O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2022-03-29T08:40:36-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Juro em alta, bolsa em… alta? Petrobras, Bolsonaro no hospital, carro com câmbio automático, dividendo em ações da Tesla e outros destaques do dia

Ao contrário do que geralmente acontece em momentos de juros nas alturas, mesmo com a alta da Selic, o Ibovespa acumula valorização de 13% em 2022. Entenda o desempenho da B3 e saiba quais ações você deve ter na carteira

29 de março de 2022
8:40
bolsa ações bilionários
Saiba o quanto você deve ter de renda variável na carteira. - Imagem: Shutterstock

Bom dia,

Se o Banco Central seguir o “plano de voo” e subir a Selic para 12,75% ao ano na próxima reunião, os investimentos mais conservadores passarão a render o número mágico que todo o investidor gosta: 1% ao mês.

Desta forma se restabelece a tríade de retorno alto, risco baixo e liquidez que fez a fama da renda fixa por tanto tempo.

Em outras palavras, você poderá engordar o seu patrimônio praticamente sem perrengues e com a possibilidade de dispor do dinheiro a qualquer momento.

Nesse contexto, falar de bolsa pode parecer uma insanidade. Alguns analistas inclusive decretaram a “morte” da renda variável, assim como fizeram com a renda fixa no início do ano passado.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

Afinal, juro em alta é sinônimo de bolsa em queda, certo? Antes de responder, veja o que aconteceu com o Ibovespa.

Quem ignorou o canto dos profetas e manteve exposição ao principal índice de ações da B3 acumula um retorno de mais de 13% só neste início de 2022. Ou seja, mais do que a renda fixa vai entregar no acumulado do ano.

É claro que a alta da Selic não é motivo de comemoração para os investimentos de maior risco. Aliás, o que não falta é obstáculo no caminho do investidor de ações.

Na coluna de hoje, o Matheus Spiess traz mais detalhes sobre o desempenho surpreendente da bolsa neste início de ano e o quanto você deve ter de renda variável na carteira.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas internacionais sobem à espera da nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia; Ibovespa acompanha Caged hoje. Enquanto a covid-19 volta a assustar na Ásia, a troca de comando da Petrobras é destaque no panorama local.

DANÇA DAS CADEIRAS
Governo indica Adriano Pires para a presidência da Petrobras (PETR4); economista já se posicionou contra mudanças na política de preços da estatal. Pires atua como consultor de empresas do setor de energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis.

DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO
Milton Ribeiro deixa o comando do Ministério da Educação; veja a íntegra do pedido de demissão. Nos últimos dias, o ministro esteve envolvido em denúncias de corrupção à frente do MEC. O presidente Jair Bolsonaro declarou apoio a ele.

SEGUNDA-FEIRA MOVIMENTADA
O dia que não terminou: Depois de mexer novamente no comando da Petrobras, Bolsonaro passa a noite em hospital de Forças Armadas. O presidente deu entrada no hospital depois de ter apresentado novamente sintomas de obstrução intestinal; ele teve alta no início da manhã.

DIVIDINDO O BOLO
Dividendos sob a forma de ações: Tesla (TSLA), de Elon Musk, quer entregar papéis adicionais aos acionistas; entenda a operação. As ações da fabricante de carros elétricos mais do que dobraram desde que a divisão de 5 por 1 entrou em vigor em 31 de agosto de 2020 — ano da primeira operação desse tipo realizada pela empresa.

A FONTE SECOU
Putin ordenou: Rússia vai fechar a torneira do gás para quem não pagar em rublos; veja o que acontece agora. O banco central, o governo e a Gazprom devem apresentar propostas até 31 de março para que países considerados hostis — incluindo membros da União Europeia — façam pagamentos na moeda russa.

ADEUS, EMBREAGEM
Carro com câmbio automático: você ainda vai dirigir um; saiba como escolher e ainda economizar gasolina. Eles ficaram mais modernos, inteligentes e econômicos. Entenda mais sobre os diferentes tipos de câmbios automáticos e por que eles estão dominando o mercado.

Aquele abraço e uma ótima terça-feira!

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

NOVO MODELO DE NEGÓCIOS

Varejo adota ‘loja-contêiner’ para fugir dos custos de shoppings e aluguéis; conheça o que são os estabelecimentos modulares

A estreante no formato é a Chilli Beans, de óculos de sol. “Acho que não teria uma Eco Chilli se não houvesse pandemia”, afirma o CEO, Caito Maia

NÃO MEXE NO MEU QUEIJO

Membros do mercado financeiro defendem Lei das Estatais em documento enviado ao ao Congresso; revogação seria ‘retrocesso’

O texto também cita o relatório de 2020 em que a OCDE afirma que a Lei das Estatais deixou os conselhos de empresas públicas mais independentes de interferências

NESTA SEGUNDA-FEIRA

Governador de São Paulo fará coletiva nesta segunda-feira após Bolsonaro aprovar isenção do ICMS sem garantia de compensação aos estados

O presidente da República vetou o fundo de ajuda aos estados após sancionar o teto do imposto estadual

SEU DOMINGO EM CRIPTO

‘Compre na baixa’ anima e bitcoin (BTC) busca os US$ 22 mil; criptomoedas aguardam semana de olho no Fed

Entre os destaques da próxima semana estão o avanço dos juros nos Estados Unidos e um possível default da Rússia

DE OLHO NO FUTURO

Goldman Sachs quer entrar no mundo da ‘renda fixa’ em criptomoedas e lidera grupo para comprar a Celsius por US$ 2 bilhões

O staking vem crescendo nos últimos meses e é motivo de certa preocupação após o caso da Celsius — e o banco de Wall Street quer um pedaço dele