O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2022-01-17T19:46:42-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Dia morno para o Ibovespa, a disparada da ex-OGX e a persistência da Aliansce Sonae: confira as principais notícias desta segunda

17 de janeiro de 2022
19:46
Touro e Urso, símbolos da bolsa, brigam no mercado financeiro em queda
Os dados de vendas no varejo acima do esperado, a alta das ações da Petrobras, com a valorização do petróleo, e os ganhos nas ações dos bancos ditaram o clima positivo da sessão. Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Depois de subir mais de 4% ao longo da semana passada, o Ibovespa não teve força para se manter em alta nesta segunda-feira de liquidez reduzida nos mercados globais.

É que, nos Estados Unidos, as bolsas permaneceram fechadas em razão do feriado do dia de Martin Luther King Jr., abrindo espaço para realizações de lucros e ajustes de carteira nos mercados domésticos.

Na Europa, as bolsas fecharam majoritariamente em alta, com o índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as empresas mais importantes do continente, fechando com ganho de 0,70%.

Mas a bolsa brasileira não conseguiu acompanhar o bom humor lá fora. O Ibovespa fechou em baixa de 0,52%, aos 106.373 pontos, depois de passar o dia todo no vermelho, e o dólar à vista terminou o pregão em alta de 0,24%, a R$ 5,5266, após passar boa parte do dia operando próximo da estabilidade.

Hoje os investidores digeriram os dados do Produto Interno Bruto (PIB) da China e do IBC-BR, indicador do Banco Central considerado a prévia do PIB.

Por aqui, o IBC-Br subiu 0,69%, ligeiramente abaixo da mediana das projeções colhidas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Estadão, que era de 0,70%. O intervalo das previsões ia de queda de 0,30% a avanço de 1,00%.

Já na China, o PIB cresceu 8,1% em 2021, em linha com as estimativas colhidas pelo The Wall Street Journal e acima da meta do governo chinês, que era de expansão de 6%. O crescimento também foi bem superior ao de 2020, quando o PIB do gigante asiático se expandiu apenas 2,2%.

A inflação de janeiro medida pelo IGP-10, que veio acima do esperado (1,79%, ante expectativa de 1,61%) e a pressão dos servidores públicos por reajustes salariais, com greves marcadas para amanhã (18), levaram os juros futuros a fecharem em alta.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta segunda-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

TROCA NO COMANDO
Dommo (DMMO3), ex-OGX, dispara mais de 30% com um novo controlador no horizonte — e ele é especialista em ativos problemáticos. A Prisma Capital, gestora especializada em teses de investimento arriscadas, pode chegar a quase 50% de participação na petroleira — e dá a entender que pretende promover mudanças no negócio.

BRASILEIRO NÃO DESISTE NUNCA
Longe do fim: Aliansce Sonae (ALSO3) avisa que vai insistir na fusão com a brMalls (BRML3). Negócio bilionário entre as gigantes rivais daria origem à maior administradora de shoppings da América Latina.

BIG BROTHER FII
Pátria reage contra oferta hostil da Capitânia pelo fundo imobiliário (FII) PATC11. Como ficam os investidores? Pouco mais de uma semana após a oferta da Capitânia ser aprovada pela B3, o Pátria declarou publicamente que considera a operação desvantajosa para os cotistas.

TRÉGUA CLIMÁTICA
Depois da Usiminas, Vale anuncia retomada gradual das atividades após chuvas devastadoras em MG. Retorno parcial das operações coincide com trégua nos temporais que deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados no Estado. 

EXILE ON WALL STREET
Você quer ser reconhecido ou quer ganhar dinheiro? Entenda por que estar na moda nem sempre significa lucrar. O objetivo do investidor não deveria ser estar na moda nem ser reconhecido em conversas pseudointeligentes, uma vez que os ciclos não necessariamente se repetem à frente.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

'PERGUNTA PRO SACHSIDA'

Bolsonaro se pronuncia sobre ‘fritura’ e possível substituição do presidente da Petrobras (PETR4)

Bolsonaro voltou a dizer que “ninguém vai tabelar preço de combustível”, mas afirmou que a “finalidade social” da Petrobras não está sendo cumprida

BAIXOU A PREVISÃO

Magazine Luiza (MGLU3) rebaixado: JP Morgan corta previsão para ações antes do balanço de amanhã, mas projeção ainda é de alta de quase 50%; entenda motivos

O cenário de alta dos juros deve pressionar o varejo, mas o JP Morgan entende que a empresa está bem posicionada no setor

ESFRIOU

Ano deve ter queda de fusões e aquisições, mas 2022 conta com negócios de grante porte até o momento; relembre algumas delas

Entre os fatores que causaram essa freada, estão a guerra entre Rússia e Ucrânia e a expectativa de desaceleração na China, após lockdowns para conterdos casos de covid

SEU DIA EM CRIPTO

Terra (LUNA) não acompanha recuperação do bitcoin (BTC) neste domingo; criptomoedas tentam começar semana com pé direito

Mesmo com a retomada de hoje, as criptomoedas acumulam perdas de mais de dois dígitos nos últimos sete dias

A COISA VAI ESQUENTAR

Novo capítulo da guerra? Vizinhos da Rússia, Finlândia e Suécia devem se juntar à Otan e tensão na região aumenta

Vladimir Putin, presidente russo, já havia dito que a entrada dos países na Organização exigiria retaliações

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies