O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

O melhor do Seu Dinheiro
Ricardo Gozzi
2022-04-22T09:10:47-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

O azedo de Bolsonaro e Powell na bolsa, Ackman zera fatia na Netflix, números da Natura, IRPF e outros destaques do dia

Apesar do bom desempenho acumulado em 2022, o feriado agitado nos noticiários ontem pode impactar o Ibovespa na sessão de hoje com as pressões políticas

22 de abril de 2022
9:10
O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Imagem: Isac Nóbrega/PR

O mês de abril caminha para o fim e o Ibovespa mantém, até aqui, um excelente desempenho em 2022. O principal índice da bolsa brasileira acumula alta de pouco mais de 10% no que vai do ano.

O fato de estarmos em um ano eleitoral torna esse desempenho ainda mais impressionante, uma vez que a volatilidade tem sido bastante limitada no mercado brasileiro de ações.

É altamente provável, porém, que o Ibovespa seja submetido a seu primeiro grande teste de 2022 na sessão de hoje.

Afinal, no feriado de Tiradentes, o noticiário negativo não tirou folga.

Nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, azedou o humor em Wall Strreet ao afirmar que um aumento de 0,50 ponto porcentual na taxa básico de juro nos EUA “será um opção”, na próxima reunião de política monetária da instituição.

Com isso, os principais índices de ações dos EUA fecharam em queda ontem. Por si só, o vermelho convicto no fechamento da véspera em Wall Street já tenderia a pressionar o Ibovespa hoje, uma vez que a bolsa brasileira não funcionou ontem.

Para piorar, os ADRs de grandes empresas brasileiras como Petrobras, Vale, Itaú e Bradesco registraram forte recuo ontem em Nova York.

O problema é que a notícia ruim vem acompanhada de outra pior. Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) a oito anos e nove meses de prisão por incitar agressões a ministro da corte e por atacar a ordem democrática. A condenação também prevê a inelegibilidade do político.

Silveira ainda nem começou a cumprir a sentença e seus advogados ainda podem recorrer, mas já está “perdoado”. O presidente Jair Bolsonaro concedeu indulto presidencial a Silveira, elevando a temperatura de sua interminável queda de braço com o STF.

Entenda como isso afeta seus investimentos na cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

FATO RELEVANTE
Natura (NTCO3) confirma reportagem do Seu Dinheiro e compartilha números parciais do primeiro trimestre: não houve vazamento de balanço, mas situação não é animadora. Empresa afirma que manteve reuniões com analistas de mercado com esclarecimentos e informações para auxiliá-los a entender os negócios e as perspectivas da companhia.

A DERROCADA CONTINUA
Megainvestidor Bill Ackman zera participação na Netflix e perde US$ 400 milhões após balanço decepcionante. Queda no número de assinantes da companhia de streaming levaram ações a desabarem 35%; investimento dos fundos de Ackman havia sido feito há apenas três meses.

DINHEIRO NO BOLSO
Dividendos: Enauta (ENAT3) anuncia proposta para pagamento de R$ 450 milhões em proventos. No ano, os papéis da empresa registram alta de mais de 35%, impulsionados pela cotação do petróleo e do gás natural.

SEXTOU COM O RUY
Entenda o estranho caso do setor em declínio que representa uma boa oportunidade de investimento. Assim como aconteceu com o tabaco, mesmo com todas as restrições, o vício da sociedade em petróleo sinaliza que o setor de óleo e gás deve manter a rentabilidade ainda por muitos anos.

EFEITO JUROS
Fundos multimercados têm trimestre arrasador e deixam CDI no chinelo. Ainda dá tempo de pegar essa onda? Pode parecer contraintuitivo, mas a alta dos juros não significa que os fundos multimercado vão performar mal, uma vez que essa classe pode ajustar a carteira conforme os cenários macroeconômicos mudam.

PROJEÇÕES DA BOLSA
Nem mesmo o maior Banco Central do mundo piorou as projeções para a bolsa brasileira e o Ibovespa pode chegar aos 135 mil pontos. O índice local deve se beneficiar do fluxo positivo das commodities nos próximos meses, apesar do cenário preocupante.

SOBE?
Presidente do BC reforça necessidade de elevar os juros na reunião de maio e fala sobre ‘desancoragem’ da inflação; Selic deve subir 1%. Roberto Campos Neto ainda destacou os eventos que afetam as projeções para a alta dos preços e interferem na decisão da autoridade monetária.

IR 2022
Como declarar o imposto de renda 2022: tudo que você precisa saber para prestar contas ao Leão. Neste guia, você encontra o caminho das pedras para preencher e entregar a sua declaração de imposto de renda, mesmo que seja a sua primeira vez.

Uma boa sexta-feira para você!

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

VAI TER DISNEY?

Dólar acumula desvalorização de 12,59% frente ao real no ano — veja o que mexe com o mercado de câmbio

A moeda norte-americana teve o pior desempenho semanal em quase dois meses, quando levou um tombo de mais de 5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies