Nada como um pouco de previsibilidade. Ainda mais em tempos nos quais parece difícil prever o minuto seguinte.
Essa sensação tem tudo para dar o tom na abertura do Ibovespa depois de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) ter elevado a taxa Selic a 13,75% ao ano.
Preocupado com o impacto fiscal - e também com o potencial inflacionário - dos benefícios concedidos pelo governo às vésperas da eleição, o BC deixou a porta aberta para uma alta residual da Selic mais adiante, levando-a em algum momento a 14,00% ao ano.
Mas isso também já estava no radar dos analistas e não deve ocorrer necessariamente na reunião de setembro. A depender da situação nos próximos meses, há quem acredite que nem venha a acontecer.
O que importa para os investidores no momento é a percepção de que o agressivo ciclo de aperto monetário iniciado em março do ano passado finalmente está perto do fim.
Foi o que fez, por exemplo, as ações de empresas do setor varejista dispararem ontem mesmo diante da perspectiva de elevação da taxa básica de juro.
Para hoje, no que depender das sinalizações das bolsas estrangeiras, o Ibovespa tem tudo para andar com as próprias pernas.
Para acompanhar todos os lances dos mercados financeiros, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.
Enquanto isso, parte da atenção dos investidores se volta para a estreia da tecnologia 5G em São Paulo.
Na nossa reportagem especial de hoje, a Larissa Vitória conta como as possibilidades abertas pelo 5G alimentam a expectativa de que a Tim, a Claro e a Vivo multipliquem suas receitas.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
A ÚLTIMA ALTA?
Quanto rendem os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 13,75%? Com a nova alta dos juros, remuneração de títulos de renda fixa conservadores sobe um pouco mais e supera 1% ao mês. Veja quanto eles vão pagar de agora em diante.
BALANÇO
Lucro da PetroRio (PRIO3) salta 112% no segundo trimestre e custo de extração cai ao menor valor já registrado pela empresa. Cifras foram impulsionadas pelas maiores receitas obtidas nos campos de Polvo, Frade e TBMT, o aumento do petróleo no mercado internacional e um incremento na produção e nas vendas.
EXPERT XP
No evento dos investidores, Paulo Guedes pinta o Brasil com cores escolhidas a dedo. Ministro da Economia falou sobre o panorama do país, citando a queda da inflação, alta do emprego e revisões para cima do crescimento do país.
EXPERT XP II
Para Luis Stuhlberger, da Verde Asset, risco da eleição binária entre Lula e Bolsonaro ‘não existe mais’. João Landau, da Vista, e Stuhlberger falaram sobre o impacto da disputa entre os candidatos para os mercados semanas após os resultados eleitorais.
UMA NOVA LUZ?
Brasil pode ser protagonista na transição energética, dizem BNDES, B3 e Sigma. Transição energética limpa foi tema de painel durante a Expert XP 2022, evento do mercado financeiro que acontece em São Paulo.
ESTRADA DO FUTURO
Por que você deveria ter as ações (ou BDRs) da Amazon entre as maiores posições do seu portfólio. Muita coisa precisa dar errado para que, em longo prazo, esse seja um ponto de entrada ruim para possuir ativos da varejista, afirma o colunista Richard Camargo.
Um forte abraço e uma boa quinta-feira!