🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2022-05-18T08:36:19-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

As stablecoins são o Real dos anos 1990? Confira a notícia do dia e outras sete histórias que mexem com os seus investimentos

Manter a paridade com o dólar não é tarefa simples, e o novíssimo mercado das criptomoedas experimentou esse travo amargo na semana passada; entenda a crise das stablecoins

18 de maio de 2022
8:36
Três moedas de um real sobre cédulas de dólar
Imagem: iStock

Só quem viveu sabe: entre uma música do Nirvana e outra do É O Tchan na estação de rádio, um capítulo de O Rei do Gado e um domingo na Banheira do Gugu, os anos 1990 também foram a época mágica em que o dólar chegou a valer 1 real.

Sim, as duas moedas tiveram paridade — na verdade, havia uma banda cambial que permitia uma pequena flutuação — nos primeiros anos do Plano Real.

Quem garantia as cotações dentro dos limites estabelecidos era o Banco Central. Mas para o câmbio seguir sob controle, era preciso ter lastro em dólares para dar credibilidade ao regime.

A estratégia funcionou até janeiro de 1999, quando a banda cambial foi implodida após o BC consumir quase todas as reservas internacionais do país.

O caso brasileiro mostra que manter a paridade com o dólar (principalmente quando você não pode imprimir dólares) não é tarefa simples, e que a quebra de confiança pode ter consequências imprevisíveis.

O novíssimo mercado das criptomoedas experimentou esse travo amargo na semana passada. A crise que derrubou o bitcoin teve origem justamente em uma “stablecoin” — ou seja, uma moeda digital que tem (ou deveria ter) paridade com o dólar.

Em meio ao pânico, outras stablecoins também perderam temporariamente a referência da moeda “real”. O que levou a questionamentos sobre todo esse modelo de criptomoedas.

Na reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro, o Renan Sousa explica em detalhes como foi o abalo das stablecoins e responde se elas podem ter o mesmo destino do real dos anos 1990.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas lá fora tentam emplacar terceiro dia de alta, limitadas por dados inflacionários; Ibovespa mira Eletrobras e briga entre poderes. Ainda hoje, os investidores acompanham as falas do presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, que participam de evento. 

ONDA VENDEDORA
Nubank (NUBR33) perde US$ 1,2 bi em valor de mercado e já vale menos que o Banco do Brasil (BBAS3). As ações da fintech, negociadas na bolsa de Nova York (Nyse), encerraram o pregão de ontem em queda de 6,21%, a US$ 4,08.

PROVENTOS APROVADOS
CVM recua e libera distribuição de dividendos do fundo imobiliário Maxi Renda FII (MXRF11); relembre o caso. A xerife do mercado de capitais reconheceu “a existência de obscuridade e contradição” na decisão original sobre a forma como um dos maiores fundos do mercado remunera os cotistas.

COMPRA NA "BAIXA"
Warren Buffett compra papéis do Citigroup: confira as ações que o megainvestidor colocou na carteira após a queda das bolsas em NY. CEO da Berkshire Hathaway segue a “velha economia” e adquire ativos de grandes financeiras durante a queda do índice S&P 500.

SEM MILHÕES PRA VOCÊ
CEO do JP Morgan leva cartão vermelho de acionistas e pode ficar sem bônus milionário, entenda a decisão rara. A desaprovação foi a primeira desde que o conselho do banco norte-americano enfrentou um voto negativo sobre compensações desde que as regras foram introduzidas, há mais de uma década.

TRAGÉDIA NA CHINA
Alguém derrubou o avião da China Eastern de propósito; investigadores agora tentam descobrir quem foi. Dados recuperados da caixa preta sugerem que alguém na cabine intencionalmente deixou cair o Boeing 737-800 com 132 pessoas a bordo no fim de março.

COMBATE ÀS FAKE NEWS
O Telegram vai sinalizar conteúdos falsos durante as eleições; veja os detalhes do acordo para o combate às fake news. Plataforma terá que divulgar o canal do TSE para todos os usuários no País, com o objetivo de oferecer uma fonte segura de informações sobre as eleições.

Uma ótima quarta-feira para você.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

ELEIÇÕES 2022

Ô abre alas que Braga Netto vem aí! General da reserva é exonerado e tem caminho livre para ser vice de Bolsonaro

Bolsonaro havia confirmado no domingo (27) o nome de Braga Netto como seu vice na chapa que disputará a reeleição deste ano, causando um pouco de desconforto entre aliados que esperavam a escolha de Tereza Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura

SEMANA EM CRIPTO

Bitcoin (BTC): o pior investimento do semestre tenta sobreviver aos dados de emprego nos EUA; confira o que mexe com as criptomoedas na próxima semana

Entre os destaques da semana, estão a liquidação de ativos da Three Arrows Capital, pechinchas no mercado cripto e mais

CAÇANDO MARRUÁ

Bitcoin (BTC) no cabresto? UE tenta domar o mundo das criptomoedas com marco regulatório; saiba como

O acordo é provisório e inclui uma proposta que cobre emissores de criptoativos não lastreados e também as chamadas stablecoins, bem como as plataformas de negociação e as carteiras nas quais os ativos digitais são mantidos

O MEDO DA RECESSÃO

Meta em crise: Mark Zuckerberg quer contratar menos funcionários e demitir mais gente a partir de agora

A dona do Facebook espera um segundo semestre de vacas magras e enfrentará um severo corte de gastos; por isso, a companhia prioriza equipes mais enxutas e agressivas

ELEIÇÕES 2022

É só mais essa! Líder nas pesquisas, Lula descarta tentar reeleição se derrotar Bolsonaro em outubro

Em entrevista, Lula disse que ‘daqui a 4 anos vai ter gente nova’, criticou o Congresso e prometeu retirar sigilos impostos por Bolsonaro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies