🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

O melhor do Seu Dinheiro
Victor Aguiar
2022-06-03T10:09:59-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

O teorema do macaco infinito e o mercado financeiro; Elon Musk, Eletrobras com FGTS, malha fina do IR e outros destaques do dia

Se você não quer ficar à mercê da aleatoriedade, como um macaco que deseja escrever Hamlet, e nem desistir de seus investimentos, confira as ações preferidas dos analistas para junho

3 de junho de 2022
10:09
Teorema do macaco infinito
Teorema do macaco infinito - Imagem: New York Zoological Society

Pense num macaco sentado em frente a uma máquina de escrever — ele aperta as teclas de maneira aleatória. É seguro afirmar que, ao fim do processo, não estaremos diante de um clássico da literatura.

Agora pense que há infinitos macacos, usando infinitas máquinas de escrever. Em algum momento, um deles escreverá uma frase que faça sentido; em meio ao caos, sempre há algum tipo de ordem.

Pois vamos extrapolar o nosso experimento: os primatas têm um tempo indefinido para digitar. Nesse cenário, algum deles apertará uma sequência de teclas que resulte em frases coerentes e encadeadas, capazes de encher uma página — e depois duas, três, dez, cem.

Seguindo esse raciocínio, um deles eventualmente conseguirá escrever a obra completa de Shakespeare.

Isso quer dizer que, nesse meio tempo, o símio dominou a linguagem escrita e adquiriu um vocabulário rebuscado? Bem... não. É só que, com tempo e recursos inesgotáveis, o acaso torna-se uma força a ser considerada.

O teorema do macaco infinito é só uma provocação matemática, mas ele pode ser estendido para um contexto mais atual. Coloquemos infinitos primatas em frente a infinitos home brokers — alguns deles podem conseguir retornos superiores aos seus na bolsa.

Mas isso não quer dizer que você deva desistir de seus investimentos, já que o mercado financeiro não é aleatório como um macaco usando um teclado. Há lógica, há estratégia, há estudo — e o resultado de uma carteira de ações depende diretamente dessas variáveis.

Sim, é difícil colocar todas essas questões em perspectiva, mas não se preocupe: a repórter Larissa Vitória te ajuda nessa missão. Ela entrou em contato com diversos bancos e corretoras para elencar as ações preferidas dos analistas para junho.

Alguns papéis são velhos conhecidos do leitor do Seu Dinheiro; outros são novidade na nossa tradicional lista de ações do mês. E se você não quer ficar à mercê da aleatoriedade, como um macaco que deseja escrever Hamlet, é só clicar aqui e acessar o ranking completo.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas internacionais operam em queda à espera do payroll; Ibovespa aguarda divulgação dos PMIs. Após fechar em alta ontem, mercados no exterior não conseguem renovar o bom humor nesta manhã, afetados pela expectativa com o relatório de emprego nos EUA.

MELHORES PAGADORAS
Petrobras, elétricas, fundos de papel: Confira as ações e os fundos imobiliários com o maior retorno de dividendos do último ano. Papéis da petroleira têm dividend yield superior a 40% nos 12 meses terminados em maio; os FIIs de papel são os campeões absolutos em dividendos entre essa classe de ativos no período.

PRIMEIRO SINAL VERDE
O conselho do PPI recomenda a inclusão da Petrobras (PETR4) na lista de estudos para privatização — mas o caminho para a venda ainda é longo. O sinal verde ocorre dois dias após o pedido formal para a entrada da companhia na carteira do programa.

INFERNO ASTRAL?
Parem de contratar já! Elon Musk quer cortar 10% da força de trabalho da Tesla. Informação vem à tona apenas dois dias depois de o homem mais rico do mundo ter dito a funcionários da empresa de carros elétricos que voltem ao trabalho presencial ou saiam da empresa.

CLUBE DO BILHÃO
Lebron James é o primeiro jogador de basquete a ficar bilionário antes da aposentadoria. O ‘maior mão-de-vaca’ da NBA agora divide espaço com Michael Jordan no clube do bilhão. Veja como ele chegou lá.

SEXTOU COM O RUY
Livre das investigações, a Hypera (HYPE3) está pronta para voar. Acordo de leniência após investigação sobre suspeita de pagamento de propina livra a farmacêutica do risco de uma multa bilionária.

O PRIMEIRO PASSO
Vai investir seu FGTS na Eletrobras (ELET3)? Veja os fundos disponíveis até agora e saiba qual escolher. Recursos destinados à compra de ações da estatal deverão ser aplicados em fundos especialmente constituídos para a ocasião, os FMP-FGTS.

IRPF 2022
Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação. Saiba como se acertar com a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda.

Uma boa sexta-feira para você!

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

É CEDO OU TARDE DEMAIS…

UBS vê potencial de valorização menor para Hapvida — será que é hora de dar adeus à HAPV3?

5 de julho de 2022

O banco cortou o preço-alvo das ações, de R$ 15,40 para R$ 9,00, o que representa um potencial de valorização de 49% em relação ao fechamento de segunda-feira (05)

O MEDO SE ESPALHA

Por que o petróleo tomba mais de 10% e arrasta as ações da Petrobras (PETR4) e PRIO (PRIO3) hoje

5 de julho de 2022

A projeção pessimista vem em um momento em que as cotações estão sob pressão. Desde o início do ano, quando as tensões entre Rússia e Ucrânia se intensificaram, o preço do barril saltou mais de 40%

SEM ACORDO

Greve do BC termina na data marcada; paralisação durou 95 dias

5 de julho de 2022

Os servidores do Banco Central cruzaram os braços em abril e reivindicavam reajuste salarial e reestruturação da carreira — demandas que não foram atendidas a tempo

ELEIÇÕES 2022

Pode isso, Arnaldo? Lula critica orçamento secreto enquanto oposição discute divisão das verbas em 2023

5 de julho de 2022

O orçamento secreto envolve a distribuição, sem transparência, de recursos federais a redutos eleitorais de deputados e senadores. O governo usa os pagamentos para comprar apoio político no Congresso.

DE NOVO?

A crise não acabou na Loft: startup faz nova demissão em massa e corte atinge cerca de 380 funcionários

5 de julho de 2022

Segundo a empresa, o novo corte acontece em razão da “reorganização” dos negócios. Em abril, a Loft demitiu cerca de 159 funcionários

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies