O mês de junho vai chegando ao fim, mas o mercado financeiro parece longe de se juntar às alegres festividades juninas espalhadas pelo país.
Na B3 e em Wall Street, os investidores dançam uma quadrilha pra lá de triste e cheia de obstáculos.
Não estamos falando de uma ponte quebrada, uma cobra perdida ou uma chuva inesperada que logo se prova uma mentira.
Os desafios enfrentados estão mais para um risco crescente na economia global, uma eleição presidencial que se aproxima e gastos extraordinários do governo federal — e todas essas ameaças parecem ser bem reais.
Apesar de os primeiros meses do ano terem sido fantásticos para a bolsa brasileira, o temor de que uma recessão global se torne uma realidade inevitável fez com que essa dança fosse para um caminho bem espinhoso e todo otimismo virasse paçoca.
Nos Estados Unidos, o S&P 500 teve o seu pior desempenho semestral em mais de 50 anos. No Brasil, o recuo de 11,50% em junho só perdeu para a performance vista no ápice da pandemia, em março de 2020.
Os investidores até tentaram amenizar o saldo do último dia do primeiro semestre de 2022, mas não deu para ignorar os gritos de atividade econômica mais fraca nos Estados Unidos e dos gastos extras do Congresso Nacional.
O Ibovespa ainda repercutiu o recuo das principais commodities, o que fez com que a queda fosse de 1,08%, aos 98.541 pontos. O dólar à vista subiu 0,80%, a R$ 5,2348, um avanço mensal de 10,15%.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quinta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro
UNINDO FORÇAS
Fleury (FLRY3) compra Hermes Pardini (PARD3) e cria gigante no setor de saúde; veja os detalhes. Juntos, os dois grupos têm 487 unidades de atendimento e 24 áreas técnicas em 12 Estados e no Distrito Federal.
PENSANDO NO FUTURO
Plano de expansão? Entenda por que a Via (VIIA3) quer levantar até R$ 600 milhões com emissão de debêntures. Com o dinheiro, a varejista prevê pagar despesas relacionadas à abertura de novas lojas da rede, incluindo reformas e compra de imóveis.
NO ESCURO
Ações da Light caem mais de 15% após saída de CEO — saiba se é hora de vender LIGT3. Raimundo Nonato Alencar de Castro alegou motivos pessoais; sua saída afeta todos os cargos ocupados nos órgãos da administração das subsidiárias controladas ou coligadas da empresa.
DIETA DOS CARBOIDRATOS
XP inicia cobertura de Camil (CAML3) e M. Dias Branco (MDIA3) — saiba qual a preferida. Com a baixa nos preços das commodities, a corretora passou a olhar mais de perto para o segmento, com recomendação diferente para as empresas.
CÂMBIO NA MÃO
Faz um PicPay para a gringa: empresa libera compra de moedas e transferências internacionais diretamente no aplicativo. É possível adquirir papel-moeda de mais de 20 países utilizando o saldo em carteira e cartão, à vista ou parcelado, além de enviar e receber dinheiro do exterior.