🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Carro é investimento? Nubank ultrapassado de novo, mais IPOs engavetados e outras notícias que mexem com o seu bolso

Confira por que os carros aumentaram tanto de preço nos últimos dois anos, quais os modelos que mais se valorizaram e entenda se comprar um veículo pode fazer você ganhar dinheiro

26 de janeiro de 2022
8:27
carros, desconto e dinheiro | IPVA
Imagem: Shutterstock

Bom dia!

Dizem que um veículo zero quilômetro começa a perder valor assim que vira a primeira esquina da concessionária. Então fiquei surpreso ao descobrir que o valor de tabela do meu carro hoje é 4% maior do que o preço que paguei em agosto do ano passado.

Pode não parecer muita coisa, mas trata-se de um retorno maior do que se tivesse deixado o dinheiro em um CDB de banco que rende 100% do CDI no mesmo período.

O caso do meu Fiat Argo está longe de ser exceção. Em média, os carros seminovos (de zero a três anos) se valorizaram 17% em 2021.

Quando ampliamos o horizonte de tempo para os últimos dois anos — período que coincide com o da pandemia da covid-19 —, encontramos veículos cujos preços subiram quase 60%.

A disparada dos carros novos e usados levou muita gente a considerar colocar um veículo na garagem como uma forma de investimento.

Mas será que essa é uma boa ideia? Especialista no setor automotivo, a repórter Lucia Camargo Nunes foi em busca dos modelos que mais se valorizaram nos últimos dois anos.

Nesta reportagem especial, ela também conta por que os carros aumentaram tanto de preço e se comprar um veículo pode fazer você ganhar dinheiro.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas buscam recuperação no exterior em dia de decisão do Fed e balanços; Ibovespa tenta manter boa fase de olho no IPCA-15. O principal índice da B3 voltou ao patamar dos 110 mil pontos ontem, na contramão dos mercados lá fora. Saiba o que mexe com os negócios.

VELHO NORMAL?
Depois de ver Itaú recuperar o trono de banco mais valioso da América Latina, Nubank (NUBR33) agora também vale menos que o Bradesco. As ações do roxinho acumulam queda de mais de 20% desde a estreia na bolsa de Nova York, em dezembro de 2021, e estão 40% abaixo do pico.

BARRADAS NO BAILE
Madero e ISH Tech cancelam planos de IPO, elevando para 12 número de desistências na B3 neste ano; veja o que atrapalha as ofertas. E esse número pode crescer ainda mais, pois a Corsan também deve adiar sua oferta em breve. Por enquanto, restam 20 candidatas à estreia na B3.

OPERAÇÃO COMPLEXA
Superintendência do Cade dá sinal verde para compra do Big pelo Carrefour, mas prescreve remédios para evitar concentração. O órgão prevê medidas estruturais e comportamentais para mitigar os problemas concorrenciais identificados durante a análise da operação.

NOVA DEBANDADA?
Mais um técnico da área de Orçamento da Economia deixa cargo e expõe novo desgaste na equipe de Paulo Guedes. O movimento de saída é comum no último ano de governo, mas agora tem ocorrido mais cedo, ainda no primeiro mês de 2022.

INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA
Banco Central suspende sistema para consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos; veja o que está por trás do bloqueio. O BC precisou interromper o funcionamento do sistema lançado ontem após enfrentar instabilidades geradas pelo grande volume de acessos.

PRECAUÇÃO EXTRA
Bradesco (BBDC4) cria nova vice-presidência focada na gestão de riscos. A nova vertical abrangerá as áreas de compliance, conduta, ética e demais setores ligados à gestão de ameaças corporativas. Banco anunciou outras mudanças na estrutura.

MONEY TIMES
Americanas (AMER3) e Magazine Luiza (MGLU3) devem sentir peso da economia fraca no 4º trimestre. Com projeção de desempenho menor no trimestre, analistas da Ágora Investimentos têm recomendação neutra para as varejistas.

Uma ótima quarta-feira para você!

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar