Em pouco mais de duas décadas como jornalista, eu aprendi uma coisa ou outra sobre como as empresas adoram se valer de expressões vazias para mascarar a realidade.
O termo “desafiador”, por exemplo, costuma ser um eufemismo para dizer que, na verdade, a coisa está bem feia.
Um caso emblemático é o da Natura, que usou a palavra nada menos que seis vezes no relatório que acompanhou o tenebroso balanço do primeiro trimestre divulgado na quinta-feira.
Aqui no Seu Dinheiro nós abominamos esse tipo de embromação corporativa. E os investidores também parecem não acreditar mais quando executivos e autoridades tentam dourar a pílula.
As bolsas tiveram mais uma semana de perdas com a visão de que os juros ainda terão de subir muito lá fora para conter a escalada da inflação — por mais que os bancos centrais sinalizem o contrário.
Aqui no Brasil, o Ibovespa também segue em trajetória de queda e praticamente devolveu todo o ganho acumulado nos primeiros meses do ano.
Se o cenário está complicado (ou “desafiador”) para a bolsa, a renda fixa ficou ainda mais atrativa depois que o BC brasileiro elevou a taxa básica de juros (Selic) para 12,75% ao ano.
Para ajudar você a tomar as suas decisões de investimento de forma prática, sem meias palavras, trouxemos dois destaques nesta semana. A Julia Wiltgen mostra como ganhar 1% ao mês em investimentos de baixo risco — e ainda líquido de imposto de renda.
Mas se você entende que a queda das ações abriu uma oportunidade de compra, a Larissa Vitória apresenta as ações mais quentes dentro das carteiras recomendadas das corretoras para maio.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Outros destaques da semana
ALVINEGRO NO AZUL
A virada financeira do Corinthians. Saiba como o clube se reforçou com nomes de peso e ainda conseguiu lucrar em 2021. Clube aposta em estrutura de custos mais enxuta e tenta engordar receitas enquanto procura “oportunidades de mercado” para montar o elenco.
AUTOMÓVEIS
Voyage, HB20S e Ônix Plus são os carros com maior autonomia de combustível; veja a lista dos modelos que te levam mais longe. Listamos os modelos menos beberrões e com maior autonomia para você visitar menos vezes o posto de combustível.
“EU ME DEMITO”
A grande onda de demissões chegou ao Brasil; por que as pessoas estão deixando seus empregos e quando é a hora de pedir demissão? Mais de 600 mil brasileiros pediram demissão, em fevereiro, de forma voluntária. O fenômeno tem ocorrido em vários países ao redor do mundo.
PAPO CRIPTO #017
Por que você deveria olhar para a criptomoeda Helium (HNT) neste momento da Web 3.0, na opinião do CEO da DUX, um ‘caçador de tendências’. Luiz Octavio Gonçalves Neto, CEO e fundador da DUX, é o convidado do Papo Cripto desta semana.