O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2022-04-11T08:33:06-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Razão e sensibilidade… e Selic; Elon Musk desiste de cargo no Twitter, balanço do Palmeiras, SpaceX e outros destaques do dia

O que é melhor para a economia brasileira: seguir a razão e continuar o aperto monetário ou novos ajustes nos juros podem vir a debilitar ainda mais a estrutura econômica do país?

11 de abril de 2022
8:32 - atualizado às 8:33
jane_austen Razão e Sensibilidade (e Selic)
O filme "Razão e Sensibilidade", de Jane Austen - Imagem: Divulgação/Columbia Pictures do Brasil

Bom dia,

Elinor, a filha mais velha da família Dashwood, é sensata e reservada. A irmã Marianne é impulsiva e se deixa levar pelos sentimentos.

Elas são as protagonistas de Razão e Sensibilidade, o clássico romance de Jane Austen. Agora imagine as irmãs na pele dos diretores do Banco Central brasileiro.

Elinor provavelmente defenderia uma mudança na postura do BC, que sinalizou o fim do ciclo de alta de juros na próxima reunião, quando a Selic deve subir para 12,75% ao ano.

O problema, diria ela, é que a inflação segue bem acima das expectativas. Na sexta-feira, o IPCA deu um susto com um salto de 1,62% na leitura de março.

Como se não bastasse, ainda temos a guerra entre Rússia e Ucrânia, que deve pressionar ainda mais os preços com a restrição de oferta de insumos como o petróleo.

Nesse cenário, o mais racional seria dar sequência ao aperto monetário até os preços voltarem a ficar sob controle, concluiria Elinor.

É claro que Marianne não concordaria. Afinal, a Selic já vem de um ajuste violento que já dura mais de um ano. Uma dose ainda mais forte do remédio pode debilitar ainda mais o paciente — a economia brasileira.

Além do mais, tivemos a queda do dólar e a mudança na bandeira tarifária na conta de energia elétrica. Ambos os efeitos devem trazer alívio nos preços nos próximos meses.

E agora, o Banco Central deve seguir a razão ou a sensibilidade com a Selic? A Jasmine Olga traz as respostas na reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

SEGREDOS DA BOLSA
Bolsas internacionais reagem mal à disparada da inflação na China e caem pela manhã; Ibovespa acompanha 'novo cálculo da rota' do Banco Central. A temporada de balanços nos Estados Unidos começa nesta semana e as movimentações políticas no Brasil agitam ainda mais os negócios. 

REVIRAVOLTA NA REDE
Elon Musk desiste de posição no conselho de administração do Twitter – e agora as ações da rede social desabam. A notícia foi divulgada pelo CEO do Twitter no fim da noite de domingo; Musk ainda não se pronunciou sobre a mudança de ideia.

NÍVEL PRÉ-GUERRA
Por que o rublo sobe enquanto Estados Unidos e Europa tentam minar a economia russa? Mesmo com centenas de sanções dos países ocidentais, a Rússia tem tentado manter a sua moeda forte e ajuda o rublo a se recuperar.

EXPLORAÇÃO ESPACIAL
SpaceX leva primeira tripulação 100% civil à estação espacial; veja quantos milhões cada um desembolsou. Os astronautas irão passar pelo menos uma semana na estação, realizando pesquisas científicas e outras atividades comerciais.

TEMPORADA DE RESULTADOS
Confira o calendário de balanços do primeiro trimestre de 2022 com mais de 200 empresas da bolsa. A temporada de resultados do primeiro trimestre começa em 20 de abril. Veja a agenda corporativa feita pelo Seu Dinheiro.

IR 2022
Como declarar recursos e investimentos no exterior no imposto de renda. Tem imóvel na Flórida? Investe por meio de uma corretora gringa? Contribuintes que têm ativos no exterior também devem incluir seus bens e rendimentos auferidos fora do Brasil na declaração.

ROTA DO BILHÃO
Como o “véio da Havan” acumulou um patrimônio de US$ 4,8 bilhões e virou o 10º brasileiro mais rico. Luciano Hang tem mais de 160 lojas em todo o Brasil. O catarinense está entre os bilionários brasileiros desde 2019.

BALANÇO CAMPEÃO?
Palmeiras tem receita e superávit recorde em ano de títulos; saiba se o clube tem dinheiro para trazer um centroavante. Alviverde aproveita a fase “papa-títulos” e reduz a dívida em quase 100 milhões; confira os números.

Aquele abraço e uma ótima semana.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

PORTFÓLIO DE BILHÕES

Aposta contra a Apple (AAPL34)? Veja as mudanças que Warren Buffett, Michael Burry e investidores de elite fizeram nas carteiras

Esses pesos-pesados do mercado financeiros tomaram decisões surpreendentes no primeiro trimestre; confira as mudanças mais significativas que eles fizeram no período

DO BRASIL PRO MUNDO

Guedes tem encontro com Escobari, da General Atlantic, e vai a jantar do BTG; confira a agenda do ministro em Davos

O banqueiro André Esteves, que em abril voltou ao comando do conselho do BTG Pactual, está participando do evento na Suíça

UMA TECH ATRAENTE

É hora da Locaweb? Saiba por que o Deutsche Bank vê ponto de entrada para as ações LWSA3

Banco alemão atualizou a recomendação para a empresa de neutra para compra e vê potencial de valorização de mais de 50% para os papéis

O QUE VEM POR AÍ

Ata do Fed e IPCA-15: confira a agenda de indicadores da semana aqui e lá fora

Nos Estados Unidos, a segunda prévia do PIB no primeiro trimestre também é destaque; na Europa, o PIB da Alemanha é o principal dado

CAMINHO DO MEIO

Menor rejeição e apoio interno no MDB dão vantagem a Simone Tebet; veja os rumos da senadora da terceira via

Maior desafio, segundo marqueteiros, é torná-la popular: 46% do eleitorado desconhece Simone Tebet, segundo pesquisas recentes

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies