado. 

Mas os entraves gerados pela pandemia de covid-19 atrasaram os debates sobre a matéria. Enquanto isso, publicações da SEC, a CVM americana, e CFTC (Commodity Futures Trading Commission) se sobrepuseram às propostas dos legisladores. 

“Recebemos uma quantidade enorme de feedback e incorporamos esses comentários iniciais em um novo rascunho que está no conselho [legislativo] agora” 

afirma Lummis

Cripto-problemas com o bitcoin

Existe um ponto específico em se tratando dos mineradores de criptomoeda que deve gerar desgaste entre os legisladores e os entes do mercado. 

O termo “corretor” de criptomoeda, utilizado para desenvolvedores e mineradores, acarreta uma série de burocracias que encarecem essas atividades. Em última instância, a proposta visa acabar com o anonimato desses entes do mercado, o que é mal visto pela comunidade cripto

Os projetos ainda estão em debate, mas quaisquer desdobramentos devem afetar no preço à vista do bitcoin e das demais criptomoedas do mundo ainda este ano. Alguns até afirmam que 2022 é o ano da regulação para o mercado de ativos digitais. 

E as stablecoins

Entre todas as medidas, existe uma preocupação explícita quanto às stablecoins, as criptomoedas com lastro em dólar ou commodities. 

Os órgãos reguladores americanos acreditam no potencial das stablecoins, mas destacam os riscos para a estabilidade financeira global, de acordo com relatório do próprio Federal Reserve.

*Com informações do Investing e Criptonizando

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies