Estamos na véspera de mais uma decisão de política monetária do banco central brasileiro, mas o grande foco dos investidores nesta terça-feira (02) esteve bem longe de Brasília.
Aqueles que não são íntimos das peças do xadrez político dos EUA foram apresentados a uma nova personagem — Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados e pivô da atual crise diplomática entre americanos e chineses.
Desde que Donald Trump deixou a Casa Branca, as rusgas entre as duas maiores economias do mundo abandonaram as manchetes, mas uma viagem de Pelosi a Taiwan veio para relembrar o mundo que não é apenas a Europa que convive com pontos de tensão.
Para o governo chinês, a ida da congressista americana à ilha é uma afronta direta, já que Pequim não reconhece a independência da região de 24 milhões de habitantes. O episódio tem tudo que uma boa crise diplomática promete: ameaças militares e de sanções econômicas dos dois lados.
Com um quadro de inflação alta e economia desacelerando, esse tipo de embate está longe de ser o que os investidores estão dispostos a enfrentar no momento — ainda mais com dirigentes do Federal Reserve reforçando o compromisso com o controle dos preços e o risco de juros mais elevados.
A reação padrão hoje foi de cautela nas bolsas americanas e uma forte procura por dólar, o que fez a moeda americana subir 1,94% frente ao real, aos R$ 5,2792. A bolsa brasileira, no entanto, se desvencilhou dos aspectos geopolíticos e fechou o dia em alta de 1,11%, a 103.362 pontos. O índice foi ajudado pela grande procura pelo setor de commodities.
- Vale(VALE3) ainda está valendo a pena mesmo com fraqueza da China? Libere esse relatório gratuito e descubra se é hora de comprar ou alerta para vender.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro
TENSÃO NO AR
Tambores de uma nova guerra? Entenda por que Taiwan coloca China e Estados Unidos no limite de um novo conflito. Visita de Nancy Pelosi à ilha acirra tensões entre Washington e Pequim em meio a disputa por hegemonia global.
EXCLUSIVO
Bitcoin (BTC) na origem: Conheça o primeiro fundo que investe em mineração da principal criptomoeda do mercado. Com sede em Miami, a Bit5ive é especializada na criação de toda a infraestrutura para a atividade e possui data centers espalhados pelos Estados Unidos.
MAIOR PARTICIPAÇÃO
Gostou tanto que quer mais: BTG Pactual (BPAC11) compra mais ações da 3R Petroleum (RRRP3). O banco passou a deter 5,14% do capital social da petroleira; papéis já estavam entre os favoritos do BPAC11 no setor.
MAIS ROXO, MENOS VERMELHO
Sai da frente! Nubank deve ultrapassar Santander em compras no segundo trimestre. Analistas do Goldman Sachs veem o banco digital dobrando a participação em transações com cartões no Brasil em um intervalo inferior a dois anos.
MONEY TIMES
Enquanto Magazine Luiza (MGLU3) perde terreno, Shopee avança cada vez mais, diz estudo. No primeiro semestre, a plataforma asiática teve crescimento de 7% no número de acessos, conquistando a segunda colocação entre os marketplaces mais visitados do Brasil.