Um fantasma visita o príncipe Hamlet no castelo de Elsinore e aconselha: compre dólar. Mas o príncipe hesita quando vê as cotações da moeda em queda na Dinamarca.
Com os produtos vendidos pelo reino em alta e os investidores estrangeiros de volta à bolsa local, tudo indica que o dólar pode cair ainda mais. “Será que vai ter Disney?”, ele pensa.
Hamlet sabe, porém, que a moeda norte-americana é um ativo de proteção para o caso de uma mudança súbita nas condições de mercado.
Ele conhece bem os riscos de baixar a guarda dos investimentos. Afinal, a Dinamarca tem um rei que traiu o próprio irmão para chegar ao trono e convive com a ameaça de invasão da Noruega.
Mesmo assim, o príncipe quer ter certeza de só investir na moeda norte-americana quando tiver certeza de que as cotações chegaram às mínimas.
E agora, comprar ou não comprar dólar? Eis a questão de Hamlet na nossa versão financista, que é a mesma de muitos leitores do Seu Dinheiro.
Para evitar que o drama se torne uma tragédia, a nossa repórter Flavia Alemi foi em busca da visão de um especialista em investimentos de longo prazo. Confira a visão sobre o dólar de Benjamin Mandel, estrategista da área de gestão de fundos do Itaú.
O que você precisa saber hoje
SEGREDOS DA BOLSA
Índices internacionais começam semana com o pé esquerdo, de olho em balanços; Ibovespa acompanha greve do Banco Central. O início da reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) serve como pano de fundo para compor um cenário de cautela.
AGORA VAI?
Inter (BIDI11) retoma planos de migração para Nasdaq e atualiza proposta de reorganização societária; veja o que mudou. Banco digital limita a opção de acionistas na B3 trocarem suas ações por dinheiro, foco do problema que impediu a primeira tentativa de migração para a bolsa norte-americana.
RÚSSIA CONTRA-ATACA
Guerra de provocações: Putin ameaça EUA com consequências imprevisíveis e alerta sobre choque de forças. O aviso acontece em meio à possível adesão de Finlândia e Suécia à Otan e depois que o governo de Joe Biden anunciou uma ajuda extra em assistência militar à Ucrânia.
NEM VAI FAZER ANIVERSÁRIO?
De IPO badalado a carona de volta: DiDi chama acionistas para votarem saída de Wall Street e ações despencam (mais). A ação da dona da 99 acumula queda de mais de 80% desde a abertura de capital em junho do ano passado.
DISPUTA DE CRIPTOS
E agora, bitcoin (BTC)? CEO de corretora global diz que dogecoin (DOGE) vai virar a moeda do futuro. Para isso, o DOGE precisaria superar a gigante de cartões de crédito e processamento de pagamentos Visa, segundo Vlad Tenev, chefe da Robinhood.
CONTAS DE PAGAMENTO
PicPay e 99Pay: retorno de mais de 200% do CDI para qualquer valor acabou, mas remuneração pode ter aumentado. Contas de pagamento já chegaram a pagar percentuais bem elevados do CDI sobre o saldo em conta, que foram sendo reduzidos com a alta da Selic; mas, em alguns casos, a remuneração absoluta aumentou.
ROTA DO BILHÃO
Como Alex Behring, da 3G Capital, acumulou uma fortuna de mais de R$ 23 bilhões e virou o 9º homem mais rico do Brasil. O carioca é sócio de Lemann e cofundador de uma das maiores empresas de private equity do Brasil.
IR 2022
Deixou o Brasil em 2021? Veja como preencher a declaração de saída definitiva do país. O documento é necessário para encerrar as obrigações fiscais no país e evitar dores de cabeça com a dupla tributação e outros problemas no futuro.
CALENDÁRIO DOS RESULTADOS
Vai começar: veja quem abre a temporada de balanços do primeiro trimestre de 2022 com mais de 200 empresas da bolsa. Os resultados referentes ao período de janeiro a março começam a ser divulgados em 20 de abril. Confira a agenda feita pelo Seu Dinheiro.
Uma ótima semana para você!