O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

O melhor do Seu Dinheiro
Ricardo Gozzi
2022-03-31T08:19:02-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Águas de março nos mercados, trégua na Ucrânia, Nelson Tanure e Alliar, Petrobras, Vale, e outros destaques do dia

As águas de março trazem a nova estação, com o Ibovespa caminhando para mais um mês de alta e acumulando avanço de 15,7% no ano. Veja a cobertura completa dos mercados

31 de março de 2022
8:18 - atualizado às 8:19
Elis Regina
Elis Regina - Imagem: Divulgação

As águas de março quase nunca falham. O verão já se foi, mas só agora elas começam a trazer algum alívio às altas temperaturas da estação.

Já a promessa de vida no coração é maltratada pelos quase 40 dias de uma guerra — evitável como qualquer outra.

Queiram ou não queiram, as bolsas de valores internacionais iniciam o último pregão de março — e consequentemente do primeiro trimestre de 2022 — sem uma referência clara de qual caminho seguir. Os índices futuros de Nova York sinalizam leve alta enquanto as bolsas de valores europeias apresentam ligeira queda na abertura.

E enquanto russos e ucranianos preparam-se para uma nova rodada de negociações na Turquia marcada para amanhã, os investidores aguardam a divulgação dos dados de pedidos semanais de seguro-desemprego e de renda e gastos pessoais nos Estados Unidos, previstos para hoje.

Nessa marcha estradeira, quem se movimenta mesmo é o petróleo. A commodity cai mais de 4% nesta manhã. Os preços reagem a notícias segundo as quais o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teria planos de liberar 1 milhão de barris de petróleo por dia das reservas estratégicas de petróleo do país por cerca de seis meses.

Já no mistério profundo do cenário local, tudo mais parecia o fundo do poço ou o fim do caminho quando 2022 começou. Agora as águas de março trazem a nova estação com a bolsa brasileira caminhando para mais um mês de alta.

Sem desgosto no rosto, o Ibovespa acumula avanço de 4,4% em março, sobe 15,7% no que vai do ano e está de volta à marca dos 120 mil pontos. E você pode seguir acompanhando essa cobertura musical do mercado financeiro aqui no Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

ESTRADA DO FUTURO
PayPal sucumbiu à pressão e caiu mais de 60% desde as máximas; ainda vale a pena investir em PYPL34? Mesmo sendo uma empresa cerca de 50% maior em todas as métricas, as ações da companhia estão de volta ao patamar pré-pandemia.

MULTIVISÕES
Um gestor multimercado aposta em Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3). Outros dois preferem ficar vendidos em bolsa. Quem está certo? Gestores de fundos multimercado, Damont Carvalho (Claritas), Bruno Cordeiro (Kapitalo) e Felipe Guerra (Legacy) dividem suas estratégias.

INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS
Nelson Tanure entra na mira de investigação da CVM por suposto insider trading na compra da Alliar (AALR3). Vale lembrar que o empresário, que já detinha cerca de 36% das ações da Alliar, tratou a compra diretamente com um grupo de 50 acionistas donos de 53% do capital social da empresa.

LUZ NO FIM DO TÚNEL?
Rússia anuncia trégua em uma das cidades mais atacadas da Ucrânia; saiba detalhes do cessar-fogo. Nações Unidas (ONU) e Cruz Vermelha devem ter participação no processo; tentativa anterior — de três semanas atrás — fracassou.

ROTA DE FUGA
Oligarcas russos procuram um novo lar para suas fortunas; saiba quem é o anfitrião desses ricaços. Dois iates e um jato particular do bilionário Roman Abramovich já foram vistos chegando ao novo porto seguro contra as sanções do Ocidente.

PARAÍSO FISCAL
De saída: bilionários da China deixam o país rumo a Singapura; entenda o movimento. Singapura rivaliza com Hong Kong em luta por recursos dos chineses mais ricos que buscam novos destinos para suas fortunas.

IR 2022
Declaração completa ou simplificada? Saiba como escolher o melhor modelo para você. Entenda as diferenças entre os dois tipos de declaração e aprenda a verificar qual deles é mais interessante para o seu caso.

Uma boa quinta-feira para você!

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

concorrência no varejo

Magalu ameaçada? Dona da rival Shopee tem salto na receita e lidera aplicativos baixados no Brasil

Papéis da controladora da Shopee subiram 14% na bolsa de Nova York (Nyse) ontem (18) e fecharam o pregão valendo US$ 80,14

EM TEMPO REAL

TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras (ELET3) hoje; acompanhe ao vivo

O governo está otimista com a perspectiva de que o processo seja aprovado pelo tribunal

DE ROUPA NOVA

Com foco em criptomoedas e NFTs, Zuckerberg muda o nome do Facebook Pay para Meta Pay; entenda as alterações

Novo passo em direção ao metaverso inclui na plataforma de pagamentos e negociações usada no WhatsApp as funções de empréstimos e investimentos em ativos digitais

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Parceria bilionária entre Dasa (DASA3) e Inspirali, da Ânima (ANIM3), sai do papel com foco em formação médica; confira detalhes do projeto

Iniciativa deve beneficiar os mais de 10 mil estudantes de Medicina da Inspirali assim como os médicos que fazem parte das mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e hospitais da Dasa

MEME-STABLECOIN

Shiba Inu (SHIB) quer lançar própria stablecoin depois do fracasso da TerraUSD (UST); entenda porque isso é uma furada

Analistas não enxergam a Shiba Inu como um bom investimento e a crise das stablecoins não deve ajudar o projeto

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies