🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Por que o IRB (IRBR3) subiu mais de 24% hoje e o Magazine Luiza (MGLU3) caiu forte: confira os destaques do dia

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quarta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

21 de dezembro de 2022
18:55 - atualizado às 18:56
Imagem de um celular com o logo do IRB (IRBR3) sendo exibido na tela | Ibovespa
Imagem de um celular com o logo do IRB (IRBR3) exibido na tela - Imagem: Shutterstock

A vida no Ibovespa é uma eterna precificação e reprecificação de como o cenário econômico, corporativo e político afeta os ativos de risco. E, no momento, essa última esfera é a maior fonte de ruídos para o mercado acionário.

Ontem à noite os deputados aprovaram em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. A votação em segundo turno foi concluída nesta quarta-feira (21) quase no final do pregão. O texto agora deve voltar ao Senado para uma nova análise.

A expectativa do mercado era de que a proposta que viabiliza mais um furo no teto de gastos sofresse novas desidratações. Uma das mudanças no texto encurtou de dois para um ano de validade a ampliação da regra fiscal em R$ 145 bilhões.

O relator da proposta, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), também retirou o trecho que excluía da regra fiscal os gastos com empréstimos internacionais.

Por outro lado, os parlamentares rejeitaram um destaque que retiraria da PEC a possibilidade de o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propor uma nova âncora fiscal para substituir o teto de gastos por lei complementar, sem precisar de uma nova emenda constitucional.

A rejeição da alteração proposta pelo partido Novo aumentou a insegurança fiscal e levou a uma redução no ritmo de queda dos juros futuros. 

O Ibovespa, por sua vez, sofreu com as incertezas ao longo do dia. O principal índice acionário da B3 descolou-se das fortes altas vistas no exterior e operou sob volatilidade, com Magazine Luiza (MGLU3) e outras varejistas liderando as quedas.

Mas, com uma ajuda dos setores bancário e de saúde e de ações ligadas às commodities, o saldo final foi uma alta de 0,53%, aos 107.433 pontos. O grande destaque da sessão foi o IRB (IRBR3), cujos papéis saltaram mais de 24% com a notícia de que as finanças da companhia voltaram a ficar no azul.

O dólar à vista também inverteu o sinal algumas vezes e encerrou o dia próximo da estabilidade. A moeda norte-americana registrou um leve recuo de 0,07%, a R$ 5,2030.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quarta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

NÃO É NOVELA, MAS É CAPÍTULO 11
Mais uma falência no mundo cripto: saiba o tamanho do rombo que a Core Scientific, gigante da mineração de bitcoin, vai deixar. Queda do preço do BTC, altos custos de eletricidade, aumento da concorrência e litígio com a falida Celsius pesaram no desempenho e liquidez da empresa com sede em Austin, no Texas.

DESTAQUES DO DIA
Acabou o gás do Magazine Luiza? Ações da varejista tombam na B3 e Santander rebaixa recomendação para MGLU3. O banco acredita que o momento de voltar a comprar papéis do Magalu e de outros nomes do e-commerce ainda não chegou.

HO HO HO!
Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) ganham presente de Natal de Bolsonaro e ações sobem na B3. Medida Provisória sancionada nesta quarta-feira (21) tem por objetivo reduzir os custos e promover o fomento do setor aéreo, que foi muito prejudicado pela pandemia da covid-19.

SAÚDE
Qualicorp (QUAL3) já foi formalmente notificada pela ANS sobre fusão entre Rede D’Or (RDOR3) e SulAmérica (SULA11). Nesta semana, as ações QUAL3 chegaram a subir quase 20% enquanto o mercado monitorava os desdobramentos do negócio.

EFEITOS DA GUERRA
Rublo atinge menor nível em sete meses ante o dólar e volta a colocar Putin em xeque. A moeda russa caiu 2,5% nesta quarta-feira (21), para 70,60 — o nível mais baixo desde maio, época em que a Rússia começou a sustentar o câmbio contra os ventos contrários das sanções ocidentais.

Compartilhe

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

CRYPTO INSIGHTS

Os sinais favoritos para entender o curto prazo do bitcoin (BTC)

14 de maio de 2024 - 19:17

A tendência macroeconômica é de expansão de liquidez, e os indicadores de curto prazo que mais gosto estão favorecendo a tese de que estamos próximos do fundo local para a mais recente correção do mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Vai piorar antes de melhorar? Milei começa a arrumar uma Argentina economicamente destruída

14 de maio de 2024 - 6:01

Em poucos meses, Milei conseguiu diminuir inflação, cortar os juros e aumentar reservas do Banco Central da Argentina, mas custo social é alto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O real vai morrer aos 30?

13 de maio de 2024 - 20:01

A decisão do Copom na semana passada foi inequivocamente ruim. Quando você tem um colegiado dividido entre os “novos” e os “velhos”, alimentam-se os piores medos. O Copom deveria saber disso.

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

SEXTOU COM O RUY

Bolsa barata não basta: enquanto os astros locais não se alinham, esses ativos são indispensáveis para a sua carteira

10 de maio de 2024 - 6:07

Eu sei que você não tem sangue de barata para deixar todo o patrimônio em ações brasileiras – eu também não me sinto confortável em ver os meus ativos caindo. Mas há opções para amenizar as turbulências internas.

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Selic — uma decisão com base em dados, não em datas

8 de maio de 2024 - 16:42

Hoje em dia, ao que parece, tudo tem que terminar cedo, e bebidas alcoólicas são proibidas. Por conseguinte, os debates deram lugar a decisões secas e comunicados pragmáticos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Divididos entre o conservadorismo salutar e a cautela exagerada, Copom e Campos Neto enfrentam um dilema

7 de maio de 2024 - 6:18

Os próximos passos do Copom dependem, em grande medida, da reação da economia norte-americana à política monetária do Fed

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mantendo a esperança nas bolsas americanas

6 de maio de 2024 - 20:01

Começamos maio de forma bem mais positiva do que foi abril — sigo uma regra que, se não infalível, tem uma taxa de acerto bastante alta: se o payroll for positivo, o mês será positivo para as bolsas americanas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar