🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2022-05-31T08:43:50-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Uma profecia autorrealizável: o medo de uma recessão levou à atual ameaça de recessão? Confira outras oito notícias que mexem com os mercados hoje

A recessão parece inevitável no cenário atual. Confira o que esperar da economia global e descubra os investimentos que podem te ajudar a amortecer a queda.

31 de maio de 2022
8:43
Série Dark, da Netflix
Série Dark, da Netflix - Imagem: Divulgação

Bom dia,

Na série alemã Dark, Ulrich Nielsen viaja no tempo para o ano de 1953, onde encontra ainda criança a pessoa que ele acredita ser responsável pelo sequestro do filho.

Num ímpeto, ele tenta assassinar o garoto, mas falha e acaba preso. Mais do que isso: o ato de violência desencadeia uma série de eventos que levam o menino décadas mais tarde a participar do sequestro de crianças.

Muitas vezes tomamos uma série de medidas na tentativa de evitar que algo aconteça, apenas para descobrir que foram exatamente nossos atos que nos levaram até lá.

Será que é isso que está acontecendo com a economia global? Vejamos: para combater os efeitos da pandemia da covid-19, os governos e Bancos Centrais de todo o mundo promoveram estímulos monetários e fiscais sem precedentes.

Foram injetados trilhões de dólares para evitar uma recessão dada como certa. Como consequência, os mercados se recuperaram rapidamente do tombo violento de março de 2020.

O problema é que o excesso de dinheiro, em meio à quebra das cadeias produtivas com a paralisação global, levou a um enorme desequilíbrio entre oferta e demanda. Quando isso acontece, o resultado é inflação.

Agora os mesmos Bancos Centrais correm para conter a alta dos preços subindo os juros, o que tem como contrapartida a ameaça de uma… recessão. Sim, justamente o que os governos tentavam evitar lá no início da crise.

Em um cenário em que uma recessão parece inevitável, o nosso colunista Matheus Spiess traz uma análise do que esperar da economia global e quais investimentos podem ajudar a amortecer a queda.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas no exterior aguardam reunião de Biden com Powell sobre inflação; Ibovespa acompanha debates sobre Petrobras (PETR4) e combustíveis. O petróleo é o grande foco dos investidores internacionais nesta terça-feira após a Europa banir exportações russas. 

PARA INGLÊS VER?
Governo quer andar com a privatização da Petrobras às vésperas das eleições. Veja o que você precisa saber. Deliberação sobre pedido de inclusão da petroleira no programa de privatizações está prevista para quinta-feira.

NÃO POUPOU NINGUÉM
‘Petrobras (PETR4) quer mais é arrancar dinheiro do povo’: Confira os novos ataques de Bolsonaro à política de preços da estatal. O presidente também culpou Lula, seu maior rival nas eleições deste ano, e os governadores pelas altas sucessivas dos combustíveis.

AGORA VAI
Pressão máxima contra Putin? UE chega a acordo para banir petróleo russo — mas não será de uma vez. As exportações da commodity têm rendido bilhões aos cofres da Rússia mesmo com sanções impostas pelos EUA e aliados.

DÉJÀ VU
Por que a rede Tron (TRX) está sendo chamada de “nova Terra (LUNA)”? Projeto cresceu 45% em um mês e aumenta tensão no mercado de criptomoedas. Investidores têm comparado as duas redes, mas elas guardam diferenças significativas entre si.

UM DIA É DA CAÇA…
Você apostaria contra Elon Musk? Investidores ganham US$ 8,2 bilhões com a queda das ações da Tesla (TSLA34). Talvez o caso mais emblemático de uma aposta contra a fabricante de carros elétricos tenha sido o de Bill Gates — o que gerou uma recente troca de farpas entre os bilionários.

DISPUTA JUDICIAL EM HOLLYWOOD
Johnny Depp ou Amber Heard: Quem vencerá o processo? Um júri nos Estados Unidos decidirá hoje. A batalha pública dos atores acontece desde 2016. Após seis semanas de depoimentos, o processo chegou ao fim nos tribunais. Agora, o veredicto está nas mãos dos jurados.

IR 2022
Termina nesta terça (31) o prazo para entregar a declaração de imposto de renda. Saiba o que fazer se não der tempo. Lançar mão da declaração pré-preenchida é uma tremenda mão na roda e facilita muito o preenchimento. Veja como utilizá-la e quais informações priorizar.

Uma ótima terça-feira para você.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies