Tabus existem para serem quebrados: De futebol a investimentos em estatais, confira o que mexe com o seu bolso hoje
O tabu da vez no mundo do futebol refere-se à gestão financeira dos clubes. No ano passado, uma variação do clube-empresa entrou em cena: a Sociedade Anônima do Futebol (SAF); entenda

A humanidade é bastante prolífica em tantas coisas. Uma delas é a invenção de tabus. Muda o tempo, muda o lugar, muda a sociedade, mas sempre tem um tabuzinho ali para perturbar a paz das pessoas.
No passado, os tabus eram mais percebidos nas questões de costumes e religião. Por experiência, sei que essas coisas vão e voltam. Mas nada como o tempo para atenuar o rigor de proibições excessivas ou desnecessárias.
É também nesse aspecto que o universo esportivo proporciona um grande ensinamento: tabus existem para serem quebrados.
Um time não vence outro há sei lá quantos anos em manhãs de sexta-feira jogando de meias brancas e umidade do ar inferior a 30%? Uma hora esse tabu vai cair.
Até o início dos anos 1980, um grande tabu envolvia os uniformes dos clubes. As camisas eram espaços sagrados. Era proibido estampar as marcas de patrocinadores nos uniformes. Os clubes eram sustentados pelo quadro de sócios e pela renda das bilheterias.
Quando os patrocínios começaram a ser permitidos, muita gente torceu o nariz. Eu mesmo, quando fui recentemente presentear minha filha com a nova camisa do Corinthians, escolhi uma sem nenhuma marca estampada.
Leia Também
Mais uma camada de cautela: Super Quarta à vista, funeral da rainha, inverno dos NFTs e as notícias que mexem com seus investimentos hoje
O ethereum pós-The Merge, tensão pré-Fed e outros destaques do dia
Isso não me impede de entender que os uniformes transformaram-se em uma fonte de receita sem a qual os clubes não se sustentariam. Até os calções são patrocinados hoje.
O tabu da vez no mundo do futebol refere-se à gestão financeira dos clubes. O amadorismo e as negociatas enriqueceram dirigentes, jogadores e empresários, mas quebraram muitos clubes. Quem não quebrou ficou altamente endividado.
Há tempos se fala no conceito de clube-empresa, mas a adesão das camisas mais pesadas do Brasil nunca se concretizou. No ano passado, porém, uma variação do clube-empresa entrou em cena: a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Trata-se de uma inovação jurídica e ainda não se sabe onde isso vai parar. Quem pode, observa à distância, principalmente entre os times considerados grandes. Mas havia quem não pudesse ficar parado, só olhando.
Botafogo, Cruzeiro e Vasco estavam quebrados. Diante do risco de insolvência, viram na SAF uma tábua de salvação. Não se tratava de ser a favor ou contra. Donos de grandes torcidas e de memoriais recheados de troféus, os três clubes rapidamente encontraram investidores.
Entretanto, o mesmo não se aplica a uma dúzia de outros clubes de menor porte que converteram-se em SAF e não ainda encontraram quem apareça com o dinheiro. Houve até o caso de um clube tradicional que encontrou investidor, mas rejeitou a transformação em SAF. Eu conto essa história na reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro.
E por falar em tabu, o Ruy Hungria traz em sua coluna de hoje uma reflexão sobre como ideias muito rígidas podem atrapalhar seus investimentos na bolsa.
Há quem não invista em empresas estatais. Se juntar estatal com commodity então, a pessoa já prepara o alho, a bala de prata e o crucifixo.
No caso do Banco do Brasil, o Ruy explica como e por que a instituição financeira apresenta-se como uma boa opção de investimento.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsa local reage aos balanços do Magalu (MGLU3) e varejistas enquanto exterior se recupera de ‘semana da inflação’ hoje. Sem maiores indicadores para o dia, os investidores internacionais buscam novas pistas do aperto monetário do Federal Reserve.
RESULTADOS
Oi (OIBR3) sai de lucro para prejuízo no 2T22, mas dívida líquida desaba. A companhia de telecomunicações reportou prejuízo líquido de R$ 320,8 milhões entre abril e junho de 2022.
NÃO FOI À TOA
Apelo de Luiza Trajano teve motivo: Magazine Luiza tem prejuízo de R$ 135 milhões no 2T22. O Magalu reduziu as perdas na comparação com o primeiro trimestre de 2022, mas em relação ao 2T21, acabou deixando o lucro para trás. Veja o que afetou a varejista e confira também o resultado da Via (VIIA3).
BALANÇO DA BOLSA
Cenário difícil para os ativos de risco pesa sobre o resultado da B3 no 2T22. Companhia viu queda nos volumes negociados e nas principais linhas do balanço, tanto na comparação anual quanto na base trimestral. Veja os principais números da operadora da bolsa.
DÊ O PLAY!
Fim do bear market e a hora do varejo: Confira as expectativas da Encore e da Versa para a bolsa. João Luiz Braga, da Encore, e Luiz Alves Junior, da Versa, foram os convidados do Market Makers na semana e passaram suas visões para a bolsa.
ECONOMIA EM 2023
Qualquer que seja o resultado da eleição, a equipe econômica vai restabelecer a âncora fiscal, diz CEO do BTG Pactual. Durante a Febraban Tech 2022, Roberto Sallouti tentou minimizar a polarização política e disse que “o Brasil é um só”.
Uma boa sexta-feira para você!
Nasdaq derrete, bitcoin volta a cair e quem leva a melhor entre IRB (IRBR3) e BB Seguridade (BBSE3); confira os destaques do dia
Enquanto as restrições impostas pelo coronavírus saíam por uma porta, o dragão da inflação se preparava para entrar pela outra nos Estados Unidos. Seguindo todos os clichês de uma visita indesejada, ele foi chegando de fininho, prometendo ficar por apenas meia hora, mas parece ter se estabelecido de vez na poltrona mais confortável da sala […]
Expectativas para todos os gostos: inflação nos EUA, câmbio, eleições e todas as notícias que mexem com os seus investimentos hoje
Entenda os movimentos do mercado de câmbio e confira insights que podem ajudar a antecipar os próximos passos do euro, do dólar e do real
Bolsa começa semana em alta, a fintech promissora e outros destaques do dia
Já dá para farejar o cheirinho de decisão de política monetária no ar. E, enquanto os ingredientes que devem compor a decisão dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos já foram para o forno, os investidores estão ansiosos à espera da cereja do bolo — os dados de inflação ao consumidor dos EUA […]
A esperança é a última que morre: inflação nos EUA, disputa da Vamos (VAMO3) e outras notícias que mexem com os seus investimentos hoje
A fé dos investidores de que os sinais de desaceleração da alta dos preços possam amolecer o coração do Fed impulsiona os ativos de risco nesta segunda-feira
Deflação em agosto, motivos para comprar Nubank e novo rali do bitcoin; confira os destaques do dia
Apesar de uma semana mais curta tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, os últimos pregões não estiveram livres de grandes emoções. Nos Estados Unidos e na Europa, os dias foram marcados por sinalizações mais duras dos bancos centrais, preparando o cenário para que mais ajustes de grande magnitude ocorram nas próximas reuniões de política […]
Olha o sopro do dragão: IPCA, contas em dólar, PRIO e outras notícias que mexem com seus investimentos hoje
A alta dos preços era quase uma página virada para os investidores. Só que tudo mudou depois de o presidente do Banco Central afirmar que a batalha contra a inflação está longe de ser ganha
Morte da rainha Elizabeth II, BCE aumenta juro, rali do ethereum e os ventos da Aeris — veja tudo o que influenciou o Ibovespa
O principal índice da bolsa brasileira conseguiu fechar o dia em alta de 0,14%, aos 109.915 pontos, mas bem longe das máximas
Bolsa vai testar fama de “imbrochável” após discurso de Bolsonaro e com BCE e Powell pela frente; veja outras sete notícias que mexem com seus investimentos hoje
A bolsa brasileira tem tudo para se recuperar do tombo sofrido na terça-feira. O que pode estragar o vigor do Ibovespa hoje é a decisão do Banco Central Europeu
Nova alta da Selic, GPA (PCAR3) anuncia cisão e tudo sobre a atualização do ethereum; confira os destaques do dia
O mundo dos investimentos é cheio de clichês, e talvez o mais comum deles seja a personificação do mercado financeiro — com sentimentos, desejos e humores. Não à toa, frequentemente as máximas da vida humana encontram reflexos nos gráficos da bolsa de valores. Na psicologia, algumas frentes costumam acreditar que a depressão pode nascer da […]
O novo teste para a “independência” da bolsa brasileira; a corrida pela gasolina na Argentina, Pão de Açúcar e outros destaques do dia
A alta acumulada pelas ações na B3 nas últimas semanas acontece enquanto o resto do mundo lida com uma tempestade econômica
Crise na Europa pauta o dia, Bitcoin recua de olho no The Merge e outros destaques do dia
Na ausência de Wall Street, onde as bolsas se mantiveram fechadas por conta de um feriado, o mercado europeu esteve em evidência nesta segunda-feira (05). Além da definição da nova primeira-ministra do Reino Unido, o Velho Continente atravessa um momento dramático da sua dependência energética da Rússia. Na última sexta-feira (02), o gasoduto Nord Stream […]
Haja coração! Feriado em Wall Street tira liquidez e crise energética na Europa traz tensão aos mercados hoje
Sem nenhum indicador relevante até a sexta-feira e um feriado no meio da semana, investidores voltam as atenções para a corrida eleitoral
A polarização do mercado financeiro, criptomoedas fecham semana no vermelho e outros destaques
Quanto mais caminhamos em direção ao mês de outubro, mais o mercado financeiro parece polarizado entre possibilidades que não agradam os analistas. De um lado, parte dos investidores está certa de que o Federal Reserve será obrigado a continuar em um ritmo forte de aperto monetário. Do outro, há quem veja algum alívio nos dados […]
No balanço das horas: Payroll, eleições e mais… Confira as notícias que movimentam os mercados e mexem com seus investimentos hoje
O payroll, como é conhecido o relatório mensal sobre o mercado de trabalho dos EUA, é uma das referências do Federal Reserve para a condução de sua política monetária
Setembro em tons de vermelho: Confira todas as notícias que pesam nos mercados e impactam seus investimentos hoje
O mês de setembro começa com uma imensa mancha de tinta vermelha sobre a tela das bolsas mundiais, sentindo o peso do Fed, da inflação recorde na zona do euro e do lockdown em Chengdu
Balanço de agosto, o Orçamento de 2023 e outros destaques do dia
A alta de 6,16% do Ibovespa em agosto afastou o rótulo de “mês do desgosto”, mas ainda assim deixou um sabor amargo na boca. Isso porque depois de disparar mais de 10% ainda na primeira quinzena, impulsionado pela volta do forte fluxo de capital estrangeiro, as últimas duas semanas foram comandadas pela cautela. Uma dupla […]
Tente outra vez: basta desejar profundo para ver a bolsa subir? Confira tudo o que mexe com os seus investimentos hoje
Em queda desde a sexta-feira, as bolsas de valores estrangeiras começaram o dia em busca de recuperação singela. Por aqui, investidores procuram justificativas para descolar o Ibovespa de Wall Street
Commodities derrubam Ibovespa, Itaú BBA rebaixa a Petrobras (PETR4) e as mudanças na WEG (WEGE3); confira os destaques do dia
As últimas levas de notícias que chegam de todas as partes do mundo parecem ter jogado os investidores dentro de um labirinto de difícil resolução em que apenas a cautela pode ser utilizada como arma. O emaranhado de corredores a serem percorridos não só são longos, como também parecem estar sempre mudando de posição — […]
Uma pausa para respirar: Confira todas as notícias que movimentam os mercados e impactam seus investimentos hoje
A saída da atual crise inflacionária norte-americana passa necessariamente por algum sacrifício. Hoje, porém, as bolsas fazem uma pausa para respirar
Ibovespa se descola da gringa, Itaú entra na disputa das vendas virtuais e a estratégia de Bolsonaro para os debates; confira os destaques do dia
Em Wall Street, o alerta do Federal Reserve de que o aperto monetário pode ser mais intenso do que o esperado penalizou as bolsas lá fora