Em um momento em que a taxa de juros começa a subir expressivamente em todo o mundo como forma de combate à inflação persistente, o Banco do Povo da China (PBoC) segue apostando em estímulos monetários para manter a economia funcionando.
A política de covid zero empregada pelo país nos últimos meses castigou os setores industrial, varejista e de serviços, lançando um sinal de alerta para as demais potências globais. Ao não mexer na taxa básica, o BC chinês espera fazer a roda voltar a girar na velocidade desejada.
Embora os estímulos monetários tenham funcionado durante os piores momentos da pandemia, os analistas começam a duvidar que essas ferramentas sigam efetivas por muito mais tempo.
Foi essa leitura de que as coisas não devem ser fáceis que penalizou mais uma vez as bolsas americanas. Os índices em Wall Street oscilaram ao longo do dia, mas acabaram encerrando a sessão em um viés de baixa. Com o avanço do petróleo, o Dow Jones — que concentra o setor de energia — teve leve ganho de 0,08%. O Nasdaq recuou mais de 1%.
No Brasil, o futuro da taxa básica de juros também foi a grande estrela do dia — ao lado das commodities, que puxaram o Ibovespa para uma alta de 1,22%, aos 108.232 pontos.
Em evento nesta segunda-feira, Bruno Serra, diretor do BC brasileiro, deu sinais de que ao invés de prolongar o período de aumento da Selic, a instituição pode optar por manter o patamar elevado por mais tempo, mas abaixo do que o mercado projeta para o fim do ciclo de ajuste.
A declaração fez com que o mercado de juros operasse em queda e o real ganhasse força. O dólar à vista encerrou a sessão com um recuo de 0,12%, a R$ 5,0516.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta segunda-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
QUEIMANDO FUNDOS
Com Terra (LUNA) em foco mais um dia, desenvolvedores movimentam cerca de US$ 3,5 bilhões em criptomoedas para salvar TerraUSD (UST). Visando manter o lastro da stablecoin, a Luna Foundation Guard (LFG) anunciou um rebalanceamento das reservas.
NOVO PILOTO
Gol (GOLL4) terá troca de comandante: Celso Ferrer assume cargo de CEO. Dos 39 anos, 17 deles foram vividos na companhia, onde iniciou a carreira como estagiário. Ele também é piloto de linha aérea e compõe o quadro de tripulantes na frota Boeing 737.
AUTOMÓVEIS
Elon Musk em apuros? Tesla perde apelo entre consumidores de carros de luxo. A fabricante caiu do 3º para o 5º lugar na preferência dos compradores nos EUA no primeiro trimestre, mas ainda domina entre modelos elétricos.
AGORA É PRA VALER
Putin sem Big Mac: McDonald’s anuncia saída definitiva da Rússia após 32 anos; veja quanto essa decisão vai custar. Em março, a rede de lanchonetes havia decidido suspender temporariamente a operação das quase 850 lojas no país, por tempo indeterminado.
ELEIÇÕES 2022
Bateu arrependimento? Lula abocanha 18% das intenções de voto de eleitores de Bolsonaro em 2018, diz PoderData. Apesar da maior retenção, os petistas também perderam 23% da preferência, com o atual presidente agora detendo 8% da base de Haddad há quatro anos.