O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2022-02-09T08:36:55-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Destaques do dia: Renda fixa “com açúcar e com afeto”, mercados de olho no IPCA, obstáculos para a Oi e lucro da XP

Confira os melhores investimentos do Tesouro Direto para aqueles investidores com maior apetite ao risco, agora que o ciclo de alta dos juros chega à reta final

9 de fevereiro de 2022
8:36
Chico Buarque
Imagem: Chico Buarque/Divulgação

Bom dia!

Você deve ter ouvido falar que Chico Buarque não quer mais cantar “Com Açúcar, Com Afeto”. A música clássica do repertório do compositor narra, do ponto de vista feminino, a esposa que sofre com as escapadas do marido e tenta segurá-lo em casa pelo estômago.

Como praticamente tudo nos dias atuais, o gesto despertou reações extremas. De um lado, estão os que acusam a letra composta quando Chico tinha apenas 23 anos de machista. Do outro, os que veem a decisão como censura — ou autocensura, no caso.

Não vou entrar no mérito da questão, até porque o assunto aqui é investimentos. Mas a verdade é que a canção genial não me sai da cabeça desde o início da polêmica — que coincidiu com a nova alta da taxa básica de juros na semana passada.

Com açúcar e com afeto, o Banco Central fez o doce predileto do investidor conservador ao subir a Selic para 10,75% ao ano. O atrativo da rentabilidade de dois dígitos fez o brasileiro voltar correndo para os braços da renda fixa.

Mas o cardápio do Tesouro Direto esconde outras iguarias capazes de satisfazer o investidor com mais apetite ao risco. Ainda mais se lembrarmos que o ciclo de alta dos juros está chegando ao fim.

A Julia Wiltgen, especialista na culinária da renda fixa, mostra para você as principais oportunidades nos títulos públicos nesta reportagem especial.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas no exterior operam em alta e Ibovespa aguarda dados de inflação e varejo de hoje. Os investidores prendem a respiração até a divulgação do IPCA de janeiro, que vai balizar as apostas sobre o fim do ciclo de alta dos juros pelo Banco Central. Saiba o que mexe com os mercados. 

PEQUENAS X GIGANTES
Obstáculos no caminho da Oi (OIBR3)? Algar e Sercomtel pedem ao Cade remédios mais duros na venda de rede móvel. Decisão sobre a negociação da Oi Móvel para as rivais Claro, TIM e Vivo sai hoje.

CORRETORA AGRADOU
XP (XPBR31) entrega números históricos em 2021 e anima investidores; veja o que levou as ações a dispararem mais de 8% na Nasdaq. O lucro líquido ajustado foi um dos elementos responsáveis por toda essa animação: com alta de 76% em relação a 2020, o indicador chegou a R$ 4 bilhões no ano passado.

BITCOIN (BTC) HOJE
Após reação, bitcoin (BTC) e ethereum (ETH) devolvem parte das altas com mercado à espera de novo gatilho. Acomodação no mercado de criptomoedas sucede movimento de forte recuperação iniciado na última sexta-feira.

SERVIÇOS FINANCEIROS
Maquininhas com dias contados? Apple usa iPhone como arma na briga dos pagamentos por aproximação. No Brasil, a Stone já deu um passo nessa direção com o TapTon, ferramenta que permite transações de crédito ou débito por meio de cartões de aproximação através do celular.

MONEY TIMES
Klabin (KLBN11) vai ampliar unidade de conversão de papelão no Ceará. O projeto conta com um investimento total de R$ 188 milhões e seu início está previsto para 2023.

GRANDE IRMÃO
BBB virtual? Tik Tok e YouTube lideram a lista de plataformas que mais rastreiam dados pessoais de seus usuários, mostra estudo. O rastreamento por terceiros chamou atenção da empresa de marketing móvel URL Genius, já que é praticamente impossível saber quem e quais informações estão sendo coletadas.

Uma ótima quarta-feira para você!

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Desaceleração da China gera mal estar e bolsas amanhecem pressionadas; Ibovespa acompanha tensão na Petrobras (PETR4)

No panorama doméstico, os balanços de Magazine Luiza, Nubank e outros movimentam o dia

Fã ou hater?

O Nubank (NUBR33) vai calar a boca dos críticos? Saiba o que esperar dos resultados do 1T22 do banco digital

Nubank é um daqueles papéis que costumam gerar um comportamento binário dos investidores, a exemplo de Oi (OIBR3) e IRB (IRBR3): ou você é fã, ou é hater.

'PERGUNTA PRO SACHSIDA'

Bolsonaro se pronuncia sobre ‘fritura’ e possível substituição do presidente da Petrobras (PETR4)

Bolsonaro voltou a dizer que “ninguém vai tabelar preço de combustível”, mas afirmou que a “finalidade social” da Petrobras não está sendo cumprida

BAIXOU A PREVISÃO

Magazine Luiza (MGLU3) rebaixado: JP Morgan corta previsão para ações antes do balanço de amanhã, mas projeção ainda é de alta de quase 50%; entenda motivos

O cenário de alta dos juros deve pressionar o varejo, mas o JP Morgan entende que a empresa está bem posicionada no setor

ESFRIOU

Ano deve ter queda de fusões e aquisições, mas 2022 conta com negócios de grante porte até o momento; relembre algumas delas

Entre os fatores que causaram essa freada, estão a guerra entre Rússia e Ucrânia e a expectativa de desaceleração na China, após lockdowns para conterdos casos de covid

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies